Logo O POVO+
Dois meses após lesão, Luiz Otávio prepara retorno e vê ascensão de Lacerda no Ceará
Esportes

Dois meses após lesão, Luiz Otávio prepara retorno e vê ascensão de Lacerda no Ceará

Após se recuperar de entorse e Covid-19, zagueiro alvinegro é reintegrado ao elenco e condiciona parte física para voltar aos gramados em meio ao bom momento do jovem substituto
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Luiz Otávio foi titular do Ceará na derrota diante do América-MG pelo Brasileirão.  (Foto: Aurelio Alves/ O POVO)
Foto: Aurelio Alves/ O POVO Luiz Otávio foi titular do Ceará na derrota diante do América-MG pelo Brasileirão.

Principal pilar da defesa há cinco temporadas, Luiz Otávio se prepara para voltar a atuar pelo Ceará após mais de 60 dias. Longe dos gramados há dois meses, o defensor de 32 anos se recuperou de entorse no tornozelo e no joelho, treina normalmente com os companheiros e ficará novamente à disposição de Guto Ferreira. Com isso, abre-se disputa pela titularidade no setor, em vista do momento de afirmação do jovem Gabriel Lacerda, que se credencia como opção imediata para fazer companhia a Messias entre os 11 titulares.

O xerife alvinegro se lesionou no dia 23 de maio, no empate sem gols com o arquirrival Fortaleza, pela final do Campeonato Cearense. A expressão de dor no lance e a permanência em campo nos minutos finais do Clássico-Rei para não deixar a equipe com um homem a menos causaram preocupação, mas o jogador se manifestou nas redes sociais e afirmou não se tratar de caso grave.

Ainda assim, a ausência dos campos se prolongou. O camisa 13 desfalcou o Vovô na partida decisiva da fase de grupos da Copa Sul-Americana, ficou fora dos embates contra o Fortaleza pela terceira fase da Copa do Brasil e ainda não atuou nesta edição do Campeonato Brasileiro. Em meio ao tratamento da contusão, o zagueiro ainda testou positivo para Covid-19 e precisou cumprir protocolo de isolamento.

Neste período, o sistema defensivo passou por oscilações e mudanças de peças até chegar à formação-base de momento. Na zaga em si, Klaus, Jordan e Gabriel Lacerda tiveram oportunidades, mas apenas o último agradou e conseguiu conquistar espaço ao lado de Messias, diante da baixa do capitão.

O setor conseguiu obter números melhores na Série A e emplacou três jogos consecutivos sem ser vazado: empates em 0 a 0 com RB Bragantino-SP e Fluminense-RJ, ambos fora de casa, e triunfo por 2 a 0 sobre o Juventude-RS, na Arena Castelão. Das 12 partidas disputadas, cinco terminaram com a retaguarda intacta — além da trinca, ainda houve o empate com a Chapecoense-SC e a vitória contra o Athletico-PR.

Responsável por ocupar a vaga do principal zagueiro do elenco, Lacerda superou as falhas e turbulências da temporada passada para se manter entre os titulares. O defensor de 21 anos conseguiu, inclusive, balançar as redes duas vezes, diante de Atlético-MG e Juventude. O gol no último minuto sobre o Galo, que assegurou o resultado positivo, rendeu até narração do humorista Tom Cavalcante.

Apesar da ascensão da jovem peça, Luiz Otávio não deverá encontrar empecilhos para retornar à equipe a partir do momento em que reunir condições físicas. Com mais uma semana inteira livre para treinos, o camisa 13 poderá ser opção para encarar o Sport-PE, no próximo domingo, 25, às 20h30min, na Ilha do Retiro, em Recife, pela 13ª rodada do Brasileirão.

Com mais de 200 jogos disputados pelo Ceará e nove gols marcados, o experiente defensor e ídolo alvinegro tem contrato até o final deste ano e já iniciou conversas sobre renovação, de acordo com o presidente do clube, Robinson de Castro.

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?