Muito mais que abrigar lojas, o shopping center tem sido um facilitador na vida dos consumidores reunindo em um só local, serviços, como bancos e lotéricas, supermercados, praças de alimentações, teatros, restaurantes, pet shops, academias, espaços kids e até mesmo setor pet friendly para quem adora passear com os animais de estimação.
Em Fortaleza existe uma grande variedade desse perfil de estabelecimentos que antes se concentravam apenas na região da Aldeota e Edson Queiroz, mas que, aos poucos, foram indo para outros bairros mais distantes do Centro.
Na edição deste ano, o Iguatemi Bosque Fortaleza, apenas citado como Iguatemi pelos respondentes da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024, segue como o líder absoluto na categoria Shopping Center para população geral.
Nesta edição, o Iguatemi foi citado por 37% dos entrevistados, sendo que na edição anterior o índice foi de 44,6%. Mesmo com a baixa, o centro de compras é o único vencedor da categoria. Em seguida, aparece o North Shopping (15,9%), RioMar (11,3%), Shopping Parangaba (8,9%), North Shopping Jóquei (4,4%), Benfica (3,4%) e Via Sul (2,1%).
Um dos princípios de branding, destacado pelo professor e consultor de Marketing e Inovação, Thiago Baldu, é que a marca não precisa ser a maior, mas precisa ser única. Mais que tamanho de mercado, é preciso ter uma identidade marcante e consistente.
"As marcas de shopping mais reconhecidas são as que mantém frequência de comunicação consistente com seu público, tanto dentro do shopping como fora dele. As mais relevantes conseguem superar a comunicação estrita de suas lojas e atrações, e imprimem sua identidade única baseada na experiência do consumidor", observa Baldu.
Neste sentido, o especialista diz que são poucas as marcas de shopping, e não por coincidência são as mais lembradas, que têm mantido senso de identidade marcante e único em suas comunicações.
Para Baldu, o reforço do slogan, atrelado à consistência e frequência da comunicação, fortalecem a imagem de marca do shopping. Essa comunicação atrelada à experiência do consumidor no local fecha o ciclo promessa – entrega.
Sobre as quedas de pontos percentuais, o especialista credita à concorrência forte de outros players que têm conquistado o coração dos cearenses através de uma identidade única, comunicação consistente, foco no cliente e uma oferta de experiências diferenciadas como exposições e eventos.
O Iguatemi investe bastante em atividades e ações que atraem o público local e o nacional, informa Wellington Oliveira, superintendente do Iguatemi Bosque.
"Temos agendas de shows, exposições, apresentações e a presença de lojas exclusivas no nosso Estado, atraindo a presença do consumidor. Investimos na experiência dos clientes, desde a arquitetura peculiar e moderna, integrada ao meio ambiente, passando por serviços que atendem às necessidades da população e chegando até espaços gastronômicos diversificados e de alto nível", detalha o executivo.
O shopping possui diversas ferramentas nos meios online e offline para traçar novos alcances, entre elas, fortalecemos o e-commerce, atendendo de forma ampla em parceria com empresas reconhecidas com foco no comércio do varejo digital.
Satisfação e honra e são os sentimentos de Oliveira com mais uma vitória. "A nossa felicidade pelo reconhecimento também é uma responsabilidade, no qual temos nos empenhado para seguir satisfazendo o consumidor e entregando aquilo que ele mais necessita, seja no âmbito de serviços, estrutura, lazer, cultura e outros. Sem dúvidas, o nosso desejo é continuar fazendo parte da vida dos cearenses", finaliza.
Já nas classes A/B, a liderança continua sendo do Iguatemi com 49,8%, eram 54,2% na edição anterior, sendo o maior vencedor da categoria, com 15 vitórias em 15 edições.
Na sequência estão outros nomes como North Shopping, com 14,7%, que também foi citado como North Shopping, North Shopping Bezerra, Shopping Bezerra e Bezerra de Menezes. Seguido pelo RioMar, com 14,5%; Benfica, com 2,8%; e North Shopping Jóquei, com 2,6%.
