Logo O POVO+
Valim ganha em Caucaia e desafia facções criminosas
Politica

Valim ganha em Caucaia e desafia facções criminosas

| Contra as pesquisas | Com 51,08% dos votos, Vitor Valim conquista a prefeitura de Caucaia e fala em vitória contra Camilo Santana
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Resultado Eleições para Prefeitura de CAUCAIA (Foto: luciana pimenta)
Foto: luciana pimenta Resultado Eleições para Prefeitura de CAUCAIA

Contrariando todos os prognósticos das pesquisas eleitorais de Caucaia, Vitor Valim (Pros) tornou-se o próximo prefeito do município a partir de 2021. A vitória do candidato representa uma grande conquista da oposição ao Governo do Estado. Valim terá o segundo maior colégio eleitoral do Ceará.

O candidato opositor foi eleito com 83.588 votos (51,08%). Já o segundo colocado, Naumi Amorim (PSD), ficou com 80.045 (48,92%). Esta foi a segunda eleição no Ceará na qual um município, além de Fortaleza, teve seu desfecho decidido apenas no segundo turno.

No primeiro turno das eleições, Naumi Amorim recebeu 69.262 votos (40,93%) e Vitor Valim ficou com 47.171 (27,87%).

"Foi uma vitória contra as facções criminosas, contra o governador, contra todos os poderosos. O povo de Caucaia, nesse momento, é vitorioso" exalta, Valim.

O prefeito eleito também falou sobre a representatividade de uma vitória da oposição no segundo maior colégio eleitoral do Estado. "A vitória é muito grande. Já foi manifestado isso no primeiro turno e se manifestou agora também, de forma soberana, no segundo turno".

Assim como Capitão Wagner (Pros), Valim também fez críticas às pesquisas eleitorais que antecedem a votação.

"Esse é mais um exemplo de que essas pesquisas têm que ser revistas no nosso Estado. Pesquisas encomendadas que, infelizmente, não retratam o desejo da população, que foi manifestado de forma soberana nas urnas com a nossa vitória", exalta Valim. A última pesquisa Ibope em Caucaia colocou Naumi Amorim com 62% das intenções, e Vitor Valim apenas com 38%.

Para os primeiros passos do seu caminho como prefeito, Valim promete combater a criminalidade do município.

"Eu penso, junto com meus amigos que foram vitoriosos nas urnas, em trazer a paz para o município. É só isso que eu quero, e é o que todo cidadão caucaiense espera. Ter paz, tranquilidade e seu direito de ir e vir. É isso que nós vamos garantir à toda a população de Caucaia, doa a quem doer"

Um dos apoiadores da campanha vencedora, senador Luís Eduardo Girão, também celebrou o resultado conquistado ontem. "A população de Caucaia deu um grito de socorro muito alto, de liberdade. De que não aceita ser intimidada por facções, de que quer uma outra forma de fazer política".

O senador explicou que o seu apoio foi motivado por acreditar que a alternância de poder é importante para uma democracia, além de pedir Valim passe um "pente fino" no município.

"Nesse segundo turno, apoiei o Vitor pela alternância de poder, pela importância dessa ruptura, de arejar a democracia. Eu espero que o Valim faça esse pente fino, essa auditoria naquela cidade. Porque um escândalo muito grande esse que aconteceu ontem, aquela apreensão de 1 milhão de reais em dinheiro vivo com o irmão do prefeito".

Apresentador de TV e deputado estadual, Vitor Pereira Valim, 42 anos, iniciou na política ainda em 2008, quando foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza pelo PMDB. Na Câmara Municipal, teve dois mandatos concretizados, até 2014, quando se tornou deputado federal pelo Pros.

Em 2018, Valim foi eleito pela primeira vez deputado estadual. Esta foi a primeira vez que Valim disputou o pleito para Chefe do Executivo. Como prefeito eleito, Valim prometeu responder quem duvidou da sua capacidade de conquistar a vitória.

"Respondo com trabalho e com dedicação. É isso que vamos fazer a partir de primeiro de janeiro. Nós temos que agradecer esse povo. Só se agradece voto e confiança com trabalho".

 

LEIA ANÁLISES SOBRE O 2º TURNO DAS ELEIÇÕES

https://mais.opovo.com.br/colunistas/gualter-george/2020/11/29/a-forca-da-oposicao--entre-vitorias-e-derrotas-de-governistas.html

https://mais.opovo.com.br/colunistas/plinio-bortolotti/2020/11/29/sarto-vence--mas-wagner-sai-fortalecido.html

 

https://mais.opovo.com.br/colunistas/jocelio-leal/2020/11/29/em-fortaleza--quem-ganhou-tambem-perdeu.html

https://mais.opovo.com.br/colunistas/erico-firmo/2020/11/29/sarto-venceu--mas-levou-acocho-e-ferreira-gomes-enfrentarao-oposicao-como-nunca-tiveram.html 

O que você achou desse conteúdo?