Logo O POVO+
Relator acata pedido de suspensão de André Fernandes
Politica

Relator acata pedido de suspensão de André Fernandes

Comissão de Constituição e Justiça da AL-CE volta a se reunir na semana que vem. Deputada Fernanda Pessoa pediu vista do processo contra Fernandes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
BRUNO Pedrosa deu voto favorável ao parecer que recomendou suspensão por 30 dias (Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO)
Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO BRUNO Pedrosa deu voto favorável ao parecer que recomendou suspensão por 30 dias

O deputado estadual Bruno Pedrosa (PP) acolheu ontem parecer que pede a suspensão por 30 dias do colega de Assembleia Legislativa (AL-CE) André Fernandes (PSL), alvo de processo de investigação por quebra de decoro por ter acusado um parlamentar de apresentar projeto para beneficiar o crime organizado.

Relator da matéria da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa, Pedrosa deu voto favorável ao parecer assinado pela deputada Augusta Brito (PCdoB), que recomendou a aplicação da sanção ao pesselista. Depois da leitura do voto, porém, a deputada Fernanda Pessoa (PSDB) pediu vista do processo.

Como o caso tramita sem regime de urgência, a tucana tem três dias corridos para devolver o documento. Ao O POVO, Pessoa disse que via "inconsistências" no processo e que iria "analisá-lo com calma". Ela apontou o número de vezes a que Fernandes teria faltado a audiências no curso da apuração — o relatório cita três, mas foram duas.

A deputada é suplente de André Fernandes, titular no colegiado. O parlamentar do PSL não participou da sessão de ontem. Segundo fonte próxima, Fernandes realizava atividade partidária no município de Várzea Alegre, no Interior.

Uma voz crítica contra o jovem deputado na Assembleia, Osmar Baquit (PDT) questionou o pedido de vista. "As questões regimentais a gente respeita, mas fico querendo entender como é que um deputado vota numa comissão para uma pena a um deputado e ela faz parte da mesma comissão que vai julgar novamente?", perguntou.

Baquit considera, no entanto, haver voto suficiente para passar a pauta sem dificuldade, tanto na CCJR quanto no plenário da AL-CE. "Eu acho que o projeto vai ser aprovado, sim. Não tenho nem dúvida disso", concluiu.

A CCJR volta a discutir o assunto na quarta-feira da semana que vem. Caso aprovado, o parecer é convertido em projeto de resolução e depois enviado ao plenário do Legislativo Estadual, onde deve ter maioria para efetivar a punição.

A comissão é formada por Antônio Granja (PDT), presidente; Sérgio Aguiar (PDT), vice-presidente; Julio Cesar Filho (Cidadania); Salmito (PDT); Elmano Freitas (PT); Leonardo Araújo (MDB); Bruno Pedrosa (PP); Audic Mota (PSB); e André Fernandes (PSL).

Sobre o trâmite do grupo, Granja disse que, após a leitura do relatório por Pedrosa, a CCJR abrirá meia hora para contra-argumentação da defesa de Fernandes. Em seguida, os parlamentares vão se posicionar. "Na quarta, no mesmo horário, às 16h30min, teremos essa análise", afirmou.

Em relação à tendência de aprovação do parecer na comissão, Granja se esquivou: "Aí é cada um. Teria que fazer uma pequena enquete". De todos os deputados que integram o colegiado, Fernandes deve ter apoio de apenas um.

 

O que você achou desse conteúdo?