Logo O POVO+
Camilo volta a defender isolamento rígido no Interior
Politica

Camilo volta a defender isolamento rígido no Interior

Em encontro com prefeitos, governador reforça importância do lockdown em municípios com maior incidências de casos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
GOVERNADOR se reuniu com prefeitos para traçar estratégias de combate à pandemia no Interior (Foto: Reprodução/Twitter)
Foto: Reprodução/Twitter GOVERNADOR se reuniu com prefeitos para traçar estratégias de combate à pandemia no Interior

O governador Camilo Santana (PT) se reuniu ontem com 120 prefeitos cearenses para discutir ações de combate à pandemia pelo novo conoravírus. Durante o encontro virtual, que ocorre em contexto de avanço da doença no Interior e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o governador reforçou a aplicação de medidas mais restritivas em municípios com maior incidência de casos, como já ocorre na Capital, na expectativa de controlar a Covid-19.

Com a recomendação, pode chegar a 24 o número de municípios do Ceará, fora Fortaleza, a adotar o isolamento social rígido. O novo decreto do governador Camilo Santana (PT), publicado no fim da noite da última quarta-feira, 20, orienta o chamado lockdown nos locais onde a incidência ou a mortalidade de Covid-19 esteja acima da média do Estado. As regras já estão em vigor na Capital desde 8 de maio e foram prorrogadas até 31 deste mês.

Durante a reunião, o presidente da Aprece e prefeito do Cedro, Nilson Diniz, falou sobre a preocupação com o aumento de casos confirmados no Interior. "Nós temos 16 municípios que já têm uma taxa de incidência maior que a do Estado. A transmissão está mais na Zona Norte, de Caucaia e indo até Sobral de maneira bem intensa. Já temos no Litoral Oeste e Leste e a tendência é disseminar para o Interior"

Segundo Nilson, caso não haja medidas eficazes de combate nos próximos dias, poderá haver aumento de casos na Região Centro-Sul e no Cariri, áreas com menos testes positivos até o momento. Ele ressalta que, em reunião, além de intensificar o isolamento social com barreiras sanitárias, os gestores foram orientados a investir em tratamentos de saúde básica.

Nas redes sociais, Camilo destacou ações do Governo voltadas para o combate ao coronavírus nos municípios do Interior. "O Governo do Estado tem ampliado a rede saúde pública também no Interior e continuará sendo parceiro dos municípios para que a gente possa fazer essa travessia da melhor forma possível, sempre com o objetivo maior de proteger a nossa população", publicou.

O prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) falou aos gestores sobre a experiência da Capital com relação às medidas de distanciamento social. "Quanto maior o isolamento social na cidade, menor é a ocorrência de novos casos. Os bairros que não aderiram aqui tiveram maior incidência. Isso prova que o isolamento social é o melhor caminho para reduzirmos a incidência de casos confirmados e de óbitos", reforçou.

 

O que você achou desse conteúdo?