Logo O POVO+
Luizianne pede que PT antecipe escolha do candidato à Prefeitura
Politica

Luizianne pede que PT antecipe escolha do candidato à Prefeitura

A deputada federal ex-prefeita é um dos nomes cotados no partido para disputa pelo Paço Municipal ela deseja que a sigla defina ainda em fevereiro seu representante
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CÚPULA do PT trabalha com o nome da ex-prefeita Luizianne Lins para a disputa pela Prefeitura (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR CÚPULA do PT trabalha com o nome da ex-prefeita Luizianne Lins para a disputa pela Prefeitura

As discussões internas do Partido dos Trabalhadores para a escolha do nome que concorrerá à Prefeitura de Fortaleza ganharam mais um capítulo. A deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins solicitou por meio de uma carta divulgada na noite da última quinta-feira, 30, que o Diretório Municipal do PT antecipe a escolha do candidato ao Paço Municipal.

A parlamentar quer que a definição do partido ocorra já em fevereiro. Luizianne, um dos nomes cotados para a vaga, alega que o PT tem a "responsabilidade de organizar a resistência" e deve se preparar para uma disputa acirrada. Segundo ela, as eleições deste ano são parte importante desse processo de disputa.

"Creio que é muito importante que o PT defina, o mais breve possível, o nome que irá apresentar para a próxima disputa municipal de Fortaleza", afirma Luizianne na carta.

A deputada deve procurar o governador Camilo Santana (PT), aliado político do prefeito Roberto Cláudio (PDT), para enfatizar o pedido. No comunicado, ela reforçou que a sigla terá candidatura própria e que não há chance de apoiar nome fora do partido.

O vereador Guilherme Sampaio, presidente do Diretório Municipal da sigla e outro nome cotado para representar o PT na disputa, alega que não foi procurado e não chegou a receber a carta da correligionária. Ele afirma que na próxima semana estará reunido com o presidente Lula e com a comissão designada para tratar da situação das capitais.

"A partir disso, há um processo natural dentro do PT de construirmos no diálogo com nossas bancadas, com o governador, e, principalmente, com as bases do partido, o processo de definição de nossa candidatura", explica, destacando que tão importante quanto a rapidez das deliberações é a unidade resultante do processo.

"Em Fortaleza já estamos nos preparando para o processo eleitoral desde a primeira reunião da nova Executiva, ocorrida no início deste ano", conclui Guilherme, que encontra-se em viagem de férias.

Presidente estadual do PT, Antônio Filho, o Conin, revela que deve conversar com Luizianne para achar uma "melhor solução" para o pedido feito por ela. Ele defende que o diálogo é o caminho a ser seguido. "Nós vamos conversar com ela, para saber como está pensando em construir esse calendário. É uma decisão em comum acordo, quando o Guilherme chegar (de viagem), acredito que conseguiremos construir um consenso sem maiores dificuldades", pontua.

O curto tempo de campanha (45 dias) é um fator importante na avaliação de Conin, ressaltando que a análise feita por Luizianne tem uma lógica que merece atenção. "A pré-campanha tem uma importância tão grande ou até maior do que a própria campanha. Com uma antecipação, é evidente que teríamos mais tempo para nos preparar e para que o pré-candidato definido articulasse suas alianças e já pudesse chegar na campanha em si com um acúmulo de decisões maior. Tem uma lógica no pedido", finaliza.

Guilherme sempre militou com Luizianne. Hoje...
Guilherme sempre militou com Luizianne. Hoje... (Foto: Arquivo)

 

Festival

O PT celebrará os 40 anos de sua fundação neste mês de fevereiro, com a realização de um festival no Rio de Janeiro, que deve reunir suas bases de todo o País e definir muitos dos rumos da sigla nas eleições de outubro

 

O que você achou desse conteúdo?