Logo O POVO+
Gabriel Santana é o pré-candidato do PT em Juazeiro do Norte
Politica

Gabriel Santana é o pré-candidato do PT em Juazeiro do Norte

Definição partiu da Executiva Nacional da legenda após divergências internas envolvendo grupo que apoia outro postulante
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
GABRIEL Santana recebeu aval de membros da Executiva Nacional como José Guimarães (Foto: André Gurjão/Divulgação)
Foto: André Gurjão/Divulgação GABRIEL Santana recebeu aval de membros da Executiva Nacional como José Guimarães

O PT definiu pré-candidato à Prefeitura em Juazeiro do Norte. Trata-se do advogado e suplente de deputado estadual, Gabriel Santana, filho do ex-prefeito do município, Manoel Santana. A escolha foi aprovada por unanimidade na última segunda-feira, 13, pela Executiva Nacional da legenda, segundo informou ao O POVO o deputado federal cearense José Guimarães, que coordena o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do partido, no âmbito nacional.

A sigla enfrentou recente impasse no município envolvendo os nomes de Gabriel Santana e Laurivan Cruz, dois principais nomes na disputa interna. O fato levou grupo de apoiadores de Santana a solicitar à Executiva Nacional, presidida pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), que intervisse contra a indicação de Cruz.

De acordo com críticas dentro do PT em Juazeiro do Norte, a nomeação de Cruz seria apoiada por ala defensora de o partido deveria auxiliar no processo de reeleição do atual prefeito Arnon Bezerra (PTB), o que, segundo as queixas, prejudicaria a lisura do processo. No regimento interno do PT está colocado que em cidades com mais de 100 mil eleitores a decisão do representante para a disputa eleitoral cabe, em última instância, à Executiva Nacional.

A opção por Santana, segundo José Guimarães, se dá, entre outros fatores, pela apresentação de um projeto factível com a realidade econômica e social da cidade. "Foi pensando nisso que definimos Gabriel como pré-candidato. Ele tem tudo para representar o legado de Lula, Dilma e Camilo na cidade de Juazeiro do Norte", afirmou.

A secretária nacional de organização do PT, Sônia Braga, disse que a executiva fez uma "avaliação política", inclusive solicitando parecer estadual sobre os quadros no município do Cariri que mantém tradição histórica de nunca ter reeleito nenhum de seus prefeitos.

A candidatura própria é tida como necessária para os planos da legenda, que no Cariri já conta com pré-candidato no Crato, o atual prefeito José Ailton Brasil, além de já ter decidido pela candidatura própria em Barbalha, com representante a ser definido.

O presidente do PT no Ceará, Antônio Filho, o Conin, disse que colocou o tema em discussão durante reunião na semana passada e que com duas abstenções o parecer foi tomado. "Na nossa avaliação, por já ter sido candidato a vice-prefeito e candidato a deputado, ele (Gabriel) reúne mais condições políticas e eleitorais de alcançar a vitória", pontuou.

 

2016

Em 2016, Gabriel Santana foi candidato a vice-prefeito em chapa com Gilmar Bender (PDT), mas acabou derrotado pelo atual gestor Arnon Bezerra, que tentará reeleição

 

O que você achou desse conteúdo?