Logo O POVO+
Pastor da Videira vira coordenador de assuntos religiosos da gestão Sarto
Politica

Pastor da Videira vira coordenador de assuntos religiosos da gestão Sarto

Costa Neto participou de mobilização de lideranças evangélcias em defesa de Sarto durante a campanha eleitoral
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Costa Neto é o líder da Videira e vai assumir cargo na gestão (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves Costa Neto é o líder da Videira e vai assumir cargo na gestão

Cícero Francisco da Costa Neto, pastor sênior da Comunidade Videira, foi nomeado por José Sarto (PDT) como coordenador executivo da Coordenadoria de Articulação do Terceiro Setor e Instituições Religiosas da Prefeitura de Fortaleza. Amigo pessoal do prefeito, Pastor Costa Neto participou ativamente da campanha de Sarto, gravando vídeos para o então candidato.

Com quase 100 mil seguidores nas redes sociais, o pastor foi um dos líderes religiosos que coordenou culto ecumênico realizado a portas fechadas no Paço Municipal durante a posse de Sarto em 1º de janeiro deste ano. O líder da Videira assume vaga que era ocupada até o fim da gestão Roberto Cláudio (PDT) pelo pastor Edson Araújo, da Igreja Evangélica Batista.

O órgão que será tocado pelo pastor é diretamente subordinado à Coordenadoria de Participação Social da Prefeitura, que será comandada na gestão Sarto pela suplente de vereadora Natália Rios (PDT). Ex-coordenadora de Saúde Mental da gestão RC, Natália protagonizou embates com Capitão Wagner (Pros) na disputa, mas obteve apenas 3,5 mil votos.

Durante a eleição de 2020, Pastor Neto integrou grupo de lideranças evangélicas de Fortaleza que se manifestaram em prol de José Sarto na disputa. Com ares de reação, o movimento ocorreu após pesquisas de opinião apontarem ampla preferência do eleitorado evangélico pela candidatura de Capitão Wagner, adversário do pedetista na disputa.

“Há 40 anos, eu conheço o Sarto amigo e o Sarto humano. Ele fez o parto dos meus filhos. Foi o primeiro a servir no Instituto Vida Videira. Além de tudo isso, eu quero que todos conheçam o Sarto político, que é um líder. Ele se preparou para este momento e está fazendo a coisa certa”, disse Costa Neto em vídeo divulgado poucos dias antes do 1º turno da eleição.

Além dele, lideranças de outras congregações, como Carlos Queiroz (Igreja de Cristo), Sandro Fiúza (Verdadeiros Adoradores) e Israelito Almeida (Betel) também gravaram vídeos para Sarto. Em resposta ao movimento do PDT, o adversário Capitão Wagner reuniu diversos políticos ligados a igrejas evangélicas no dia de véspera da eleição.

 

Participaram do encontro os deputados estaduais André Fernandes (Republicanos), David Durand (Republicanos) e Dra. Silvana (PL), o deputado federal Dr. Jaziel (PL), a vereadora reeleita Priscila Costa (PSC) e o pastor da Igreja Universal Ronaldo Martins (Republicanos), que saiu da disputa como vereador eleito mais bem votado de Fortaleza.

Usada por ambos os lados na disputa eleitoral, a pauta evangélica dá sinais de que também será um dos temas mais recorrentes na nova composição da Câmara Municipal de Fortaleza. Antes mesmo do recesso, já se acumulam no Legislativo propostas envolvendo igrejas e templos religiosos da Capital, a maioria apresentada pela oposição a José Sarto.

O próprio Ronaldo Martins, por exemplo, já apresentou um projeto de lei que estabelece como "essenciais em período de calamidade pública" as atividades de igrejas e templos religiosos de qualquer espécie. Na prática, a medida libera os cultos de restrições impostas pelos decretos de isolamento social do Município e Estado para controle do novo coronavírus.

O que você achou desse conteúdo?