Logo O POVO+
Apesar de decisão da Justiça, candidatos mantêm carreatas na agenda em Fortaleza
Politica

Apesar de decisão da Justiça, candidatos mantêm carreatas na agenda em Fortaleza

Líderes das pesquisas, Capitão Wagner (Pros) e José Sarto (PDT) têm carreatas previstas para hoje. Luizianne Lins (PT) programou apenas atividades remotas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Capitão Wagner em ato de rua de sua campanha no começo de outubro (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Capitão Wagner em ato de rua de sua campanha no começo de outubro

Mesmo com decisão judicial que determinou que candidatos deixem de realizar eventos com aglomerações para evitar propagação de Covid-19, entre eles carreatas e caminhadas, concorrentes à Prefeitura de Fortaleza mantiveram esses atos na agenda de campanha de hoje.

Líder na pesquisa O POVO/Datafolha, Capitão Wagner (Pros) tem carreatas previstas para os bairros Planalto Pici e Bela Vista, a partir das 18 horas, e no Quintino Cunha, às 19h30min. Mais cedo, às 7h, o prefeiturável visita "comércio atacadista de pescados" no Centro e às 7h30min, o polo de comércio de peças e serviços para motos na rua Clarindo de Queiroz.

José Sarto (PDT), que aparece atrás de Wagner na última rodada da sondagem, também tem agenda cheia nesta terça-feira, com carreata programada para os bairros Dom Lustosa, Antônio Bezerra e Genibaú. Às 8h30min, o pedetista faz caminhada no Jardim Fluminense e às 10h30min visita o InCor Criança, no Parque Manibura.

Em despacho assinado no último sábado, 31 de outubro, o juiz Antônio Alves de Araújo, titular da 95ª Zona Eleitoral da capital cearense, decidiu que os postulantes "se abstenham de promover eventos com aglomerações superiores ao que determinam as normas sanitárias (comícios, carreatas, passeatas, caminhadas, bandeiraços e adesivaços)".

Em seguida, estabeleceu que os candidatos adotem, nas atividades eleitorais que realizarem, "as medidas preconizadas nos decretos estaduais pertinentes e nas demais normas de regência", tais como "uso de máscaras, disponibilização de álcool 70% (setenta por cento) para todos os participantes e respeitado ao distanciamento social".

A multa estipulada por descumprimento é de R$ 50 mil por "cada evento realizado, quantia a ser revertida para o Fundo Partidário, dado o caráter não patrimonial da Justiça Eleitoral".

O magistrado também impõe que os candidatos "comuniquem, com antecedência mínima de 24 horas, caso decidam realizar eventos presenciais, informando o local, horário e data do ato, ao Ministério Público, aos órgãos policiais, à Guarda Civil Municipal e à Vigilância Sanitária Municipal, para a fiscalização do cumprimento da ordem inibitória, sob pena de multa individual no valor de R$ 20 mil a cada evento realizado".

Procurados, tanto Wagner quanto Sarto afirmaram, por meio de assessoria, que informaram antecipadamente a realização dos atos de campanha, mas não comentaram sobre a possibilidade de essas atividades resultarem em aglomeração.

Em empate técnico com Sarto no último Datafolha, a candidata Luizianne Lins (PT) não tem atividades de rua hoje. A petista participa de entrevista às 8 horas, grava vídeos de campanha às 9h30min e faz uma transmissão pelas redes sociais às 13 horas.

Outros participantes da sucessão em Fortaleza, no entanto, prepararam atos com presença física. Heitor Freire (PSL), por exemplo, tem caminhada no bairro Messejana às 9 horas, enquanto Heitor Férrer (SD) visita o Mercado São Sebastião às 9h30min e caminha pelo Centro às 15h30min. Já o representante do PCdoB na disputa, Anízio Melo, mantém encontro com apoiadores no bairro Farias Brito, a partir das 8 horas, e no Jangurussu às 16h.

 

 

 

O que você achou desse conteúdo?