Logo O POVO+
19 prefeituras têm irregularidades em transições e TCE aguarda explicação de ex-prefeitos
Politica

19 prefeituras têm irregularidades em transições e TCE aguarda explicação de ex-prefeitos

Em todos os 19 municípios fiscalizados na operação "Transição Responsável" foram apontadas irregularidades. Os relatores aguardam esclarecimentos dos ex gestores
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
RELATÓRIO do TCE será apresentado na próxima semana aos gestores da autarquia (Foto: TCE/DIVULGAÇÃO)
Foto: TCE/DIVULGAÇÃO RELATÓRIO do TCE será apresentado na próxima semana aos gestores da autarquia

Os 19 municípios que passaram por fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) no processo de alternância de mandato, por meio da operação “Transição Responsável”, aguardam agora a defesa dos antigos prefeitos com base no prazo definido pelos relatores para a prestação de esclarecimentos.

O juiz relator responsável por cada município pode estipular um prazo individualmente, no entanto, de acordo com o regimento, o limite é de 60 dias, em média.

A medida segue a recomendação da Corte de Contas de que, após identificadas irregularidades nos relatórios de transição, seja dada oportunidade aos gestores de corrigirem o problema ou conceder explicações. Nos 19 municípios que estão sendo fiscalizados foram encontradas contrariedades.

Os relatórios estão disponíveis aos conselheiros do TCE desde o último dia 14 de dezembro. A equipe passa a julgar as medidas necessárias com base na investigação desses documentos. Caso sejam comprovadas condutas ilícitas na prestação de serviços à população, os antigos gestores devem ser responsabilizados cível ou criminalmente.

"Os relatórios apontaram recomendações e determinações. Após essa etapa, esses levantamentos são distribuídos para análise dos conselheiros, que depois, emitem seus votos durante o julgamento. No processo, as partes podem prestar esclarecimentos", indicou o Tribunal de Contas.

Para a fiscalização foram escolhidos 19 municípios onde houve transição de governo entre líderes opositores, no entanto, esse mesmo cenário se repete em outros 54 municípios espalhados pelo Estado. O número reduzido para a inspeção foi considerado com base na condição operacional do Tribunal de Contas e do Ministério Público.

Caso identifiquem desfalques no patrimônio local, os prefeitos eleitos nos demais municípios devem apresentar denúncia formalmente no Tribunal. É o caso das cidades de Farias Brito, na região do Cariri, e Tamboril.

No município caririense, onde houve transição de mandato entre as gestões de Zé Maria (PCdoB) e Deda Pereira (PDT), a procuradoria local solicitou abertura de inquérito policial por “dilapidação do patrimônio público” após constatar desmonte em garagem da Prefeitura.

Segundo o procurador geral, Gerônimo Correia de Oliveira, a equipe de transição verificou que oito ônibus da cidade estavam sem as respectivas baterias. Ele acusa o ex-secretário, Benedito Aurélio, de dispensar todos os servidores nos últimos dias, inclusive a vigilância da garagem, “deixando totalmente vulnerável a ação criminosa diversas”.

Já no município de Tamboril, o prefeito eleito, Marcelo Mota (PDT), relata déficit financeiro nos caixas da Prefeitura. O pedetista afirma que foram retidos pela antiga gestão, de Pedro Calisto (MDB), R$ 809 mil das contas da Prefeitura, que seriam para pagamento de servidores e fornecedores.

O que você achou desse conteúdo?