A equipe de transição de José Sarto (PDT) se reuniu nessa segunda-feira, 21, com o prefeito eleito para apresentação de relatório-geral sobre áreas que envolvem a gestão, como estrutura, organograma, situação fiscal, pessoal e de serviços públicos. No relatório também constam as sugestões inseridas pela equipe.
O conjunto consolidado de informações é resultado de mais de 28 reuniões que foram divididas em etapas ao longo deste mês de dezembro, de modo a contemplar as realidades de todas as secretarias, vinculadas e autarquias municipais.
A ideia, segundo explicou uma fonte ao O POVO, é de que cada novo secretário que for assumir a função tenha acesso a um relatório específico contendo a situação da pasta.
"Todo o secretariado participou juntamente com a comissão de transição e recebemos aqui várias observações com relação à situação fiscal do Município de Fortaleza, à questão de créditos que temos a receber, às questões das receitas, às questões que preocupam o Município como um todo, como a pandemia, como a preparação para a aquisição das vacinas quando tivermos devidamente os registros, enfim, todo um conjunto de propostas, ações e diagnósticos que foram feitos", detalhou Sarto.
Ao longo dos dias de transição, ocorreram ainda encontros com membros do Comitê Municipal de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (Cogefor) e de balanço, com o atual secretariado, dos quais alguns devem permanecer na próxima gestão.
Segundo o prefeito eleito, a listagem do que vem sendo feito, somada às propostas e diagnósticos das secretarias sobre o que ainda necessita ser realizado embasarão as ações da Prefeitura de Fortaleza. "Um material que será muito rico para que a gente possa começar a nossa gestão e atender muito bem as demandas de nós todos fortalezenses", afirmou o pedetista.
A reunião dessa segunda-feira, disse a assessoria de imprensa de Sarto, também discutiu os desafios prioritários para 2021, entre os quais estão a vacinação contra a Covid-19, a regularização do calendário escolar e a recuperação econômica da Cidade.
Esses foram temas também abordados pela equipe do futuro prefeito em reuniões em Brasília com gestores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e representantes de instituições de financiamento, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Sarto esteve na capital federal em Brasília ao lado do prefeito Roberto Cláudio (PDT). Se reuniram com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para conversa sobre a disponibilização de vacinas contra a Covid-19 para Fortaleza.
O ainda presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) estará hoje na Casa para ler termo de renúncia ao mandato de deputado estadual. Espera-se que o plenário esteja cheio para acompanhar a despedida de Sarto.
Paralelo a isso, ele segue na montagem do secretariado que lhe acompanhará à frente da gestão Capital. É possível que Samuel Dias, braço direito de Roberto Cláudio (PDT) na Secretaria do Governo (Segov), passe a ocupar outra pasta. E para a Segov viria alguém mais próximo do novo gestor. Dias foi titular da Secretaria de Infraestrutura (Seinf) no primeiro mandato de RC.
Além de Samuel Dias, compõem a equipe de transição o chefe de gabinete do atual prefeito, Marcelo Pinheiro, o vice-prefeito eleito Élcio Batista (PSB), o secretario da Regional II, Ferruccio Feitosa, e Renato Lima, secretário da Gestão Regional - pasta que administra as Regionais. Chefe de gabinete de Sarto na Assembleia, Elpídio Moreira foi à reunião. Ele deve chefiar o gabinete de Sarto no Paço Municipal.