Logo O POVO+
Kitesurf: Iron Macho começa a percorrer o litoral do Nordeste a partir de hoje
Esportes

Kitesurf: Iron Macho começa a percorrer o litoral do Nordeste a partir de hoje

O ponto de partida da kitetrip é a praia de Tambaba, na Paraíba. O destino final será na Ilha de Santana, no Maranhão, no dia 30 de setembro, com passagem pelo Ceará no trajeto
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Evento de kitesurf movimenta o litoral nordestino com longo trajeto (Foto: Carlos Nitro/Iron Macho)
Foto: Carlos Nitro/Iron Macho Evento de kitesurf movimenta o litoral nordestino com longo trajeto

Um dos eventos de kitesurf mais esperados do Brasil e do mundo vai começar. A oitava edição do Iron Macho terá a largada hoje. Atletas de diversos países se reuniram para percorrer boa parte do litoral nordestino através do esporte. O ponto de partida é a praia de Tambaba, na Paraíba, com destino final sendo na Ilha de Santana, no Maranhão, no dia 30 de setembro.

O evento é uma kitetrip, que irá reunir kitesurfistas de diferentes locais para realizar 26 dias de desafios e resistência. Os atletas irão percorrer 1,6 mil quilômetros do litoral nordestino em uma downwind, passando por 381 praias de cinco Estados: Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.

“Todos estão ali pra sentir a brisa do mar, o vento, as ondas, compartilhando com o colega do lado o desafio de atingir aquela meta, aquele percurso. Como não há vencedores, só existem realizações”, enfatizou Marques Filho, CEO do evento.

O objetivo do Iron Macho é percorrer todo o trajeto utilizando apenas a prancha do kitesurf como meio de locomoção. Ao todo, 120 homens estão participando da oitava edição do evento. A kitetrip também conta com a presença da austríaca Stella Tehani, a única mulher a participar do desafio completo.

"Eu pratico kitesurf desde os 11 anos e tenho 23 (risos). Comecei com 12 anos de idade, em Icaraí de Amontada mesmo. Aprendi tão cedo porque sempre vi minha mãe fazendo windsurf, ela pratica há 35 anos, então toda a minha vida em vi alguém em cima de uma prancha (risos) e tinha que tentar também", contou Stella.

“Essa vai ser a minha primeira experiência com o Iron Macho. Eu não vejo isso como uma competição e nem como um evento masculino. O objetivo de eu fazer o Iron Macho e tentar fazer todo o percurso é provar que não é nem masculino e nem uma competição”, disse.

A austríaca se sente pronta e capaz para realizar todo o percurso. A atleta detalhou a preparação para o evento, além de bater na tecla de que a kitetrip não é uma competição.

“Eu me sinto muito confortável e capaz, porque eu me preparei muito bem. Preparei a minha mente. Eu sou muito forte, fiz bastante ioga e exercícios de mobilidade. Esse desafio não é uma competição, por isso não vou ser sempre a primeira. Esse não é o meu objetivo. Eu quero chegar até o final e em todos os dias chegar nas praias com a comunidade, fazendo parte da comunidade”, afirmou.

Serviço

Iron Macho

  • Data: 5 a 30 de setembro
  • Local de partida: Tambaba/PB
  • Local de chegada: Ilha de Santana /MA
  • Informações: (85) 98788-4176/ (85) 98753-1049
O que você achou desse conteúdo?