A Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra) afirmou em nota que vai liberar em agosto o trecho viário da obra da Linha Leste do Metrofor, que fica no cruzamento entre a rua Nunes Valente e a avenida Santos Dumont, em resposta a questionamento feito ontem pela rádio O POVO CBN sobre projetos paralisados ou em ritmo lento de construção no Estado.
Mais cedo, o vice-presidente do Sindicato da Indústria de Construção Pesada no Ceará (Sinconpe), Eduardo Benevides, citou como motivos que explica a paralisação em obras estaduais de infraestrutura ou o atraso no início de novos projetos, a defasagem na tabela de custos, que estaria defasada, bem como o atraso em repasses pagos pelo Governo.
Na entrevista concedida ao programa O POVO no Rádio, Benevides citou como exemplo de projetos que sofrem com problemas do tipo, além do próprio Metrofor, o Arco Metropolitano, além do canal do Rio Granjeiro (no Crato) e a rodovia que vai ligar os municípios de Umirim e Pentecoste. “A tabela em vigor atualmente ela é de março de 2021, ou seja, já está com dois anos, tendo passado por pandemia. Há uma defasagem gigantesca de preço e (isso atinge) alguns editais que foram à praça recentemente”, pontua.
“Por três vezes, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) tentou licitar as obras do Anel Vário (Arco Metropolitano), tendo sido duas delas fracassadas porque ninguém apareceu para entregar a esse preço. A inflação está aí e o problema tem que ser encarado de frente. O preço não é mais o mesmo de dois anos atrás”, enfatiza o presidente do Sinconpe.
Sobre a queixa, a Seinfra respondeu também por nota que “a versão 28 da tabela de custos deve ser lançada na próxima semana. A ferramenta disponibiliza os custos para os principais serviços de engenharia nas áreas da construção civil, saneamento, rodovias, ferrovias, portos e construção e montagem de gasodutos”.
O comunicado prossegue explicando que a tabela “é utilizada para a elaboração dos orçamentos de todos os órgãos estaduais da administração direta e indireta, além de ser referência para órgãos públicos de outras esferas” e que será disponibilizada para download no site https://www.seinfra.ce.gov.br
Quanto ao Metrofor, a secretaria argumenta que “por se tratar de uma obra de grande complexidade, visto que a nova linha será inteiramente subterrânea, e com o início da nova gestão, o planejamento de execução está sendo revisto para que novos prazos sejam estabelecidos”.
“Ao mesmo tempo, já foram adotadas medidas para retomar o ritmo da obra, com o reforço de equipamentos, insumos e equipes de trabalhadores nos canteiros de obras das Estações Chico da Silva, no Centro, e Colégio Militar e Nunes Valente, na Aldeota”, detalha a Seinfra.
“O consórcio executor do empreendimento está, no momento, em processo de contratação de pessoal para recomeçar os trabalhos nos outros canteiros de obras existentes. Também está em andamento a manutenção das máquinas tuneladoras”, conclui a nota.
Por sua vez, o presidente do Sinconpe lembrou à rádio O POVO CBN que, antes do atual entendimento para a retomada das obras do Metrofor, a questão da tabela de custos também foi gerou impasse entre o Estado e o consórcio vencedor do projeto.
Entenda
Por dentro da obra
Extensão: 7,3 km
Número de Estações: 5
Número de conexões: 4 (Linha Sul, Linha Oeste, VLT, Terminal do Papicu)
Tempo de deslocamento previsto: 15 minutos
Número de passageiros previstos por dia: 150 mil
Linha Leste do Metrofor
Estrutura
Por dentro da obra
Extensão: 7,3 km
Número de Estações: 5
Número de conexões: 4 (Linha Sul, Linha Oeste, VLT, Terminal do Papicu)
Tempo de deslocamento previsto: 15 minutos
Número de passageiros previstos por dia: 150 mil