Logo O POVO+
Em patamares parecidos, Ceará e Fortaleza medem forças no primeiro Clássico-Rei do ano
Esportes

Em patamares parecidos, Ceará e Fortaleza medem forças no primeiro Clássico-Rei do ano

Alvinegro precisa vencer para evitar as primeiras desconfianças, enquanto Tricolor chega invicto, mas pressionado pelas más atuações. Técnicos devem promover estreias na partida
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
David, do Fortaleza, quer mostrar faceta decisiva no dérbi de hoje
 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves David, do Fortaleza, quer mostrar faceta decisiva no dérbi de hoje

Como todo primeiro Clássico-Rei de temporada, o deste sábado servirá como parâmetro. O duelo será o desafio mais difícil de ambos neste início de temporada e, por isso, poderá esclarecer alguns pontos para diretorias, comissões técnicas e para o torcedor.

Não que o encontro entre Ceará e Fortaleza, às 16 horas de hoje, no Castelão, tenha de ser o definidor de formações, se contratação A ou B foi certa ou errado, tampouco se técnico deve ficar ou sair do clube. Mas será um boa oportunidade para nortear rumos. Afinal, o Alvinegro é o atual campeão nordestino e chega em 2021 ao quarto ano consecutivo na Série A nacional. O Fortaleza levantou a taça em 2019 e chegou ao terceiro ano seguido na elite

Para o Alvinegro, é bom ir bem no dérbi para evitar as primeiras desconfianças, uma vez que o time só venceu uma partida em quatro disputadas, apesar de ainda não ter usado força máxima em campo. Se o fizer hoje, também poderá avaliar que formação utilizar, diante da chegada dos reforços e de alguns que permaneceram, mas ainda não foram a campo, como é o caso do meia Vina, destaque do elenco.

LEIA MAIS SOBRE O CEARÁ

Já para o Tricolor, o clássico pode tirar à prova o futebol que o clube vem apresentando, que não tem agradado ao torcedor, apesar dos bons resultados. O Leão chega ao duelo invicto na temporada e sem repetir nenhuma escalação, com o objetivo de não desgastar os atletas, que não tiveram férias ou pré-temporada.

LEIA MAIS SOBRE O FORTALEZA

Durante a semana, nenhuma pista sobre que equipes poderiam ir a campo. O Tricolor ainda teve um jogo pela Copa do Brasil, o que tirou ainda mais o foco do clássico. Para aumentar as dúvidas, muitos atletas foram regularizados na semana, aumentando as opções de Guto Ferreira e Enderson Moreria.

No Leão, os laterais Daniel Guedes e Yago Pikachu, além do atacante Isaque ganharam condição de atuar. Dos três, o primeiro é o que tem mais possibilidades de estreia, inclusive no time de saída, já que Tinga se recupera de lesão e é o único desfalque tricolor.

Pelo Vovô, apenas Gabriel Dias foi novidade no Boletim Informativo Diário (BID), mas peças como Steven Mendoza e Yony González, já regularizados anteriormente, têm no Clássico-Rei bom momento para estrear. Dos dois, inclusive, é provável que o primeiro comece como titular. Entre as baixas, estão Jacaré (oito meses fora por contusão), Tiago Pagnussat (de saída para jogar no Cerezo Osaka-JPN) e o trio João Ricardo, Kelvyn e Pedro Naressi (testaram positivo para Covid-19). 


O duelo também vale a liderança de seus respectivos grupos para Ceará e Fortaleza. No caso do Tricolor, uma vitória faz o time chegar aos 10 pontos, o que já encaminharia classificação para as quartas de final. Triunfo alvinegro leva aos 8 pontos, o que garante consistência e mantém a moral alta na campanha pelo bicampeonato consecutivo.

O histórico recente do Clássico-Rei tem sido de equilíbrio. Na temporada passada foram sete jogos, com três vitórias para cada lado e um empate. Na Copa do Nordeste, no entanto, o Ceará tem levado a melhor. De 2013 para cá, quando o torneio foi remodelado, o Fortaleza não venceu o maior rival nenhuma vez.

Ceará x Fortaleza

Ceará
4-3-3: Richard; Eduardo (Gabriel Dias), Luiz Otávio, Lacerda e Bruno Pacheco; William Oliveira (Fabinho), F. Sobral e Vina; Steven Mendoza, Saulo Mineiro e Cléber. Téc: Guto Ferreira

Fortaleza
4-3-3: Felipe Alves; Daniel Guedes, Quintero, Wanderson e Carlinhos; Éderson, Juninho e L. Crispim; Romarinho, W. Paulista e David. Téc: Enderson Moreira

Local: Castelão, em Fortaleza-CE
Data: 20/3/2021
Horário: 16 horas
Árbitro: Antônio Dib Moraes-PI
Assistentes: Rogério de Oliveira Braga-PI e Márcio Iglésias Araújo Silva-PI
Transmissão: TV Jangadeiro, Fox Sports, pay-per-view da Copa do Nordeste (Sky e Claro), NordesteFC (streaming), Rádio O POVO CBN AM 1010 e FM 95.5, Facebook e YouTube do O POVO Online (áudio)

Made with Flourish

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?