Logo O POVO+
Comissão da CMFor de Inspeção Predial vai buscar apoio financeiro do Congresso
Politica

Comissão da CMFor de Inspeção Predial vai buscar apoio financeiro do Congresso

Suporte financeiro a famílias que moravam em prédios interditados será prioridade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Inspeção predial em debate (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Inspeção predial em debate

A Comissão Especial de Acompanhamento de Inspeção Predial realizou ontem, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), sua primeira reunião. Com o objetivo de fiscalizar o trabalho que será desenvolvido pela Prefeitura e propor alterações legislativas, a frente parlamentar avaliou que a Capital precisa de apoio financeiro para lidar com a questão e decidiu buscar a bancada cearense no Congresso Nacional.

As fiscalizações em Fortaleza que resultaram em evacuação de prédios residenciais com estruturas comprometidas foram discutidas durante o encontro. Pensando nas famílias que tiveram que sair dos imóveis, o presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), argumentou que a Prefeitura deve estar preparada para dar apoio a elas, e que "o município não tem orçamento para abriga-las". O presidente considerou que a questão não é apenas "local" e vai a Brasília na próxima semana, para articular apoio financeiro do Congresso Nacional.

A vereadora Larissa Gaspar (PT), uma das integrantes da comissão, reforçou que é necessário melhorar a estrutura da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da Defesa Civil. Ela defendeu ainda a criação de critérios para priorizar a fiscalização em alguns prédios e a elaboração de uma campanha de conscientização popular.

 A reunião, segundo a parlamentar, foi importante para promover uma discussão sobre as fiscalizações de uma forma mais ampla, classificando como "necessária" a busca por apoio nacional. "Existem outras cidades com o mesmo problema, é necessário uma união de forças entre Congresso, Assembleia e todos os órgãos responsáveis", frisou.

Além de Antônio Henrique e Larissa Gaspar, a Comissão Especial é composta pelos vereadores Sargento Reginauro (sem partido), Didi Mangueira (PDT), Cláudia Gomes (PTC), Dr. Porto (PRTB), Dr. Eron (PP) e Esio Feitosa (PDT).

Assim como a visita de membros da Comissão a deputados federais e senadores, também ficou definida a criação de um ofício solicitando a participação do Ministério Público do Ceará (MPCE) e de outras instituições que realizam inspeção na próxima reunião que será realizada pela Comissão.

A CMFor decidiu ainda que vai homenagear os profissionais e voluntários que participaram do resgate às vítimas do Edifício Andréa. Os parlamentares também vão convidar representantes da comissão formada pela Prefeitura de Fortaleza em conjunto com o Ministério Público e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), para apresentar os dados do trabalho.

O que você achou desse conteúdo?