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Portabilidade numérica tem salto de 55,3 mil pedidos no 1° semestre
Economia

Portabilidade numérica tem salto de 55,3 mil pedidos no 1° semestre

| TELEFONIA MÓVEL | No 1° semestre de 2022 foram contabilizados 139,1 mil pedidos de portabilidade, enquanto no mesmo período do ano passado foram 83,7 mil. Avaliação é que em meio à crise econômica, consumidores buscaram melhor custo-benefício
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Com a saída da Oi Móvel do mercado de telefonia e busca dos consumidores por custo-benefício, aumentam pedidos por portabilidade. (Foto: CAMILA DE ALMEIDA em 16/03/2015)
Foto: CAMILA DE ALMEIDA em 16/03/2015 Com a saída da Oi Móvel do mercado de telefonia e busca dos consumidores por custo-benefício, aumentam pedidos por portabilidade.

O serviço de troca de operadora sem perder o número foi mais demandado pelos cearenses e deu salto de 55,3 mil novos pedidos neste 1° semestre, em comparação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses de 2022, foram 139,1 mil pedidos de portabilidade às operadoras, enquanto no mesmo recorte em 2021 foram 83,7 mil. Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O movimento no mercado de telefonia móvel do Ceará representa uma variação de 66% nos números do 1° semestre de 2021 e 2022. Quando olhamos o resultado do segundo semestre de 2021, em que foram feitos 95,4 mil pedidos de portabilidade numérica, ainda temos na primeira metade de 2022 uma demanda 45,7% maior.

Vale ressaltar que foi entre o fim de 2021 e o início de 2022 que foi anunciado e posto em prática a saída da Oi do mercado de telefonia móvel e o repasse dos clientes da empresa para as operadoras Tim, Claro e Vivo.

Segundo o acordo, a divisão da clientela para os novos operadores de serviço seria com base no DDD, com migração prevista dentro de 12 meses durante 2022. Mais de 41 milhões de clientes da Oi estão sendo migrados.

No Ceará, os DDDs 85 e 88 foram repassados à Vivo. No Brasil inteiro, a empresa fica com cerca de 12 milhões de clientes da Oi Móvel. A Claro ficou com outros 12,9 milhões e a Tim - que pegou o DDD 11, da cidade de São Paulo, ficou com 16,4 milhões.

Operadoras devem usar o prefixo 0303 para o serviço de telemarketing ativo, originadas de telefonia móvel.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Operadoras devem usar o prefixo 0303 para o serviço de telemarketing ativo, originadas de telefonia móvel.

Com as mudanças, o mercado cearense sofreu alterações, com a Vivo agora sendo a empresa com maior número de clientes ativos ao absorver a clientela da Oi Móvel. A empresa tem 45,6% de participação no mercado, seguido da Tim (28,4%) e Claro (26,13%).

Para o economista Vicente Férrer, do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), a crescente demanda por portabilidade tem ligação com o movimento do mercado, mas representa, acima de tudo, a maior consciência do consumidor que busca melhor custo-benefício e a concorrência entre as marcas.

"Na pandemia, as pessoas passaram a analisar melhor seus gastos, reorganizando suas linhas de despesas orçamentárias, analisando a qualidade do serviço."

E continua: "A concorrência tem aumentado entre as empresas e o consumidor está atento, vendo a qualidade do serviço e também o comprometimento do seu orçamento", completa.

Passo a passo de como fazer a portabilidade numérica:

O usuário pode trocar de operadora de telefonia fixa ou móvel, em áreas de igual DDD e manter o número do telefone. No Brasil, este processo começou a ser implementado em 2008 e concluído em 2 de março de 2009.

Para fazer a portabilidade numérica, o usuário deve procurar a operadora para onde ele quer migrar e fazer a solicitação. A única restrição é que você só pode manter o seu número se permanecer dentro do mesmo DDD.

Para isso é preciso informar os seguintes dados:

  • A operadora de telefonia que recebe o pedido;
  • Nome completo;
  • Comprovar a titularidade da linha telefônica;
  • Número do documento de identidade;
  • No caso de pessoa jurídica (empresa), informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda;
  • Endereço completo do assinante do serviço;
  • O nome da operadora de onde está saindo

Quando faz a solicitação, o usuário recebe um número de protocolo da solicitação para que possa acompanhar o processo de transferência.

O tempo estimado é de três dias úteis ou após esta data, se o usuário desejar agendar. Ele também tem a opção de desistir em dois dias úteis após a solicitação de transferência para suspender o processo de migração.

 

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