Edson Cariús mostrou seu "cartão de visita" à torcida tricolor. O centroavante foi o herói do Fortaleza na vitória magra por 1 a 0, diante do Caucaia, na noite de ontem, no estádio Presidente Vargas, o PV. Gol marcado aos 45 minutos do segundo tempo, depois de muita pressão do Leão do Pici, levou a torcida à loucura nas arquibancadas.
A vitória do Fortaleza premia o time que buscou o gol até o final. Cariús balançou as redes quando o empate persistia no placar. O centroavante teve seu nome gritado pela torcida após o fim da partida, assim como meia argentino Mariano Vázquez, melhor em campo pelo Tricolor.
O triunfo dá tranquilidade para o Leão trabalhar na semana. No sábado, 1º de fevereiro, o escrete do Pici tem pela frente o Ceará, no primeiro Clássico-Rei do ano, pela Copa do Nordeste.
Para a abertura da segunda fase do estadual, o técnico Rogério Ceni escalou os reservas para encarar a Raposa Metropolitana. O tradicional 4-2-4 deu lugar ao 4-3-1-2, com três volantes, Mariano Vázquez centralizado e Ederson e Edson Cariús formando a dupla de ataque.
Com o novo esquema, o Fortaleza perdeu a profundidade dos velocistas pelos lados, mas ganhou maior volume no meio campo. Para compensar a ausência dos atacantes de lado, Ceni liberou os laterais nas investidas ao ataque. Apesar da diferença nos modelos de jogo, o Tricolor manteve a principal característica: a posse de bola.
O Leão jogava com paciência para achar os espaços e tinha maior volume de jogo. O Caucaia se postava recuado para explorar os contra-ataques nas brechas que o Fortaleza dava.
Com essa dinâmica, os dois times chegaram com perigo. O Tricolor teve as melhores chances com duas bolas na trave, após finalizações de Edson Cariús e Michel, estreando com a camisa do Fortaleza. Mariano Vázquez era o principal destaque do Leão; enquanto Jacaré comandava todos os ataques do Caucaia.
Na segunda etapa, Ceni colocou seu time completamente ofensivo. Lançou a campo Romarinho e Osvaldo antes dos 15 minutos, sacando João Paulo, também estreante pela equipe, e Ederson. Na sequência, Wellington Paulista entrou no lugar de Nenê Bonilha.
O Fortaleza passou a ter o domínio total da partida. O Caucaia manteve a estratégia de contra-ataque, mas diminuiu as investidas.
Com o controle do jogo, os comandados de Rogério Ceni criaram inúmeras chances de gol, levando a torcida a entoar o grito de "uh", mas a bola insistia em não entrar. Torcedores já faziam a movimentação de deixar o estádio, quando Edson Cariús se antecipou a defesa adversária e marcou o gol do triunfo, dando números finais à peleja.
Listen to "#85 - Guia da Copa do Nordeste (Grupo A)" on Spreaker.
Clássico
Fortaleza volta a campo já no sábado, às 18 horas, pela Copa do Nordeste, e enfrenta o Ceará, no primeiro Clássico-Rei do ano.
Campeonato Cearense 2020
Caucaia - 0
4-3-3: Théo; Matheus Sousa, Roni Lobo, Túlio e Iury Kaique; Dim, Jackson Caucaia e Paulinho (Matheusinho); Jacaré (Paulista), Edrean e Carlos Alberto (Brunão). Téc: Marcinho Guerreiro
Fortaleza - 1
4-3-3: Boeck; Tinga, Jackson, João Paulo (Osvaldo) e Carlinhos; Derley, Nenê (Wellington Paulista) e Michel; Mariano Vázquez, Edson Cariús e Ederson (Romarinho). Téc: Rogério Ceni.
Data: 28/01/2020
Horário: 21 horas
Local: Estádio Presidente Vargas
Cartões amarelos: Carlinhos, Michel; Matheus Sousa
Gol: Edson Cariús (45'2T)
Árbitro: Júnior Rodrigues
Assistentes: Nailton Oliveira e Marco Aurélio