Logo O POVO+
Após estar junto ao PT em Juazeiro do Norte, PSL diz que vai reavaliar alianças
Politica

Após estar junto ao PT em Juazeiro do Norte, PSL diz que vai reavaliar alianças

Presidente estadual do PSL, Heitor Freire diz coligações com partidos de esquerda no Interior caíram
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Heitor Freire, deputado federal do PSL (Foto: Sandro Valentim/O POVO) (Foto: Sandro Valentim)
Foto: Sandro Valentim Heitor Freire, deputado federal do PSL (Foto: Sandro Valentim/O POVO)

O diretório estadual do PSL no Ceará confirmou ontem a saída da coligação encabeçada pelo prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), que tentará a reeleição no município. O motivo foi a presença do PT na aliança, cuja participação ganha ainda mais protagonismo após a indicação de Gabriel Santana (PT) como vice na chapa de Arnon.

Após o incômodo e a má repercussão entre os filiados, o presidente estadual do PSL, deputado federal Heitor Freire, emitiu uma resolução informativa sobre a retirada do partido e a futura intervenção junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo o parlamentar, o momento foi "uma surpresa constrangedora" e que a decisão de participação na coligação, até então, justificava-se devido apoio restrito a Arnon e ao PTB.

"De fato o partido foi pego de surpresa. Nós estávamos apoiando a reeleição do prefeito Arnon, que é do PTB, cujo líder é de direita e apoiador do PSL. Depois desse caso, estamos reavaliando todas as coligações no Estado, porque não coligamos com PT, Psol ou PCdoB", disse Heitor.

Procurado para comentar a composição de chapa com partidos antagônicos no espectro político-ideológico, o presidente do PT no Ceará, Antônio Filho, o Conin, não deu retorno às ligações telefônicas feitas pela reportagem.

Listen to "Jogo Político" on Spreaker.

Em Juazeiro do Norte, terceiro maior colégio eleitoral do Ceará, ao se coligar com um partido de esquerda, Arnon também quebrou a ordem do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson.

O POVO ligou no fim da tarde de ontem para o prefeito, que afirmou estar impossibilitado de falar naquele momento por estar em uma missa. Horas depois, após novas tentativas de contato, Arnon esteve indisponível.

Em outros municípios do Interior, as tratativas eleitorais também indicam não se prender à conjuntura nacional. Heitor Freire já havia vedado uma chapa PT-PSL em Brejo Santo. O pré-candidato a prefeito Edmar Júnior (PSL) foi desautorizado pela direção do partido no Ceará a firmar acordo com o PT. Ele havia divulgado que conversou com Eusébio Ferreira, pré-candidato petista.

O intuito da aliança entre os dois partidos era dar robustez à chapa para enfrentar a candidata Gislaine Landim, mãe do deputado estadual Guilherme Landim (PDT).

Em Caririaçu, as duas siglas (PSL-PT) também indicaram que estariam juntas. Em convenção anunciada nas redes sociais para o dia 16 de setembro, candidatas a vereadoras de ambos os partidos dividem a mesma coligação que visa reeleger o prefeito Edmilson Leite e o vice Rosivan Leite, ambos do PDT.

Questionado sobre Brejo Santo e Caririaçu, Heitor reforça que "todas as coligações das cidades caíram". A reportagem tentou contato com o diretório estadual do PDT para confirmar o cancelamento das alianças nos dois municípios, porém não obteve retorno.

 

O que você achou desse conteúdo?