O governador Elmano de Freitas (PT) comentou a criação da recém-anunciada Secretaria de Proteção Animal e disse que embora ainda não haja um nome definido para a chefia, a pasta "é para valer" e contará com orçamento necessário para desenvolver políticas nesta área. O deputado federal Célio Studart (PSD-CE) é um dos cotados para assumir a titularidade.
"A secretaria vai ter o orçamento que entendemos necessário para desenvolver políticas públicas de proteção animal. Vamos criar uma secretaria para fazer políticas, assim como fizemos com a secretaria dos povos indígenas e com a da igualdade racial. A secretaria é para valer. Agora, o que é o compatível, ainda vamos sentar para discutir o nome para a secretaria e aí vamos ver o que se considera compatível", declarou em entrevista ao O POVO.
Sobre o futuro titular da pasta, Elmano disse apenas que "está conversando" sobre a indicação. Célio Studart já manifestou publicamente o interesse em assumir a função, desde que haja "orçamento compatível" com as necessidades da causa animal. "Não me importo muito com a quantidade de cargos, mas preciso de um orçamento. O cavalo só vai sair da rua se eu tiver para onde levar; o cachorro só vai ser atendido se eu tiver como cuidar", disse ao O POVO na semana passada.
Embora o convite ainda não tenha sido oficializado, Célio disse que as conversas com o PSD já ocorrem "há um bom tempo". A intenção do governo do Estado com a indicação para o primeiro escalão é oficializar a entrada do PSD na base da gestão petista. "Se o orçamento for compatível com o que acreditamos que seja necessário, nós devemos encarar este desafio", explicou Célio.
O projeto enviado à Assembleia Legislativa (Alece) prevê ainda três secretarias executivas: de Proteção e Bem-Estar Animal, de Infraestrutura e Equipamentos e de Planejamento e Gestão Interna e outros 56 cargos de provimento em comissão também foram determinados. Entre as funções da nova secretaria estarão o fortalecimento da assistência médico veterinária em Fortaleza e no interior do Estado a animais de pequeno e grande porte. Para além disso, a pasta prevê a construção, operação e gestão de estruturas, equipamentos e profissionais capacitados.
Embora não tenha confirmado a escolha de Célio, Elmano já teceu uma série de elogios ao parlamentar pela sua atuação n a área. "Célio tem um perfil, uma história na função desta pauta. Ele é certamente a figura pública mais destacada no Estado do Ceará na causa animal", disse Elmano, durante participação em evento do Banco do Nordeste (BNB) na semana passada. (Com informações de Luíza Vieira)