Do fio de cobre à fibra ótica. Da manivela ao touch screen. De um investimento rentável à mera participação em um combo promocional. As linhas de telefone fixo estão diminuindo em números e usos. É como se a comunicação por voz fosse passado, quando outrora esteve nas perspectivas mais futuristas de mercado. Mas o fato é que, se entre amigos e família a forma de se comunicar mudou totalmente, entre empresa e cliente o telefone fixo sobrevive como estratégia importante de vendas.
Números da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontam que, entre abril e maio, cerca de 500 mil unidades de linha fixa foram canceladas no País. No Ceará, em 10 anos, a redução foi de 23%. Outro dado exibe a nova forma de uso do telefone fixo no Estado na década: houve aumento de 228% nas autorizações (linhas disponibilizadas por empresas - e na maioria das vezes fazem parte de pacotes promocionais que incluem internet e TV) e queda de 58% nas concessões (linhas fornecidas por concessão pública, sem vínculo com outros serviços).
"De maneira geral, desde que houve o boom da internet e da mobilidade - hoje são quase 235 milhões de linhas móveis no Brasil - os acessos da linha fixa vêm decaindo. Os pacotes promocionais, a interiorização do celular, a expansão do 4G, 3G, da banda larga. Existem mais de 10 mil prestadores de banda larga no Brasil", resume a gerente de Universalização e Ampliação do Acesso da Anatel, Patrícia Rodrigues Ferreira. Banda larga, hoje, é um dos focos da Agência, que publicou recentemente plano estratégico da rede de telecomunicações contemplando a internet e a infraestrutura necessária.
Essas mudanças fazem parte de uma tendência global, de acordo com o coordenador do grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (Getel) da Universidade Federal do Cear[a (UFC), Rodrigo Porto Cavalcanti. "Todos os serviços hoje são digitais. O que acontece é uma liquidação do antigo sistema fixo, que era uma rede dedicada para a telefonia fixa. Com a internet, todos os serviços (TV, banda larga) podem ser ofertados por essa rede", detalha.
Mudança
Com tantas opções de pacotes de dados, o consumidor não hesita em mudar de operadora e parte para a portabilidade, que também vem crescendo