Logo O POVO+
Evandro Leitão será confirmado hoje como candidato à Presidência da AL-CE
Politica

Evandro Leitão será confirmado hoje como candidato à Presidência da AL-CE

| MESA DIRETORA | Entrevista coletiva na tarde de hoje vai anunciar nome do PDT na disputa, além de Antônio Granja como indicado para ocupar o cargo de 1º secretário da Casa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
EX-LÍDER do governo, Evandro é o mais cotado para ser o candidato da base à Presidência da AL-CE (Foto: Máximo Moura/Divulgação ALCE)
Foto: Máximo Moura/Divulgação ALCE EX-LÍDER do governo, Evandro é o mais cotado para ser o candidato da base à Presidência da AL-CE

Uma coletiva a ser realizada na tarde de hoje vai anunciar os nomes de Evandro Leitão (PDT) como postulante à Presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) e de Antônio Granja (PDT) para o cargo de primeiro secretário. Os deputados que estariam em outros cargos da Mesa Diretora ainda não foram definidos, mas também devem ser confirmados na tarde desta segunda-feira. A informação foi confirmada pelo próprio Granja ao O POVO.

Como o PDT é o partido com mais deputados e a base tem maioria na Casa, automaticamente Evandro se posiciona como nome quase certo para presidir o Legislativo Estadual no próximo biênio.

Além de Leitão, Sérgio Aguiar (PDT), Tin Gomes (PDT) e Zezinho Albuquerque (PP) são deputados da base que demonstraram interesse pela posição de liderança no Legislativo Estadual. Este último está licenciado e exerce o cargo de secretário de Cidades do governador Camilo Santana (PT).

Embora a definição esteja próxima, há impasse no processo de escolha. O embaraço ocorreu por conta de um acordo feito em 2019, no qual ficou acertado que atuais membros da Mesa Diretora não seriam candidatos a outras funções da gestão no biênio seguinte. Como Leitão ocupa o cargo de primeiro secretário atualmente, houve questionamentos sobre sua postulação.

Questionado sobre o andamento das negociações no último domingo, Leitão disse apenas que as tratativas estavam sendo finalizadas. “Prefiro me pronunciar após o fim das negociações. Amanhã, provavelmente, a gente realiza uma coletiva”, disse o parlamentar ao O POVO, sem cravar data ou horário para o anúncio.

Antônio Granja, inicialmente especulado para a Presidência, figura nos bastidores como indicado ao cargo de primeiro secretário na chapa a ser encabeçada por Evandro. Sobre a presidência, Granja disse ter se colocado “à disposição”, mas que não era candidato.

“Vendo vários nomes surgindo, Evandro, Zezinho, Sérgio, Tin, direcionei o meu para a 1ª secretaria. Fui comunicado pela cúpula que seria o candidato a primeiro secretário”, adiantou, revelando também tendência de que Fernando Santana (PT) continue na 1ª vice-presidência da AL-CE.

Ainda segundo Granja, “dificuldades estão sendo resolvidas”, mas a ideia é chegar a um ponto que contemple as partes interessadas. O parlamentar apontou que acerto estava "encaminhado". “A gente vai tentar acomodar quem puder, no que puder, seguindo os limites da proporcionalidade partidária. Aí também temos as comissões para contemplar quem, digamos assim, não estiver com vaga na Mesa Diretora”, encerrou, sem dar mais detalhes sobre as resistências encontradas durante início do processo de sucessão.

Na semana passada o ainda presidente da AL-CE, José Sarto, reuniu-se com deputados e líderes partidários aliados para deliberar sobre a questão. No mesmo período, os deputados Tin Gomes e Sérgio Aguiar apontaram que diálogos ocorriam em torno dos nomes especulados e antecipados pelo O POVO. Aguiar afirmou que a condução do diálogo era feita “pela bancada, pelo presidente da Casa, pelo líder do PDT e pelo líder do Governo". Segundo ele, de forma “pacífica” e sem disposição de “querer ir contra".

O POVO tentou contato com o deputado estadual e atual primeiro vice-presidente da AL-CE, Fernando Santana (PT) para comentar a questão, mas não obteve retorno. A assessoria do parlamentar informou que ele está em isolamento e se recupera após diagnóstico de Covid-19.

O que você achou desse conteúdo?