Logo O POVO+
Definidos ordem e tempo de propaganda eleitoral em rádio e TV em Fortaleza
Politica

Definidos ordem e tempo de propaganda eleitoral em rádio e TV em Fortaleza

Wagner será o primeiro a aparecer, enquanto Sarto terá mais tempo. Propaganda no rádio e na TV começa sexta-feira, 9
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, 05-10-2020: TRE fez sorteio para definir a ordem dos candidatos no horário eleitoral de rádio e tevê.  (BARBARA MOIRA/ O POVO) (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira FORTALEZA, CE, 05-10-2020: TRE fez sorteio para definir a ordem dos candidatos no horário eleitoral de rádio e tevê. (BARBARA MOIRA/ O POVO)

A ordem e o tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV das coligações que apresentam candidatos à Prefeitura de Fortaleza nas eleições 2020 estão definidos. A Justiça Eleitoral reuniu-se ontem com representantes partidários emissoras para deliberar e definir a lista com tempo e ordem de apresentação dos programas de cada candidato (ver gráfico).

Quem abre a propaganda é Capitão Wagner. O candidato do Pros e a coligação "Uma Fortaleza de Todos" - composta por outros oito partidos - terão um minuto e 30 segundos disponíveis. Questionado por O POVO sobre a forma como ocorre a distribuição do tempo entre partidos, Wagner afirmou que a considera "injusta".

"Acho que todos os candidatos deveriam ter o mesmo tempo, independentemente da quantidade de representantes na Câmara dos Deputados. Logicamente que quem não tem tempo na TV vai usar as redes sociais, mas acho injusto. Os candidatos deveriam ter as mesmas condições", declarou, acrescentando que já realizou gravações. "As pessoas estão desacreditadas com a política e ter uma propaganda mais tradicional eu não acho interessante", concluiu.

O grupo governista do candidato José Sarto (PDT), que compõe a coligação "Fortaleza cada vez melhor" com outros nove partidos, terá quatro minutos à disposição na transmissão. Segundo Sarto, os primeiros programas devem focar na sua apresentação ao eleitor.

"Como nunca fui candidato majoritário, há um percentual grande de desconhecimento sobre mim, o que é natural. Vou me apresentar", disse, adiantando que posteriormente o foco migrará para o projeto político do PDT, com referências aos irmãos Cid e Ciro Gomes e ao prefeito Roberto Cláudio.

Outros três candidatos têm mais de um minuto de tempo na propaganda eleitoral: Luizianne Lins (PT), com um minuto e 11 segundos; Heitor Freire (PSL), com um minuto oito segundos; e Heitor Férrer (SD), com um minutos e dois segundos.

Ao O POVO, a campanha da petista informou que os programas eleitorais do início "priorizarão a apresentação de propostas para a geração de emprego, trabalho e renda", além da intenção de destacar "propostas para promoção da saúde".

A representação na Câmara Federal, critério utilizado na distribuição do tempo de propaganda, garantirá ao pesselista, Heitor Freire, o quarto maior tempo neste ano. O prefeiturável diz que os programas amplificarão sua campanha.

FORTALEZA, CE, 05-10-2020: reuniao na Esola de Magistratura para sorteio da ordem do horario eleitoral. Agua Fria, Fortaleza. (BARBARA MOIRA/ O POVO)
Foto: Barbara Moira
FORTALEZA, CE, 05-10-2020: reuniao na Esola de Magistratura para sorteio da ordem do horario eleitoral. Agua Fria, Fortaleza. (BARBARA MOIRA/ O POVO)

"A TV chega em locais que as redes sociais ainda não alcançaram. Há uma parcela importante da população que não nos conhece, mas agora vai", pontuou, adiantando que seguirá usando apenas o nome "Heitor" na propaganda nessas plataformas.

Detentor do quinto maior tempo de propaganda na Capital, o candidato do Solidariedade, Heitor Férrer, citou expectativa para a estreia do programa. "É um momento em que os candidatos gozam de uma isonomia. Alguns não têm o mesmo tempo das candidaturas com maiores coligações, mas, de certa forma, todos têm a oportunidade de se apresentar e encaminhar suas mensagens à sociedade, declarou. De acordo com Férrer, seu programa será "franco, direto e com linguagem simples para a população".

Na reunião de ontem, entre Justiça Eleitoral, partidos e empresas de comunização, também foram deliberados temas como: a escolha das emissoras para o horário eleitoral gratuito, a elaboração e a aprovação do plano de mídia para a propaganda eleitoral gratuita e uma discussão sobre modo de entrega das gravações contendo a propaganda eleitoral gratuita. (colaboraram Carlos Mazza, Filipe Pereira e Rose Serafim)

Programa eleitoral gratuita de radio e TV para a Prefeitura de Fortaleza

 

O que você achou desse conteúdo?