Logo O POVO+
Governadores do Nordeste se reúnem e debatem demandas para Lula
Politica

Governadores do Nordeste se reúnem e debatem demandas para Lula

O encontro dará origem a uma lista de prioridades que será apresentada ao presidente
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Atuais governadores do Nordeste na primeira reunião do consórcio regional em 2023, com a composição renovada (Foto: Reprodução / Twitter / Elmano de Freitas)
Foto: Reprodução / Twitter / Elmano de Freitas  Atuais governadores do Nordeste na primeira reunião do consórcio regional em 2023, com a composição renovada

Os governadores da Região Nordeste se encontraram nesta sexta-feira, 20, em João Pessoa, na Paraíba. O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), participou do que foi o primeiro encontro do Consórcio Nordeste com os eleitos no ano passado e empossados em 1º de janeiro.

Nas redes sociais, Elmano publicou: "Participo, nesta sexta-feira, da primeira reunião do Consórcio Nordeste deste ano, em João Pessoa. Nossa região forte e unida para melhorar a qualidade de vida da população nordestina".

O encontro dará origem a uma lista de prioridades que será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na reunião que fará com governadores de todo o Brasil, no dia 27 de janeiro, em Brasília.

Os governadores discutiram a recuperação das receitas, afetadas pelas perdas de arrecadação com as mudanças do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a conclusão da transposição do rio São Francisco e o potencial do Nordeste para produzir e exportar energias renováveis.

Elmano destacou a necessidade de estratégias para o combate à fome e geração de emprego e renda nos estados e municípios. "No Ceará, temos discutido que vamos agregar várias experiências, possibilidades e caminhos no combate à fome. O importante é que nosso povo não tenha esse sofrimento", afirmou.

Para a saúde, o chefe do Executivo estadual pediu cooperação para reduzir a fila de cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS) e infraestrutura para garantir saneamento básico ao cidadão.

"O presidente e a ministra da Saúde (Nísia Trindade) falam sobre a realização de um mutirão de cirurgias. No Ceará, já estamos nos organizando para fazer esse mutirão. Nesse sentido, proponho aos governos estaduais discutirmos a questão juntos, para traçar uma ação conjunta que utilize as redes estaduais e federal de saúde. Isso potencializa a nossa capacidade de realização de cirurgias", apontou.

O que você achou desse conteúdo?