Logo O POVO+
Baleia Rossi tenta vencer resistência na oposição à sua candidatura
Politica

Baleia Rossi tenta vencer resistência na oposição à sua candidatura

No Ceará, o deputado e líder da Minoria, José Guimarães (PT), participa da reunião André Figueiredo (PDT), que também é da bancada cearense e comanda o bloco de oposição, não estará presente e deve aguardar posicionamento da direção nacional acerca do assunto
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Baleia Rossi foi anunciado como candidato 
do bloco pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados  Baleia Rossi foi anunciado como candidato do bloco pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia

Na tarde desta segunda-feira, 28, às 14h, após dias de articulação, o candidato do bloco formado por Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a sucessão da Câmara, Baleia Rossi (MDB-SP), realiza o primeiro diálogo com os partidos de oposição. O objetivo é tentar, virtualmente, firmar apoio à sua eleição em fevereiro como presidente, frente ao opositor e apoiado pelo Planalto, Arthur Lira (PP).

O encontro se dará para que Baleia "possa apresentar as propostas e compromissos de procedimentos que nortearão sua candidatura à presidência da Casa", afirma o comunicado emitido pelos partidos de oposição (PT, PSB, PDT, PCdoB). No documento, as legendas dizem ainda que "continuarão buscando unidade na ação para garantir a defesa da democracia e a independência do Poder Legislativo".

Entre a bancada de oposição do Ceará, a situação ainda é de incerteza entre os parlamentares da Câmara Federal. As opiniões divergem entre apoiar o emedebista ou indicar um terceiro candidato para o bloco. Para o deputado e líder da minoria na Câmara, José Guimarães (PT), a reunião política será a primeira de outras que ainda devem acontecer durante a semana, além de decisiva.

"A gente vai ouvir o Baleia e depois os partidos vão decidir com quem compõe ou não. A maioria da oposição já definiu pela composição, mas precisamos ouvi-lo e saber qual é o programa dele, até para saber se os pontos da oposição ele implementa é o que nós queremos", adianta Guimarães. O parlamentar esteve presente a grande parte das articulações até o momento e já indicou predileção pelo candidato de Maia.

Com a missão de conquistar votos da bancada do PT, Rossi, que votou pelo impeachment de Dilma Rousseff, destacou ao falar sobre o assunto na sexta-feira, 25, que jamais ofendeu a ex-presidente. "Votei a favor do impeachment sim, e na minha declaração de voto todos verão que me referi a um pedido dos meus 208 mil eleitores no pleito de 2014", escreveu em sua conta oficial no Twitter.

No caso do PDT no Ceará, o presidente do partido, André Figueiredo, se manifesta ativamente contra a indicação de Maia. A opinião, inclusive, diverge de alguns outros deputados pedetistas cearenses no Parlamento. "Da minha parte eu acho que o PDT deveria se compor com um candidato do campo da oposição. Arthur Lira e Baleia Rossi são idênticos, eles não têm divergência", adianta André.

O parlamentar afirma que não deve participar da reunião de hoje, a qual ficará a cargo apenas do líder do PDT na Câmara dos Deputados, Wolney Queiroz. "Não há nenhum tipo de orientação ainda para a bancada do Ceará. Inclusive, defendo que essa decisão seja na segunda quinzena de janeiro", completa.

Outros partidos da bancada de oposição no Ceará já manifestaram apoio a Baleia, como é o caso de Célio Studart (PV) e Denis Bezerra (PSB). A reportagem tentou contato com ambos para saber da presença na reunião, mas não obteve retorno. Para defender a posição dos partidos, devem estar presentes o presidente do PSB, Carlos Siqueira e o líder do partido na Câmara, Alessandro Molon (RJ), além do líder do PV na Câmara, Enrico Misasi (SP).

 

O que você achou desse conteúdo?