Após inaugurar ampliação de capacidade de produção em março, a Vulcabras já planeja a segunda expansão da fábrica de Horizonte-CE. A ideia é inaugurar essa nova fase entre em operação até o fim do ano, afirma o CEO da empresa, Pedro Bartelle, em entrevista exclusiva ao O POVO.
Pedro destaca que a Vulcabras, indústria calçadista que completou 70 anos de fundação neste mês e presente no Ceará desde 1996, vem passando por um forte crescimento a partir da consolidação de suas marcas. Dentre estas, a Olympikus, Under Armour (marca esportiva norte-americana) no Brasil, adquirida há três anos, e da Mizuno, integrada às operações do grupo no ano passado.
Sem revelar dados de produção ou investimento, o CEO da Vulcabras destaca que a fábrica de Horizonte e a de Itapetinga-BA são voltadas para produção dos calçados esportivos, sendo a planta cearense o principal destaque.
"A empresa está crescendo bem, essa (primeira) expansão já tem um resultado bom, de aumento de produtividade, de aumento de capacidade. Nós estamos contratando pessoas", afirma.
O CEO da Vulcabras ainda dá detalhes sobre o cronograma da nova expansão: "Quem sabe esteja pronta até o fim do ano".
Vale lembrar que a expansão inaugurada em março contou com investimento de R$ 105 milhões. A unidade ficou com uma área total de 120 mil m², acréscimo de 7 mil m² produtivos, gerando ampliação de 10% na produção. A última expansão da fábrica em Horizonte havia sido em 2020, o que mostra o apetite da empresa em expansões, mesmo na crise da pandemia.
Somente nos últimos quatro anos, a empresa investiu R$ 430 milhões em ampliações e modernizações de fábricas no Brasil.
Na expansão, o foco da companhia foi na contratação de jovens: 98% da mão de obra é composta por jovens aprendizes, treinados e capacitados dentro da empresa por meio de parceria com o Sesi/Senai.
A fabricante de calçados e itens esportivos encerrou o último ano com faturamento bruto de R$ 2,2 bilhões, um avanço de 56%, informou o balanço anual. No primeiro trimestre, a companhia continuou crescendo, com o melhor resultado de sua história.
Mantendo a tendência de alta dos últimos sete trimestres, a Vulcabras teve receita líquida com alta 53% na comparação com o mesmo período de 2021, alcançando faturamento de R$ 477 milhões e lucro líquido de R$ 54 milhões – um aumento de 270%. (Colaborou Adriano Queiroz)
Receita
A Vulcabras teve receita líquida com alta 53% no 1° trimestre, ante igual período de 2021, alcançando faturamento de R$ 477 milhões. O lucro líquido foi de R$ 54 milhões, aumento
de 270%.