Logo O POVO+
Trecho interditado pelo Metrofor será liberado em agosto, diz Seinfra
Economia

Trecho interditado pelo Metrofor será liberado em agosto, diz Seinfra

|LINHA LESTE| Governo afirma que consórcio que executa empreendimento vai acelerar retomada. Setor de construção pesada reclama de defasagem em preços pagos por obras
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
OBRAS da Linha Leste do Metrô de Fortaleza se arrastam há dez anos  (Foto: JULIO CAESAR)
Foto: JULIO CAESAR OBRAS da Linha Leste do Metrô de Fortaleza se arrastam há dez anos

A Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra) afirmou em nota que vai liberar em agosto o trecho viário da obra da Linha Leste do Metrofor, que fica no cruzamento entre a rua Nunes Valente e a avenida Santos Dumont, em resposta a questionamento feito ontem pela rádio O POVO CBN sobre projetos paralisados ou em ritmo lento de construção no Estado.

Mais cedo, o vice-presidente do Sindicato da Indústria de Construção Pesada no Ceará (Sinconpe), Eduardo Benevides, citou como motivos que explica a paralisação em obras estaduais de infraestrutura ou o atraso no início de novos projetos, a defasagem na tabela de custos, que estaria defasada, bem como o atraso em repasses pagos pelo Governo.

Na entrevista concedida ao programa O POVO no Rádio, Benevides citou como exemplo de projetos que sofrem com problemas do tipo, além do próprio Metrofor, o Arco Metropolitano, além do canal do Rio Granjeiro (no Crato) e a rodovia que vai ligar os municípios de Umirim e Pentecoste. “A tabela em vigor atualmente ela é de março de 2021, ou seja, já está com dois anos, tendo passado por pandemia. Há uma defasagem gigantesca de preço e (isso atinge) alguns editais que foram à praça recentemente”, pontua.

“Por três vezes, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) tentou licitar as obras do Anel Vário (Arco Metropolitano), tendo sido duas delas fracassadas porque ninguém apareceu para entregar a esse preço. A inflação está aí e o problema tem que ser encarado de frente. O preço não é mais o mesmo de dois anos atrás”, enfatiza o presidente do Sinconpe.

Sobre a queixa, a Seinfra respondeu também por nota que “a versão 28 da tabela de custos deve ser lançada na próxima semana. A ferramenta disponibiliza os custos para os principais serviços de engenharia nas áreas da construção civil, saneamento, rodovias, ferrovias, portos e construção e montagem de gasodutos”.

O comunicado prossegue explicando que a tabela “é utilizada para a elaboração dos orçamentos de todos os órgãos estaduais da administração direta e indireta, além de ser referência para órgãos públicos de outras esferas” e que será disponibilizada para download no site https://www.seinfra.ce.gov.br

Quanto ao Metrofor, a secretaria argumenta que “por se tratar de uma obra de grande complexidade, visto que a nova linha será inteiramente subterrânea, e com o início da nova gestão, o planejamento de execução está sendo revisto para que novos prazos sejam estabelecidos”.

“Ao mesmo tempo, já foram adotadas medidas para retomar o ritmo da obra, com o reforço de equipamentos, insumos e equipes de trabalhadores nos canteiros de obras das Estações Chico da Silva, no Centro, e Colégio Militar e Nunes Valente, na Aldeota”, detalha a Seinfra.

“O consórcio executor do empreendimento está, no momento, em processo de contratação de pessoal para recomeçar os trabalhos nos outros canteiros de obras existentes. Também está em andamento a manutenção das máquinas tuneladoras”, conclui a nota.

Por sua vez, o presidente do Sinconpe lembrou à rádio O POVO CBN que, antes do atual entendimento para a retomada das obras do Metrofor, a questão da tabela de custos também foi gerou impasse entre o Estado e o consórcio vencedor do projeto.

Mais notícias de Economia

Entenda

Por dentro da obra

Extensão: 7,3 km
Número de Estações: 5
Número de conexões: 4 (Linha Sul, Linha Oeste, VLT, Terminal do Papicu)
Tempo de deslocamento previsto: 15 minutos
Número de passageiros previstos por dia: 150 mil

Linha Leste do Metrofor

Estrutura

Por dentro da obra

Extensão: 7,3 km

Número de Estações: 5

Número de conexões: 4 (Linha Sul, Linha Oeste, VLT, Terminal do Papicu)

Tempo de deslocamento previsto: 15 minutos

Número de passageiros previstos por dia: 150 mil

O que você achou desse conteúdo?