A jornalista e professora cearense Ana Márcia Diógenes é uma das 50 finalistas do Oceanos Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa.
Concurso literário que celebra as produções escritas originalmente em língua portuguesa, o Oceanos 2025 traz, entre os finalistas, concorrentes de 12 estados brasileiros, além de autores da Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.
Leia no OP+ | Acompanhe a escritora e jornalista Ana Márcia Diógenes
Dividido em duas categorias, Poesia e Prosa, com 25 concorrentes em cada, a escritora cearense é a única representante do Estado na edição deste ano. Colunista do O POVO, Ana Márcia Diógenes integra a seleção com o livro “Buraco de Dentro”, publicado pela Editora Patuá em 2024.
O romance acompanha uma família formada por um casal e três filhos que se escondem em um bueiro e tentam sobreviver nas condições precárias. A obra da cearense retrata a vida, exclusão, sobrevivência e sociedade.
“Estar entre tantos ícones da literatura como Chico Buarque, Mia Couto, Agualusa e tantos outros autores e autores me deixou um pouco sem palavras. É uma honra, uma emoção”, escreveu Ana Márcia Diógenes em seu perfil no Instagram, celebrando a seleção.
Relembre | Itamar Vieira Júnior vence Prêmio Oceanos 2020 com 'Torto Arado'
Após a primeira fase, em que 50 obras foram selecionadas, o júri especializado do Prêmio Oceanos deve escolher 10 finalistas, cinco para cada categoria, que serão revelados no mês de outubro.
O anúncio dos vencedores, um de Prosa e outro em Poesia, do Prêmio Oceanos 2025 está previsto para ser divulgado em novembro. Cada ganhador receberá R$ 150 mil em dinheiro.