Em um mundo pautado pela tecnologia e a inovação como o atual é indispensável ter produtos e acessórios de informática para diferentes momentos do dia a dia. Que vão desde o trabalho, como os computadores, notebooks e tablets ou para o dia a dia com telas para leituras de livros, smartphones e videogames.
Nesta edição da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024, a ibyte é a empresa mais lembrada, pela 10ª vez em 11 edições, na categoria Loja de Informática. A marca foi citada de forma espontânea por 23,7% dos entrevistados. Na sequência estão a R7 Informática (7,5%), Nagem (3,1%), SOS Computadores/SOS (1,1%), entre outras.
As marcas no Ceará têm adotado uma exposição baseada mais na experiência dos produtos apresentados observa professor e consultor de Marketing e Inovação, Thiago Baldu.
"Vejo uma grande evolução em termos de conteúdo e conceito das marcas mais lembradas nos últimos 10 anos, que passaram a promover campanhas que não focam meramente na exposição de produtos e preços, mas explorando as experiências significativas que os produtos de tecnologia podem trazer aos usuários", diz o especialista.
Baldu pontua que a ibyte está no caminho correto no que diz respeito a posicionamento de marca. "Ao associar a marca à personalização e simplicidade, ela consegue se comunicar com os diversos públicos, dos mais inexperientes aos heavy users. Também atribuo esse sucesso ao fato da marca oferecer experiências, patrocinando e criando eventos como campeonatos de games, o que consegue aproximá-la ao público gamer", declara.
A empresa ainda possui, segundo a visão de Baldu, muita clareza em sua arquitetura de marcas - loja, site, service, empresas - que consegue posicioná-la como uma empresa com soluções completas para seus mais diversos públicos.
Marcelo Igreja, diretor comercial da ibyte avalia que o recall é resultado de um trabalho duro que fazem há 23 anos em sempre levar o máximo de produtos possíveis com descontos bastante competitivos.
"Aqui é gente trabalhando para gente, onde nossos mais de 1000 colaboradores trabalham focando em pessoas, oferecendo um serviço mais humanizado, familiar e próximo. Vamos continuar com esta tradição, ouvindo cada vez mais os nossos clientes e proporcionando encontros cada vez mais marcantes", enfatiza.
Por meio da Fábrica, que é uma das pioneiras no segmento de informática no Ceará, Igreja diz que continua produzindo tecnologia sob medida e entregando computadores e notebooks com configurações personalizadas para cada cliente.
O investimento em gamer também está sendo forte, segundo ele, e mensalmente realizam ações para engajar a comunidade, apresentando a linha de PCs específicos de alta performance.
Nas classes AB, a ibyte tem uma porcentagem maior em relação às outras marcas, com quase um terço das citações (32,9%). A segunda colocada, a R7 Informática, tem 8,8%, seguido pela Nagem/Nasgem, o nome “Nasgem” foi citado em provável menção à marca Nagem, com 3,4%, Cecomil, com 2,1%, entre outras.
Desde quinta-feira, 14 de setembro, O POVO traz uma série de reportagens no Portal O POVO, no OP+ e no jornal impresso, que segue até o dia 4 de outubro. Este é o nono episódio.
O resultado está publicado no Anuário do Ceará 2023-2024, dividido em nove setores – Top do Top, Educação, Saúde, Varejo, Comunicação, Serviços, Alimentos e Bebidas, além de Representa O Ceará; e Área Social e Ambiental, estes que estão na terceira edição.
Anuário do Ceará 2023-2024
O Anuário está à venda nas bancas, nas livrarias e na sede do O POVO, na livraria virtual: livrariaedr.org.br e pelo WhatsApp: (85) 99183.8515
Site: www.anuariodoceara.com.br
Instagram: @anuariodoceara
Twitter: @anuariodoCE
Valor: R$ 136 geral e R$ 95 assinantes