Com os últimos dias até o primeiro turno da eleição em Fortaleza, o candidato do PDT na disputa, José Sarto, tem dedicado agenda para gravações de material em vídeo. Nesta segunda-feira, o pedetista passou o dia entre gravações para a reta final do Horário Eleitoral ou para as redes sociais. Hoje, agenda dele também só possui compromissos do tipo.
Segundo a equipe de Sarto, o candidato iniciou o dia de ontem gravando vários vídeos de apoio ao lado de candidatos a vereador. O movimento é importante na estratégia do PDT, que possui hoje apoio de quase três a cada quatro dos atuais parlamentares da Câmara Municipal. À tarde, Sarto também fez gravações externas e em estúdio para programas de televisão.
Nesta terça-feira, o candidato do PDT deve cumprir pelo menos outras duas sessões de vídeos de apoio com candidatos a vereadores. Apesar da agenda focada em gravações, José Sarto também fez rápida visita pelo Lar Amigos de Jesus e à Escola de Dança e Integração Social Para Criança e Adolescente (Edisca), projeto social de dança na periferia de Fortaleza.
Segundo interlocutores da campanha ouvidos pelo O POVO, a ideia das gravações é investir na ampla base parlamentar do PDT, além de se preparar para ataques de adversários na reta final da disputa. Pedetistas próximos de Sarto acreditam que, com os últimos dias antes do 1º turno, "artilharia" de Capitão Wagner (Pros) e Luizianne Lins (PT) deve aumentar.
Candidato a vice na chapa de Sarto, Élcio Batista (PSB) também conduziu agendas externas nesta segunda-feira. Pela manhã, ele fez caminhada pelo bairro Messejana, seguida de um passeio de bicicleta indo do Antônio Bezerra até o Bom Jardim. No meio do trajeto, o candidato conversou com eleitores e fez gravações para as redes sociais.
Aliado de Sarto, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) também fez gravação independente para se defender de acusações do adversário Capitão Wagner na disputa. Pela manhã, o prefeito foi até a Areninha da comunidade Rosalina, no bairro Parque Dois Irmãos, para rebater vídeo utilizado pelo candidato do Pros no Horário Eleitoral e nas redes sociais.
Na gravação do Pros, Wagner visita uma rua sem saneamento básico, nem calçamento adequado e critica a priorização da construção de uma Areninha na região. Em resposta, Roberto Cláudio afirma que o candidato agiu de má fé, uma vez que diversas ruas da região, incluindo uma exatamente ao lado do local da gravação do Pros, estão recebendo obras de drenagem com instalação de piso intertravado.
"Ele quis induzir o cidadão ao erro e acabou não sendo honesto, nem verdadeiro, porque ele filmou apenas aquela rua de lá, dando a entender que toda a Rosalina estava na lama e no lixo. Essas ruas aqui todas estão quase com piso intertravado, o mesmíssimo piso da avenida Beira Mar", disse.
"É hora de fazer reflexão. Se um candidato não fala a verdade e tenta manipular o eleitor agora, imagine o que fará depois, se eventualmente for prefeito. E o candidato Capitão anda mentindo muito", rebate Roberto Cláudio, em vídeo compartilhado nas redes sociais.