Logo O POVO+
Sarto empossa secretários e cria grupo para quadra chuvosa
Politica

Sarto empossa secretários e cria grupo para quadra chuvosa

| DIA 1 | Primeiro dia "de fato" do governo Sarto após retorno do recesso teve agenda de visitas a unidades de saúde e escolas e reuniões de apresentação com equipes da nova gestão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PREFEITO empossou e se reuniu com novos secretários de forma virtual (Foto: RODRIGO CARVALHO/ PREFEITURA DE FORTALEZA)
Foto: RODRIGO CARVALHO/ PREFEITURA DE FORTALEZA PREFEITO empossou e se reuniu com novos secretários de forma virtual

No primeiro dia "de fato" de governo, o prefeito José Sarto (PDT) empossou ontem a primeira leva de secretários da gestão em Fortaleza.

Após a posse, realizada por transmissão virtual pela manhã, o prefeito conduziu a primeira reunião de alinhamento com a equipe, além de instituir grupo para antecipar trabalhos de olho em impactos da quadra chuvosa deste ano.

"Cada um colocou a sua biografia à disposição para avançarmos em direção a uma Fortaleza mais justa, humana, inclusiva e sensível. Além de agradecer o compromisso de todos, quero convocar esse time de homens e mulheres a fazer a diferença na vida dos mais de 2,6 milhões de habitantes da nossa Cidade", disse Sarto durante a posse.

VEJA COMO FOI A POSSE DOS SECRETÁRIOS DE SARTO

 

À tarde, reunião do secretariado teve clima de "boas vindas", com apresentação dos gestores e dos sistemas da Prefeitura, além de orientações para a contratação de funcionários das pastas.

A necessidade de apresentações maiores, no entanto, não era das maiores: dos 20 secretários empossados, 15 já ocuparam cargos na gestão do antecessor Roberto Cláudio (PDT).

Sarto reforçou ainda prioridades da gestão para os primeiros meses, como retomada de aulas presenciais na rede municipal, preparação para a vacinação contra a Covid-19 e criação de programas de renda e emprego para o pós-pandemia. Horas antes do encontro, o prefeito iniciou uma agenda de visitas a unidades de saúde que devem receber vacinas.

O novo chefe do Paço Municipal também instituiu grupo de trabalho dedicado para a questão da quadra chuvosa em Fortaleza. Formado com representantes de diversos órgãos, da Defesa Civil à Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o grupo já tinha primeira reunião de alinhamento marcada para a noite de ontem.

 

Nesta terça-feira, o prefeito deverá comandar a primeira reunião do Comitê Municipal de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (Cogerfor). O grupo, que reúne secretários de pastas mais próximas do prefeito e dos cofres municipais, funciona como uma espécie de "monitor" de obras e projetos da gestão e concentra principais nomes do "núcleo duro" do governo.

Na manhã de ontem, foi publicada a primeira edição do Diário Oficial do Município (DOM) assinada pela gestão Sarto. Ela trouxe decreto prorrogando o isolamento social na Capital até 10 de janeiro e outros vinte atos nomeando os primeiros integrantes da equipe de governo.

Não foram incluídas nessa edição extraordinária do DOM, no entanto, as nomeações de algumas pastas já anunciadas por Sarto, como de Fernando Oliveira para a Procuradoria Geral do Município, do coronel Eduardo de Holanda para a Secretaria de Segurança Cidadã e do vice-prefeito Élcio Batista para o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor).

Já o DOM desta segunda-feira, divulgado ontem à tarde, trouxe também uma série de novas indicações para órgãos municipais, como de Laura Jucá Araújo para a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), de Marcílio Linhares Távora para a Guarda Municipal de Fortaleza, e de Régis Rafael Tavares da Silva para a Defesa Civil de Fortaleza.

Segue expectativa na gestão para a definição de quais pastas serão alteradas pela reforma administrativa que o prefeito deve enviar à Câmara Municipal na volta do recesso. Na cerimônia de posse, Sarto falou sobre a possibilidade de criar até três novas pastas na Prefeitura, incluindo Primeira Infância, Proteção Animal e Juventude. Os futuros secretários para cada uma das pastas devem ser anunciados até fevereiro pelo prefeito, logo após confirmação das mudanças.

 

O que você achou desse conteúdo?