Logo O POVO+
Prefeito de Fortaleza não pode ser alguém que "deprima" a cidade, diz Guilherme
Politica

Prefeito de Fortaleza não pode ser alguém que "deprima" a cidade, diz Guilherme

| Jogo Político | O presidente do PT em Fortaleza e pré-candidato ao cargo de prefeito em 2024 afirmou que o papel do gestor é de fazer as pessoas "sonharem"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
GUILHERME Sampaio foi 
entrevistado ontem do podcast Jogo Político (Foto: Yuri Allen/Especial para O Povo)
Foto: Yuri Allen/Especial para O Povo GUILHERME Sampaio foi entrevistado ontem do podcast Jogo Político

O presidente do PT em Fortaleza e pré-candidato à Prefeitura em 2024, deputado Guilherme Sampaio (PT), afirmou nesta segunda-feira, 25, que o gestor deve "animar" e não pode ser alguém que "deprima" a cidade. Em sua fala, o parlamentar disse que quem governa tem o papel de fazer "as pessoas sonharem".

"Quem governa é um animador da cidade. Não pode ser alguém que deprime a cidade. Quem governa tem que fazer as pessoas sonharem, ou até discordarem, porque essa discordância anima o debate e a gente só constrói muitas vezes na divergência", disse o deputado no episódio #254 do podcast Jogo Político do O POVO.

Guilherme prosseguiu dizendo que quem governa tem que exercer um papel de liderança, sendo qualificada através de escuta, sensibilidade e da tradução destas atitudes em um projeto de futuro que "anime" as pessoas a aderirem ou discordarem.

"Elas olham pra frente e dizem ‘eu quero fazer parte disso’, ou ‘eu discordo disso’. A cidade fica viva, a cidade se une", finalizou.

O deputado falava do diálogo que o PT precisa ter com os partidos aliados para construir uma estratégia vencedora para as eleições de 2024 em Fortaleza. Ele afirmou que a gestão pode se beneficiar de lideranças no cenário estadual e nacional.

"Volto a dizer, nós temos uma oportunidade de associar uma administração da cidade de Fortaleza, a liderança do governo Elmano à frente do governo do Estado do Ceará, a presença do presidente Lula, e nós podemos voltar a sonhar com uma cidade muito diferente, como nós fizemos lá atrás quando o PT governou Fortaleza", declarou.

O presidente do PT Fortaleza afirmou ainda que o partido não deve submeter a sua história à trajetória individual de ninguém, seja de lideranças da sigla ou figuras que possam vir a se filiar. "Eu acho que o PT é um partido maduro, importante e consistente o suficiente para não submeter a sua história à trajetória individual de ninguém. De nenhuma liderança, nem dos que já estão, nem dos que eventualmente venham integrar os quadros do partido", disse.

Guilherme destacou ainda o peso do ministro Camilo Santana no processo de definição da candidatura petista na eleição de 2024. “Quando a gente tem uma liderança com a autoridade conquistada pelo ministro Camilo, é obrigatório que você considere a sua opinião, o seu posicionamento, as suas reflexões, porque não considerar isso é cometer um equívoco básico”, disse.

Nos bastidores do petismo local, Camilo Santana tem sido visto como defensor de primeira hora da candidatura do atual presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PDT). Cotado para se filiar ao PT ou ao PSB com apoio do ministro, o deputado vem sofrendo resistência de setores do PT mais próximos da deputada e também pré-candidata Luizianne Lins (PT).

“O PT é um partido muito plural, mas eu diria, sem sombra de dúvidas, que dificilmente a gente vai encontrar alguém no PT sem reconhecer a dimensão da liderança política do Camilo. E reconhecer essa liderança implica, obviamente, em dialogar com essa liderança, em considerar os seus pontos de vista”, destacou Guilherme Sampaio.

O deputado estadual lembrou dos já colocados como pré-candidatos pelo PT, a deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins (PT), deputada estadual Larissa Gaspar (PT) e o assessor de assuntos municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno, e disse que cada um pode vencer as eleições.

"Eu celebro a gente ter vários nomes. Ruim é quem não tem nome. O PT pode fazer 'bambulim' de candidato, tirar um, tá pronto pra disputar e ganhar a eleição", declarou.

De acordo com Guilherme, todas as opiniões das figuras políticas devem consideradas, assim como o sentimento da militância e o diálogo com siglas aliadas, mas o ideal é de que não haja disputa, tese também defendida por Luizianne que o "ideal" seria PT não ter prévias.

"Ao final desse processo, levando em conta todas as figuras de representação política que devem ser consideradas na sua opinião, posicionamento, sentimento da militância, o diálogo com os nossos aliados, o objetivo ideal é que nós construamos uma unidade entre nós sem necessidade de uma disputa. Nós temos total acordo em relação a isso", afirmou.

FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL 23-09-2023: foto: Jogo Político -Guilherme Sampaio do PT - Deputado Estadual do Ceará. (Foto: Yuri Allen/Especial para  O Povo)
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL 23-09-2023: foto: Jogo Político -Guilherme Sampaio do PT - Deputado Estadual do Ceará. (Foto: Yuri Allen/Especial para O Povo)

Eleições 2024: 'Tenho certeza que candidato do nosso campo irá ao 2º turno', diz Guilherme

O presidente do PT em Fortaleza, Guilherme Sampaio, manifestou convicção de que a candidatura do bloco político do qual o partido faz parte estará no segundo turno das eleições do ano que vem. Vereador licenciado e deputado estadual em exercício, ele é um dos pré-candidatos do partido à Prefeitura no ano que vem.

Em entrevista ao podcast Jogo Político, nesta segunda-feira, 25, ele comentou sobre as candidaturas que devem estar na disputa de 2024 na Capital, além do PDT do prefeito José Sarto (PDT).

"Há um campo bolsonarista, aparentemente, dividido com a candidatura do (Capitão) Wagner (União Brasil) e uma candidatura do PL. E tem o nosso campo, o Partido dos Trabalhadores e os partidos aliados, que governam o Ceará com o governador Elmano (de Freitas). Qual é a minha avaliação? Se essa for uma eleição de dois turnos, eu tenho a certeza que o candidato desse nosso campo estará no segundo turno. O resto vai ser a dinâmica do processo eleitoral que vai dizer", diz Guilherme.

Além de Guilherme, são pré-candidatos a prefeito pelo PT a deputada federal Luizianne Lins e a deputada estadual Larissa Gaspar. Também foi citado pelo governador Elmano de Freitas o assessor especial do governo, Artur Bruno.

O que você achou desse conteúdo?