Logo O POVO+
Aliança pelo Brasil começa no Ceará série de eventos por assinaturas
Politica

Aliança pelo Brasil começa no Ceará série de eventos por assinaturas

Com apoio de parlamentares e lideranças conservadoras, encontro busca acelerar formalização do partido até abril
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
DELEGADO Cavalcante é um dos articuladores no Ceará do partido criado por Bolsonaro (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo DELEGADO Cavalcante é um dos articuladores no Ceará do partido criado por Bolsonaro

Parlamentares e movimentos ligados ao conservadorismo realizam hoje, em Fortaleza, o 1º Encontro Cearense de Apoiadores do Aliança Pelo Brasil, partido criado pelo presidente Jair Bolsonaro. O evento marca o início da busca por assinaturas de adeptos no Ceará, exigidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até abril para formalizar a existência da legenda e permitir a participação nas eleições municipais neste ano.

Segundo o deputado estadual Delegado Cavalcante, envolvido na organização do evento, a mobilização conta com a participação de representantes de vários municípios cearenses e lideranças do Interior. "Esse evento é o primeiro a ser centralizado no Ceará e já temos quase uma centena de interiores unidos, além de quase mais de 1.300 inscrições" afirma.

O parlamentar afirma que o encontro visa levar informações às lideranças e ao público sobre o estatuto e a autenticação via cartório das assinaturas, partindo depois para a regionalização dos debates. "As lideranças que estão vindo irão repassar tudo para os municípios mais distantes. Depois, pretendemos levar as reuniões para os interiores, onde também serão esclarecidos os problemas a respeito do apoio", avalia.

O evento contará com a participação do deputado estadual André Fernandes e dos deputados federais Carla Zambelli (SP) e General Girão (RN), todos eleitos, assim como Cavalcante, pelo PSL. Além deles, são esperadas as presenças da vereadora de Fortaleza Priscila Costa (PRTB) e os deputados estaduais Cabo Gilberto (PB) e Cabo Bebeto (AL).

Para agilizar o processo de adesão, explica Cavalcante, foi enviada uma solicitação à Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg) por auxílio com serviços de cartório no evento. "Estamos articulando para levar o cartório para o evento, porém, para estarem fora da área geográfica eles precisam ter autorização da Diretoria do Fórum, que está no recesso", aponta. O parlamentar acrescenta que a oficialização do partido é urgente e destaca o momento deste sábado como um "impulso grande".

O deputado também comentou sobre as supostas tentativas do PSL de tentar impedir as assinaturas de apoio à nova sigla na Justiça Eleitoral. De acordo alguns aliados de Bolsonaro, lideranças do antigo partido do presidente têm orientado os diretórios estaduais e municipais a não receberem pedidos de desfiliação do partido, pois, pela legislação, só eleitores não filiados a partidos políticos podem assinar listas de apoio à criação de novas legendas. Cavalcante, no entanto negou e disse não ter recebido nenhuma mensagem do tipo.

Além do apoio parlamentar, o encontro deste sábado conta com a participação de quatro movimentos conservadores de Fortaleza. Segundo o presidente do Endireita Fortaleza, Adriano Duarte, o momento é de "apoio e manifestação dos líderes políticos locais e movimentos entorno do projeto do Aliança", avaliando o encontro como um "ato preparatório e motivador".

De acordo com Adriano, a ideia é trabalhar com grupos "abandonados" e que possuem alinhamento com o pensamento do governo Bolsonaro. "É um momento de organização das bases tanto eleitoral quanto de militância. A novidade é que estamos adiantando o trabalho, visitando e reorganizando os grupos abandonados pelo PSL. Esse pessoal que continua fã do Bolsonaro está aguardando apoio nosso e se tornarão apoiadores e depois diretórios do Aliança" projeta.

Listen to "Jogo Político" on Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?