Logo O POVO+
Superintendente do Ibama Ceará é exonerado; Centrão deve indicar nome
Politica

Superintendente do Ibama Ceará é exonerado; Centrão deve indicar nome

Exoneração de Júlio Aquino, indicado pelo deputado Heitor Freire, ocorre em meio às últimas articulações para a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A poucas semanas da eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, exonerou ontem o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) no Ceará, Júlio Rocha Aquino. Coronel da Polícia Militar do Ceará, ele foi indicado para a vaga em setembro de 2019 pelo deputado cearense Heitor Freire (PSL).

Segundo deputados ouvidos pelo O POVO, a mudança ocorreria para acomodar indicado do Centrão na vaga. A mudança ocorre em meio às últimas articulações do governo Jair Bolsonaro (sem partido) para garantir apoio para a candidatura de Arthur Lira (PP-AL) na disputa contra o indicado de Rodrigo Maia (DEM-RJ), Baleia Rossi (MDB-SP), no comando da Câmara.

Um dos nomes mais cotados para indicar o sucessor do coronel Aquino é o deputado federal AJ Albuquerque (PP). Filho de um dos aliados mais tradicionais dos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT) no Ceará, o deputado estadual e secretário estadual das Cidades Zezinho Albuquerque (PDT), AJ é um dos políticos mais próximos do correligionário Arthur Lira na bancada cearense.

Visita de Lira ao Ceará, realizada na semana passada, foi inclusive coordenada pelo deputado. O filho de Zezinho já tinha conseguido emplacar, ainda em 2019, outro nome na gestão Bolsonaro: o coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) no Ceará, Antônio José Porto Mota, ex-secretário de Governo de Massapê na gestão de AJ.

Outros deputados vistos com força para a indicação são desde Genecias Noronha (Solidariedade) até Domingos Neto (PSD). Procurado pela reportagem na noite de ontem, no entanto, Domingos disse que não estava sabendo da mudança promovida no Ibama cearense e negou participação nas negociações em torno do cargo.

Antigo detentor da indicação para o núcleo regional do Ibama, o “ex-bolsonarista” Heitor Freire, no entanto, sugeriu que ainda teria influência na próxima indicação para a vaga. "É natural esse realinhamento nos últimos dois anos de mandato. Estou avaliando nomes com preparo técnico para uma nova indicação", disse Freire em nota.

Exonerado ontem, Júlio Aquino teve passagem inicialmente turbulenta pelo Ibama. Ele chegou ao cargo em setembro de 2019, substituindo outro coronel, Ricardo Bezerra. Desafeto político de Heitor Freire, Bezerra não chegou a ficar uma semana no cargo.

Já Júlio Aquino foi afastado em novembro de 2019, após o presidente Jair Bolsonaro suspeitar que Freire teria vazado conversa entre eles para deputados. Desde então, a relação entre o presidente e Freire está estremecida. Aquino, no entanto, acabou ficando no cargo.

O que você achou desse conteúdo?