Logo O POVO+
Nome do PDT na disputa por Fortaleza, Sarto promete liderar processo
Politica

Nome do PDT na disputa por Fortaleza, Sarto promete liderar processo

Prefeito Roberto Cláudio anunciou o deputado estadual José Sarto como representante do PDT na briga pela sucessão. O secretário licenciado Élcio Batista (PSB) será o vice na chapa governista
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
JOSÉ SARTO quando foi anunciado ontem como pré-candidato único do PDT à Prefeitura de Fortaleza  (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação JOSÉ SARTO quando foi anunciado ontem como pré-candidato único do PDT à Prefeitura de Fortaleza

Escolhido como pré-candidato do PDT na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, o deputado estadual José Sarto disse que irá "liderar o processo com esse time todo que está aqui", referindo-se aos demais colegas de partido que participaram do processo de decisão e se reuniram ontem para anunciar o nome que os representaria.

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado (AL-CE) e parlamentar em sétimo mandato, Sarto terá como vice na chapa Élcio Batista (PSB), secretário licenciado da Casa Civil do governador Camilo Santana (PT). O bloco vai ser oficializado em convenção partidária amanhã, 12.

A aliança reforça participação do petista na chapa governista e encerra impasse em torno da possibilidade de uma candidatura única que unisse PDT e PT, que terá representante na corrida eleitoral, a deputada federal Luizianne Lins.

Experiente, Sarto é aliado de primeira hora dos irmãos Cid e Ciro Gomes. Dos cinco participantes da dinâmica de encontros promovida pela sigla trabalhista ao longo dos últimos meses, era o que tinha mais rodagem política e capilaridade, dois predicados importantes numa corrida que se mostra desde já acidentada.

Em seu primeiro pronunciamento como pré-candidato, Sarto deu a senha do que deve ser o seu discurso a partir de agora. Embora sinalize para a continuidade, não se deve tratá-lo como "poste".

"Eu quero e vou liderar esse processo com esse time todo que está aqui", enfatizou. E, para não restar dúvida, repetiu: "Tenho certeza de que é um desafio gigante entregar uma Fortaleza melhor da que o prefeito nos entrega, mas eu sou sonhador e tenho a ousadia de dizer que, ainda que modestamente, vou liderar esse processo e levar Fortaleza para onde ela merece estar".

Antes, porém, havia informado que estava "dando um passo num sonho muito antigo, o sonho de liderar Fortaleza". Entre os tópicos prioritários de um virtual programa de governo, citou emprego e saúde - Sarto é médico, assim como o prefeito Roberto Cláudio.

Dentro da base parlamentar do PDT e de legendas aliadas, o pedetista dividiu até o final a predileção com Samuel Dias, secretário licenciado da Prefeitura.

A seu favor, contudo, pesou a robustez da rede que orbita o presidente da AL-CE, entre cujos aliados está o vereador Antônio Henrique, que preside a Câmara. A força política, portanto, foi variável importante no cálculo final.

Mas havia outras, asseguram reservadamente interlocutores, como a proximidade e confiança mútua entre Sarto e os irmãos Ferreira Gomes, os timoneiros do projeto que hoje administra tanto o Governo quanto a Prefeitura da capital cearense.

Ainda em 2019, por exemplo, Cid já tinha afirmado que o PSB seria o parceiro preferencial do PDT nas eleições de Fortaleza. Promessa cumprida: o vice é um pessebista - e, de quebra, "camilista" também, assegurando a cota do governador na composição.

Ciente do papel que lhe cabe nesse arranjo local e nacional ao mesmo tempo, Sarto apresentou seu cartão de visitas: "Quero ser prefeito para preservar tudo o que conquistamos nos últimos anos com a gestão do Roberto Cláudio e para continuar avançando, melhorando onde podemos melhorar".

Listen to "Jogo Político" on Spreaker.

Mostrou-se afinado com o vice, que foi pelo mesmo caminho. "Nosso compromisso é dar continuidade ao projeto focado em pessoas e que pode transformar ainda mais nossa cidade", discursou Élcio Batista. "Temos tudo para fazer uma bela campanha e apresentar as melhores ideias."

Responsável pelo anúncio após dias de expectativa, Roberto Cláudio destacou qualidades dos participantes, "todos com demonstrações repetidas de espírito público, de talento e, principalmente, de fazerem parte de um projeto em que a vaidade pessoal não fala mais alto".

E, ao encerrar o evento que ungiu Sarto e Élcio, voltou a falar sobre vaidade, numa crítica pública sem endereço certo, mas presumida pelos aliados: "Nós apresentamos, sem concorrer nas vaidades, uma dupla com preparo e conhecimento da cidade, da gestão e com capacidade de inovar e espírito de modernidade".

 

O que você achou desse conteúdo?