Logo O POVO+
Sarto dedica pré-transição a sucessões no Legislativo
Politica

Sarto dedica pré-transição a sucessões no Legislativo

| AL-CE | Agenda do prefeito eleito ainda está focada nas mesas diretoras da Câmara Municipal e da Assembleia Legislativa; transição com RC começa na segunda-feira
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto (Foto: Thais Mesquita/OPOVO) (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto (Foto: Thais Mesquita/OPOVO)

Com trabalhos de transição de gestão com Roberto Cláudio (PDT) marcados para começar na próxima segunda-feira, 7, o prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto (PDT), tem dedicado últimos dias antes do processo para articular sucessões na Presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) e na Câmara Municipal de Fortaleza.

Na AL-CE, há hoje entendimento na base de Camilo Santana (PT) de que o PDT indicará o próximo presidente da Casa. Existe, no entanto, impasse entre pedetistas que se escalam para a vaga, como Evandro Leitão, Sérgio Aguiar, Tin Gomes e Antônio Granja. Ex-presidente do Legislativo por três mandatos, Zezinho Albuquerque (PP) também está no páreo. Este último está licenciado da AL-CE ocupando cargo de secretário de Cidades do governo Camilo.

Após rodadas de conversas, ficou definido que o PDT fechará questão sobre o nome indicado pelo partido até a próxima terça-feira, 8. Depois, deve começar processo de montagem da chapa, com indicação de nomes que irão compor outros cargos da Mesa Diretora da Casa.

Apesar de as negociações ainda estarem ocorrendo, o nome mais cotado é o de Evandro Leitão, que foi líder do governo Camilo Santana no primeiro mandato. O anúncio oficial, no entanto, deve ser feito apenas após novas rodadas de negociações com aliados. Isso porque a indicação de Leitão vai contra acordo feito, ainda em 2019, de que atuais membros da Mesa Diretora da Casa não poderiam ser candidatos para outras funções da gestão de 2021. Leitão ocupa atualmente cargo de 1º secretário da Casa.

José Sarto passou parte do dia de ontem despachando administrativamente da AL-CE e ouvindo deputados e líderes partidários aliados sobre a questão. Pela tarde, se reuniu na Casa com os deputados Walter Cavalcante e Agenor Neto (ambos do MDB). Antes, na quinta-feira, 3, ele já havia se reunido com Danniel Oliveira (MDB) e deputados do PDT, PP e PT.

Paralelamente, Sarto tem tocado também agenda pela reeleição de Antônio Henrique (PDT) para o comando da Câmara Municipal de Fortaleza. Depois de se reunir com nove dos dez vereadores eleitos pelo PDT sobre o assunto no início da semana, na quinta-feira ele se encontrou parlamentares eleitos por PSB, PL e PSD para tratar do tema.

O processo de sucessão da Câmara teve importante novidade também na quinta-feira, quando vereadores aprovaram uma série de alterações no Regimento Interno do Legislativo Municipal. A principal mudança envolve o critério sobre qual vereador irá presidir a primeira sessão da próxima Legislatura, que conduzirá a eleição da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2021-2022.

Antes desta quinta-feira, o Regimento previa comando da sessão pelo vereador mais votado na eleição municipal. O projeto aprovado pelos vereadores, no entanto, mudou a regra para que o vereador "mais idoso" e com "mais mandatos" dirija a votação da Mesa.

Com isso, a eleição deixará de ser tocada pelo opositor pastor Ronaldo Martins (Republicanos) para ser presidida pelo vereador Elpídio Nogueira (PDT), membro da base aliada e irmão de José Sarto.

 

O que você achou desse conteúdo?