O Ceará será contemplado, neste ano, com R$ 163 milhões em orçamento para obras nas rodovias federais que cortam o Estado. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o montante já foi liberado pelo Governo Federal e é o maior valor destinado para manutenção e construção das estradas no Estado desde o início da pandemia.
.
Entre as principais obras, estão a adequação do Anel Viário em Fortaleza, na BR-020; a duplicação da BR-222, no entroncamento de Caucaia que dá acesso ao Porto de Pecém; a continuação do contrato de crema na BR-122, trecho Quixadá/Banabuiú (crema é um tipo de concreto asfáltico que é feito por cima do que já existe); a eliminação de ponto crítico na travessia urbana de Tianguá; a manutenção de pontes e viadutos nas rodovias BR-020, BR-226 e BR-404; e a sinalização viária por meio do programa “BR Legal 2”, que será licitado no segundo semestre.
Do total de recursos, R$ 130 milhões são para a rubrica de manutenção e R$ 33 milhões para a rubrica de construção, segundo o Dnit. Para os trabalhos de manutenção das rodovias, houve um aumento de quase 70% em relação ao orçamento de 2021 (R$ 77 milhões) e de mais de 100% em relação ao do ano de 2020 (R$ 63,6 milhões).
No que diz respeito às obras de construção, o valor destinado é cerca de 100% maior que em 2021 (R$ 16,2 milhões), mas se mantém próximo do orçado para 2020, que foi de R$ 33,8 milhões.
Um estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostrou que apenas 50,8% das rodovias federais e estaduais do Ceará estavam em situação regular de conservação e infraestrutura. O que gera um prejuízo anual de R$ 174 milhões para a cadeia econômica, desde aos motoristas até consumidores que são impactos pela alta de preços dos fretes.
José Daniel, proprietário da Daniel Transportes Ltda., empresa com mais de trinta anos no mercado de transporte de cargas, acredita que, se as obras forem concluídas, haverá uma grande melhora.
“Se não ficar só na conversa… Porque o sacrifício está muito grande do jeito que está, em todas as estradas do Estado. Fortaleza mesmo está toda esburacada. O Anel Viário começou antes do Cid Gomes, Camilo já saiu e nenhum concluiu”, relata.
Com a movimentação em torno da energia eólica, a empresa de Daniel tem atuado no transporte de pás e equipamentos eólicos em estradas interestaduais. Diante da situação das rodovias, segundo ele, trajetos simples levam mais que o dobro de tempo para serem concluídos, o que encarece a viagem.
“Esses dias viajei para Petrolina e só estavam ruins os trechos do Ceará. Mesma coisa quando viajo para estados como Paraíba e Bahia. Daqui para Canindé gastei 2h30 em 120 quilômetros, trajeto que faço em 1h e pouco quando a pista está boa. Onera bastante porque leva mais tempo, combustível, mantém velocidade baixa e o veículo consome mais, sem contar o prejuízo de suspensão e pneu, por exemplo”, declara.
Em nota ao O POVO, a unidade do Dnit do Ceará afirma que “atualmente todas as rodovias federais (BRs) cearenses estão cobertas com contrato de manutenção/conservação rodoviária, no âmbito dos Planos Anuais de Trabalho e Orçamento (PATOS)”. “Apesar do alto volume de chuvas ocorrido no Ceará em 2022, O DNIT/CE vem buscando garantir boas condições de trafegabilidade nas rodovias sob sua responsabilidade”, destaca o Departamento. (Colaborou Samuel Pimentel)
- Adequação de Trecho Rodoviário - Caucaia - Entroncamento Acesso ao Porto de Pecém - na BR222/CE
(i) Conclusão das obras de Duplicação da BR-222/CE: Previsão de entrega: 2023. Total do investimento (Preços Iniciais + Reajustamentos): R$ 211.000.000,00. Aproximadamente 50% da obra concluída.
(ii) Execução do PBA e do PBAI na BR-222/CE, km-11 ao km-35. Realizada licitação em 2021 e serviços já iniciados em 2022. Previsão de entrega: 2023.
- Adequação de Anel Rodoviário em Fortaleza - na BR-020/CE
(i) Contratação e conclusão de remanescente do Anel Viário - Obra realizada por meio de Convênio com o Governo do Estado do Ceará, em que a Superintendência de Obras Públicas – SOP é responsável pela execução e fiscalização dos serviços. Ao DNIT cabe a aprovação dos projetos e repasse de recursos, os quais já foram repassados ao Estado.
- Conservação e Recuperação de Ativos de Infraestrutura da União no Estado do Ceará
(i) Continuação do Contrato de CREMA na BR-122/CE – Trecho Quixadá/Banabuiú. Obras já concluídas em 2021. Atualmente o contrato encontra-se no período de execução da manutenção da rodovia.
(ii) manutenção de pontes e viadutos – Contratação de empresa especializada para execução de serviços de manutenção em 67 Obras de Arte Especiais, no âmbito do programa PROARTE, localizadas nas rodovias BR-020/CE, BR-226/CE e BR-404/CE. Nova licitação ocorrerá até o final do primeiro semestre/2022 para a manutenção de pontes e viadutos nas demais rodovias federais cearenses sob responsabilidade do DNIT.
(iii) sinalização viária – O programa “BR Legal 2” será licitado no segundo semestre/2022, com o objetivo de proporcionar melhorias na segurança viária nas rodovias federais cearenses. Procedimento licitatório em fase interna.
- Eliminação de ponto crítico: Travessia Urbana de Tianguá - Conclusão das intervenções
Previsão de entrega: final/2022.
Valor do investimento (Preços Iniciais + Reajustamentos): R$ 83.000.000,00
Aproximadamente 35% da obra concluída.
(Colaborou Samuel Pimentel)
PODCAST VOO 168 BASTIDORES
Rodovias federais no CE
Orçamento 2020
Manutenção:
R$ 63,6 milhões
Construção:
R$ 33,8 milhões
Total: R$ 97,4 milhões
Orçamento 2021
Manutenção:
R$ 77,0 milhões
Construção:
R$ 16,2 milhões
Total: R$ 93,2 milhões
Orçamento 2022
Manutenção:
R$ 130 milhões
Construção:
R$ 33 milhões
Total: R$ 163 milhões
Orçamento
Segundo o DNIT, atualmente, todas as rodovias federais (BRs) cearenses estão cobertas com contrato de manutenção/conservação rodoviária, no âmbito dos Planos Anuais de Trabalho e Orçamento (PATOS). "Apesar do alto volume de chuvas ocorrido no Ceará em 2022, O DNIT/CE vem buscando garantir boas condições de trafegabilidade nas rodovias"