Logo O POVO+
Luizianne inicia seminários para construção de Programa de Governo participativo
Politica

Luizianne inicia seminários para construção de Programa de Governo participativo

Primeiro evento abordou a Saúde. Objetivo é criar plataforma a ser lançada pouco antes da campanha
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
LUIZIANNE iniciou encontros virtuais para formular programa participativo (Foto: REPRODUÇÃO/VÍDEO)
Foto: REPRODUÇÃO/VÍDEO LUIZIANNE iniciou encontros virtuais para formular programa participativo

Pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza pelo PT, a deputada federal Luizianne Lins iniciou nessa semana série de encontros virtuais para discutir e formular futuro programa de governo. A ideia da petista é construir agenda que nortearia uma eventual gestão de forma participativa, contando com apoio e sugestões não apenas de atores políticos, mas de quem sentirá os efeitos provocados por aquele(a) que assumir a Capital: a população.

Com foco em temas vinculados à Saúde o primeiro de seis seminários que ela deve realizar contou com a participação de nomes importantes do segmento, como o do ex-ministro da Saúde e atual senador Humberto Costa (PT-PE) e do ex-secretário da saúde de Fortaleza na própria gestão Luizianne, o médico Alexandre Mont'Alverne. Além deles o evento contou com depoimentos de profissionais da área relatando os desafios de exercer a profissão em Fortaleza.

A pré-candidata petista, que governou a cidade entre 2005 e 2012, disse que a ideia é realizar um debate honesto sobre saúde pública na Capital. "Todo mundo fala que saúde é importante, mas quando assumem os governantes esquecem do compromisso", pontuou, acrescentando que o tema é "invisível" para quem não precisa de equipamentos públicos de saúde, por exemplo. "Quem não precisa, não sabe o cotidiano de uma UPA", afirmou.

O senador Humberto Costa apontou problemas na postura e falta de coordenação por parte do Governo Federal na relação com estados e municípios durante a pandemia do novo coronavírus. Fatores que ele considera responsáveis pelos atuais números de mortes e casos no País. O ex-ministro lamentou ainda a falta de investimento na atenção básica e o gargalo da atenção de média complexidade para o enfrentamento da pandemia.

Listen to "Jogo Político" on Spreaker.

O ex-secretário da Saúde, Alexandre Mont'Alverne disse que há "descaso" com a atenção primária em Fortaleza enquanto lembrou feitos que atribuiu ao período no qual Luizianne esteve no poder. "A política de saúde era totalmente diferente. A gestão passada implantou até uma residência de saúde da família para fortalecer a atenção primária", declarou.

Guilherme Sampaio, vereador e presidente do PT em Fortaleza que chegou a disputar internamente nomeação do partido para a disputa eleitoral com Luizianne, mediou o debate. O parlamentar aponta que a participação popular é fundamental para construção da agenda. "Foi essa a estratégia nos governos de 2004, 2008 e na campanha de 2016. E mesmo nesse momento de pandemia, construiremos a plataforma de governo dialogando (virtualmente) com a população", disse.

Com a realização do encontro e a participação de nomes relevantes na discussão sobre Saúde, Luizianne busca fortalecer sua postulação ao Paço Municipal internamente. Embora algumas dúvidas ainda rondem no cenário eleitoral em Fortaleza, como a recente declaração de Ciro Gomes (PDT) que sugeriu que apoiaria o deputado estadual Elmano de Freitas (PT), pré-candidato a prefeito de Caucaia e afilhado político de Luizianne. À época levantando questionamentos sobre eventual aliança entre petistas e pedetistas na Capital.

 

O que você achou desse conteúdo?