O PT definiu pré-candidato à Prefeitura em Juazeiro do Norte. Trata-se do advogado e suplente de deputado estadual, Gabriel Santana, filho do ex-prefeito do município, Manoel Santana. A escolha foi aprovada por unanimidade na última segunda-feira, 13, pela Executiva Nacional da legenda, segundo informou ao O POVO o deputado federal cearense José Guimarães, que coordena o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do partido, no âmbito nacional.
A sigla enfrentou recente impasse no município envolvendo os nomes de Gabriel Santana e Laurivan Cruz, dois principais nomes na disputa interna. O fato levou grupo de apoiadores de Santana a solicitar à Executiva Nacional, presidida pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), que intervisse contra a indicação de Cruz.
De acordo com críticas dentro do PT em Juazeiro do Norte, a nomeação de Cruz seria apoiada por ala defensora de o partido deveria auxiliar no processo de reeleição do atual prefeito Arnon Bezerra (PTB), o que, segundo as queixas, prejudicaria a lisura do processo. No regimento interno do PT está colocado que em cidades com mais de 100 mil eleitores a decisão do representante para a disputa eleitoral cabe, em última instância, à Executiva Nacional.
A opção por Santana, segundo José Guimarães, se dá, entre outros fatores, pela apresentação de um projeto factível com a realidade econômica e social da cidade. "Foi pensando nisso que definimos Gabriel como pré-candidato. Ele tem tudo para representar o legado de Lula, Dilma e Camilo na cidade de Juazeiro do Norte", afirmou.
A secretária nacional de organização do PT, Sônia Braga, disse que a executiva fez uma "avaliação política", inclusive solicitando parecer estadual sobre os quadros no município do Cariri que mantém tradição histórica de nunca ter reeleito nenhum de seus prefeitos.
A candidatura própria é tida como necessária para os planos da legenda, que no Cariri já conta com pré-candidato no Crato, o atual prefeito José Ailton Brasil, além de já ter decidido pela candidatura própria em Barbalha, com representante a ser definido.
O presidente do PT no Ceará, Antônio Filho, o Conin, disse que colocou o tema em discussão durante reunião na semana passada e que com duas abstenções o parecer foi tomado. "Na nossa avaliação, por já ter sido candidato a vice-prefeito e candidato a deputado, ele (Gabriel) reúne mais condições políticas e eleitorais de alcançar a vitória", pontuou.
2016
Em 2016, Gabriel Santana foi candidato a vice-prefeito em chapa com Gilmar Bender (PDT), mas acabou derrotado pelo atual gestor Arnon Bezerra, que tentará reeleição