Logo O POVO+
Após seis rodadas, campanha do Ferroviário na Série C é semelhante a do ano passado
Esportes

Após seis rodadas, campanha do Ferroviário na Série C é semelhante a do ano passado

Começo de competição tem sido favorável para a equipe coral e os números em comparativo com o ótimo começo de 2019 são parecidos. Chave é não permitir a queda de rendimento que ocorreu em 2019
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Remanescente do grupo do Ferroviário em 2019, Nícolas é uma peça-chave para as boas campanhas (Foto: Julio Caesar)
Foto: Julio Caesar Remanescente do grupo do Ferroviário em 2019, Nícolas é uma peça-chave para as boas campanhas

Depois de ter começo favorável para a campanha, o Ferroviário viu a classificação para o mata-mata da Série C em 2019 escapar. na última rodada A equipe chegou a liderar com autoridade a classificação do Grupo A da competição, mas série de resultados negativos na reta final fez o clube perder vaga entre os quatro primeiros. Em 2020, o começo é bem semelhante ao do ano passado. O objetivo agora é retraçar a história.

Na campanha de 2019, após seis jogos disputados, o Ferroviário de Marcelo Vilar ocupava a primeira colocação do Grupo A, com 13 pontos. Na campanha eram quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota. Havia marcado 11 gols e sofrido apenas seis, com saldo positivo de cinco. Chegou a ter sequência de três triunfos seguidos. Em comparação com 2020, os números são parelhos.

Após o término da sexta rodada, o Tubarão ocupa a segunda colocação na tabela do Grupo A, com 11 pontos. Contabiliza três vitórias, dois empates e uma derrota, tendo balançado as redes 11 vezes e sofrido só três gols — ou seja, saldo favorável de oito. A melhor sequência de triunfos envolveu dois em sequência.

Contudo, o mais importante na primeira fase da Série C é garantir vaga no G-4 e avançar para a próxima fase. No ano passado, o Tubarão tinha cinco pontos de margem para o Náutico-PE, então quinto colocado e que acabaria sendo campeão da terceira divisão do futebol nacional. Nesta temporada, a vantagem é um pouco menor — são apenas três pontos a mais que o Jacuipense-BA, primeiro time fora do G4. Caso tivesse vencido o time baiano na rodada passada, a vantagem seria de seis pontos.

 

Outro fator que tem sido determinante para a equipe coral na atual temporada é a defesa. Enquanto o ataque produziu a mesma quantidade de gols após seis jogos, a defesa evoluiu no aspecto e tomou metade: foram 6, agora são 3. A evolução muito se deve pelo sistema defensivo do time, que tem crescido a cada jogo, além das boas atuações do goleiro Nícolas — um dos dois remanescentes do elenco do ano passado, ao lado do zagueiro Túlio.

Mas como se diz em terras cearenses, ainda tem muito chão — precisamente 12 jogos — para o fim da fase classificatória da Série C. Este ano o Ferroviário está mais experiente e tem Marcelo Vilar no comando técnico da equipe. O treinador foi peça chave para o bom começo nessas duas campanhas e, no ano passado, acabou aceitando proposta do São Caetano-SP ao fim do primeiro turno da fase de grupos. A queda de produção do time veio na sequência, sob o comando de Leandro Campos e Marcelo Veiga. Em 2020, com a continuidade em mente, o treinador promete ser, mais uma vez, fundamental para a campanha coral.

Comparação entre as temporadas após seis rodadas

Ferroviário em 2019:

- primeira colocação
- 13 pontos
- 4 vitorias
- 1 empate
- 1 derrota
- 11 gols pró
- 6 gols sofridos
- saldo de gols: 5
- margem para o 5º colocado: 5 pontos

Ferroviário em 2020:

- segundo colocado
- 11 pontos
- 3 vitórias
- 2 empates
- 1 derrota
- 11 gols pró
- 3 gols sofridos
- saldo de gols: 8

O que você achou desse conteúdo?