Logo O POVO+
Disputa pela Câmara desembarca no Ceará
Reportagem

Disputa pela Câmara desembarca no Ceará

Adversários aterrissam no Ceará nesta semana, dentro de programação nacional em busca de votos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Congresso Nacional (Foto: Beto Barata/Agência Senado)
Foto: Beto Barata/Agência Senado Congresso Nacional

É em Fortaleza a agenda de quarta e quinta-feira dos candidatos à Presidência da Câmara dos Deputados Baleia Rossi (MDB-SP) e Arthur Lira (PP-AL). A Capital cearense entra no circuito nacional que ambos têm feito e ainda farão até o dia 1º de fevereiro, data que deve marcar a escolha do novo condutor da Casa pelo próximo biênio (2021-2022). 

Rossi vai ao encontro de Camilo Santana (PT), no Palácio da Abolição, a partir das 15 horas. Segundo o secretário de Relações Institucionais do Governo, Nelson Martins, os dois devem ter conversa em separado sobre questões de interesse do Estado, como a reforma tributária e, em seguida, se reunir com a bancada de deputados federais cearenses.

 

O governador tem ascendência sobre a maior parte dos deputados cearense, até mesmo no caso de parlamentares que a nível federal têm perfil mais alinhado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), como Domingos Neto (PSD). Ele já tem em Lira seu candidato, mas é aliado importante do governismo estadual.

Ainda existem indecisos e, com isso, brechas para convencimentos por parte dos postulantes. Mesmo sendo filiado ao DEM de Rodrigo Maia, principal apoiador de Rossi, Anibal Gomes disse ao O POVO que vai esperar ouvir o que tem a dizer o chefe do Executivo estadual sobre a disputa para só então tomar uma posição.

Pedro Bezerra (PTB) é outro caso de indefinição (ver infográfico), mas espera ouvir os dois candidatos para chegar a um entendimento sobre o que fará, assim como uma reunião do partido.

Baleia Rossi visita Camilo Santana nesta quarta-feira ao lado de Rodrigo Maia
Foto: Agência Câmara
Baleia Rossi visita Camilo Santana nesta quarta-feira ao lado de Rodrigo Maia

Presidente nacional do petebista, Roberto Jefferson defende que os parlamentares da legenda optem por Lira, mas o desembarque no bloco do candidato não foi oficializado.

"Como os dois candidatos estarão em Fortaleza no dia 13 (Lira remarcou a visita para o dia 14), eu pedi que aguardassem mais uma semana. (...) Fui convidado pelos dois, não tenho porque não ir. Ainda não sei dos detalhes, das propostas de cada um", alegou Bezerra.

Ouça o podcast:

Camilo tem boa interlocução com Maia - que o chama de "amigo". Em novembro, o deputado carioca esteve no Ceará em encontro com ele e com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

Maia ainda não tinha definido o candidato à sua sucessão, mas já pavimentava caminho via conversas para o nome que viesse a ser escolhido.

Arthur Lira vai encontrar parlamentares cearenses nesta quinta-feira em Fortaleza
Foto: Agência Câmara
Arthur Lira vai encontrar parlamentares cearenses nesta quinta-feira em Fortaleza

Embora ainda não tenha feito defesa aberta de voto no emedebista, Camilo é filiado ao PT e ligado ao PDT, legendas de oposição a Bolsonaro que estão articuladas em torno da candidatura de Rossi. Um interlocutor do Abolição disse reservadamente ao O POVO que o petista endossará aos parlamentares a candidatura de deputado paulista.

"O governador Camilo tem posição clara, favorável à candidatura do Baleia Rossi, em função de o deputado Maia ter ajudado muito o Ceará na Câmara Federal. Sempre ajudou muito nesse sentido ele e os governadores do Nordeste. Essa posição do governador é muito clara, não há dúvida quanto a isso", sublinhou essa fonte.

Lira viria a Fortaleza no mesmo dia que o adversário, mas remarcou a agenda e chega a Capital na quinta-feira, 14. A nova data foi divulgada ao O POVO pelo deputado federal AJ Albuquerque (PP), um dos principais entusiastas cearenses do líder do centrão.

Um jantar aos apoiadores será oferecido. Lira concede coletiva à imprensa a partir de 18 horas, num hotel localizado no bairro Meireles, ainda conforme o parlamentar.

Além de Domingos Neto e AJ Albuquerque, estão com ele pelo menos outros dois deputados: Dr. Jaziel (PL) e Capitão Wagner (Pros). Principal líder da oposição no Ceará, Wagner já havia dito ao O POVO que a escolha por Lira se baseia numa ideia de oxigenação do poder.

 

O que você achou desse conteúdo?