Logo O POVO+
Larissa Gaspar recebe ameaça de morte; políticos prestam solidariedade
Politica

Larissa Gaspar recebe ameaça de morte; políticos prestam solidariedade

Após o ocorrido, instituições, petistas e políticos de outras legendas manifestaram solidariedade à vereadora
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 VEREADORA relata ter sofrido ameaças nas redes socias (Foto: Érika Fonseca/CMFor Divulgação)
Foto: Érika Fonseca/CMFor Divulgação  VEREADORA relata ter sofrido ameaças nas redes socias

A vereadora de Fortaleza Larissa Gaspar (PT) registrou um boletim de ocorrência nesta terça-feira, 27, após ter sofrido ameaças de morte durante a madrugada. Em nota, a parlamentar afirmou que a mensagem dizia: "Estamos planejando sua morte, então cuidado com sua família ou na hora de sair de casa". A vereadora teve ainda seu nome marcado em um vídeo onde homens exibem armas.

Além do boletim, a petista comunicou o caso à Presidência da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), ao Partido dos Trabalhadores, à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS) e ao Ministério Público do Ceará (MPCE). Segundo a parlamentar, a denúncia foi formalizada também no Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol) e na Promotoria de Atendimento às Vítimas de Violência do MPCE.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Ao O POVO, Larissa Gaspar afirma que a sociedade vive "um contexto nacional de tentativa de intimidação da atividade politica" e destaca que aguarda investigação e responsabilização dos envolvidos.

"Essas pessoas precisam ser punidas por essas atividades contra indivíduos e contra a sociedade brasileira. Isso é um golpe contra a Constituição e a democracia. As pessoas estão inspiradas por esse presidente que estimula o ódio, a violência e se sentem à vontade para cometer esses atos criminosos", avalia. 

Larissa Gaspar: tabu da menstruação e pobreza motivaram projeto de lei.(Foto: ASM)
Foto: ASM Larissa Gaspar: tabu da menstruação e pobreza motivaram projeto de lei.

Do mesmo partido da vereadora, o governador Camilo Santana fez postagem nas redes sociais em apoio a Larissa Gaspar. "Minha solidariedade à vereadora Larissa Gaspar, que sofreu ameaças de morte pelas redes sociais. A polícia já está investigando o caso e as medidas necessárias sendo adotadas. Que a pessoa responsável por tentar intimidar a parlamentar seja identificada e punida dentro da lei."

Em nota, o PT Ceará disse que as ameaças e agressões a Larissa têm sido uma constante durante seus mandatos. “Entretanto, a atual ameaça se reveste de um caráter diferenciado e exige das autoridades competentes providências urgentes”, diz o documento assinado pelo presidente da legenda no Estado, Antônio Filho, o Conin.

O dirigente da legenda afirma que cobrará a “garantia de proteção especial a vereadora e sua família até que o caso seja resolvido”.

A CUT Ceará disse que ameaça ataca frontalmente "todos os princípios éticos e democráticos que devem nortear a vida entre todos os cidadãos e cidadãs".

A CMFor divulgou posicionamento no site do Legislativo Municipal. O presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), afirmou que as ameaças contra a vereadora devem ser apuradas e que qualquer tipo de violência "não pode ser tolerada". 

"A Câmara Municipal está acompanhando o caso e espera a identificação dos responsáveis pelos atos. A Casa do Povo reforça a sua posição em defesa da democracia e do pleno exercício da atividade parlamentar”, ressaltou Antônio Henrique.

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) classificou o ocorrido como “inaceitável”. “Vamos exigir investigação para punir os que agiram criminosamente atentando contra a segurança da parlamentar. Não passarão!”, escreveu.

A deputada estadual Augusta Brito (PCdoB) destacou que o "tempo de ódio e intolerância" passará. "Estamos juntas e não nos calaremos! Conte comigo", escreveu.

O deputado estadual Renato Roseno (Psol) disse prestar “irrestrita solidariedade à vereadora” e aproveitou para divulgar nota publicada por Larissa nas redes sociais.

ASSISTA AO JOGO POLÍTICO DESTA TERÇA-FEIRA, 27


O que você achou desse conteúdo?