Logo O POVO+
Servidores de Fortaleza reúnem-se para deliberar estado de greve
Politica

Servidores de Fortaleza reúnem-se para deliberar estado de greve

Entidades sindicais informaram que as categorias poderão iniciar paralisações ainda nesta semana
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ENTIDADES de funcionário do município querem uma maior discussão sobre a reforma na Previdência (Foto: Divulgação / Frente de entidades sindicais)
Foto: Divulgação / Frente de entidades sindicais ENTIDADES de funcionário do município querem uma maior discussão sobre a reforma na Previdência

Atendendo ao chamado da Frente Sindical das Entidades Representativas dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Fortaleza (Fersep-For), servidores públicos de Fortaleza compareceram a uma assembleia geral na manhã desta segunda-feira, 15, em frente à sede da Prefeitura, para deliberar a respeito do estado de greve do segmento.

De acordo com entidades sindicais, a medida vem em resposta à votação na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), em 1° turno, de dispositivos que alteraram a Lei Orgânica da Cidade para abrir caminho para a reforma da previdência da Cidade.

Servidores informaram que as categorias poderão iniciar paralisações ainda nesta semana. O estado de greve ainda não é a greve em si, mas uma situação aprovada por trabalhadores que sinaliza a iminência da deflagração de uma greve.

A coordenação da Frente Sindical destaca que as propostas do governo municipal atingem servidores da ativa, aposentados e pensionistas, podendo agravar a falta de reajuste para trabalhadores inativos, caso a pauta seja aprovada.

“A proposta governamental estabelece plano de aposentadoria complementar, enfraquecendo o regime próprio. Além disso, prevê o aumento da alíquota previdenciária de 11% para 14% e o fim de direitos de pensionistas”, destaca em nota.

Na última quinta-feira, 11, servidores protestaram em frente ao Paço Municipal para repudiar as mensagens que compõem a parte inicial do projeto de reforma da Previdência. O ato cobrou a retirada do projeto, além de uma reunião imediata entre entidades sindicais e Prefeitura que, segundo as entidades, "faltou com o diálogo para se chegar a um consenso".

Um dia antes, grupo de representantes da categoria esteve na CMFor para cobrar que projetos não fossem votados sem diálogo com a categoria.

Em nota, a Prefeitura de Fortaleza informou que está marcada para o próximo dia 22 reunião da Mesa Central com objetivo de discutir a reforma da Previdência dos servidores públicos municipais.

Na semana passada, o secretário de Articulação Política, Ésio Feitosa (PSB), reuniu-se com representantes de 17 entidades sindicais para discutir o tema após manifestações.

"A nossa atual previdência é totalmente deficitária. O Município de Fortaleza precisa aportar, de recursos próprios, somente neste ano, mais de 400 milhões de reais para pagar aposentados e pensionistas e, se nada for feito, haverá uma escalada que alcançará R$ 1 bilhão já nos próximos 10 anos", argumentou Feitosa na ocasião.

O que você achou desse conteúdo?