Logo O POVO+
PDT Ceará anula convenção de Juazeiro após apoio a Glêdson Bezerra
Politica

PDT Ceará anula convenção de Juazeiro após apoio a Glêdson Bezerra

| Cariri | Cúpula estadual do partido decidiu pelo apoio à candidatura do prefeito Arnon Bezerra à reeleição
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
André Figueiredo, presidente 
do PDT no Ceará (Foto: Julio Caesar/O POVO)
Foto: Julio Caesar/O POVO André Figueiredo, presidente do PDT no Ceará

O diretório estadual do PDT decidiu anular ontem a convenção partidária em Juazeiro do Norte, ocorrida na última terça-feira, 14. A ordem foi uma resposta à votação realizada entre membros do diretório municipal que culminou na retirada da pré-candidatura de Gilmar Bender (PDT) à Prefeitura e em declaração de apoio a Glêdson Bezerra (Podemos) e seu vice, Giovanni Sampaio (PSD).

Em reportagem veiculada na Rádio CBN Cariri na tarde de ontem, o presidente estadual do PDT, André Figueiredo, reforçou que membros do diretório municipal do partido em Juazeiro do Norte desrespeitaram uma resolução interna do partido que determina a comunicação prévia ao diretório estadual no caso da intenção de comportar aliança com outras legendas.

Segundo Figueiredo, em regra, conforme resolução tirada em novembro de 2019, nos municípios entre 50 e 250 mil eleitores, a comunicação deve ser feita com antecedência de dez dias. "Fomos surpreendidos com essa notícia da convenção de ontem ter tomado a deliberação de se coligar com o Podemos e com o Pros sem ter sido uma comunicação estadual. Por conta dessa decisão em Juazeiro não caberia outro caminho", disse o dirigente.

Apesar do desconforto, André descartou a expulsão de Bender do partido. Segundo o parlamentar, a relação tem chances de ser reconstruída. "Isso é uma relação a ser recomposta, o Gilmar é meu amigo pessoal, mas nós temos que ter uma disciplina partidária, principalmente, numa cidade importante como Juazeiro", declarou.

O motivo de todo esse imbróglio é a intenção do PDT estadual em aderir à campanha de Arnon Bezerra (PTB) pela reeleição em Juazeiro do Norte. O apoio ao atual prefeito foi referendado em decisão unânime tomada durante reunião entre integrantes do PDT.

Listen to "Jogo Político" on Spreaker.

Antes de manifestar apoio a Gledson Bezerra, Bender havia se lançado como pré-candidato pelo PDT contando com aval do presidente nacional do partido, Carlos Lupi.

Até semana passada, Bender mantinha seu nome na disputa, declarando não querer abrir mão de candidatura própria na cidade. Todavia, optou por integrar a chapa do vereador Glêdson, policial civil de carreira que cumpre o terceiro mandato consecutivo na Câmara Municipal, da qual foi presidente no biênio 2017-2018, e principal opositor do atual prefeito.

Arnon e Glêdson concorrem também com o deputado estadual Nelinho Freitas (PSDB). Como vice, o tucano tem o colega de AL-CE Davi Macêdo (MDB), o "Davi de Raimundão". Ele foi indicado pelo pai e ex-prefeito do Município, Raimundo Macêdo, o Raimundão.

No campo da esquerda, a candidatura do Psol tem o nome de Demontieux Fernandes, nome já conhecido no partido na disputa municipal. O vice é Fanco Duarte.

Também está na disputa Ana Paula Cruz (PSB), que anunciou oficialmente ser candidata junto à vice, Andreia Landim (Rede), na última terça-feira, 14. Ela é neta de José Geraldo da Cruz, que foi cinco vezes prefeito de Juazeiro do Norte. A chapa é a única composta apenas por mulheres na disputa.

 

O que você achou desse conteúdo?