Logo O POVO+
As cidades sem prefeito no Ceará
Reportagem

As cidades sem prefeito no Ceará

Com interinos no cargo, seis municípios do Estado ainda não possuem prefeito definido. Com contas pendentes, gestores dão lugar a presidentes de câmaras interinamente enquanto aguardam futuro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cidades em prefeito no Ceará (Foto: O Povo)
Foto: O Povo Cidades em prefeito no Ceará

Votar e eleger um prefeito não significa, necessariamente, que ele estará à frente de um município algum tempo depois. Mesmo consagrado por uma vitória nas urnas. Apesar da posse de 178 prefeitos cearenses neste mês de janeiro, em alguns municípios, a situação ainda é de indefinição.

A questão envolve as outras seis cidades do Estado onde os respectivos candidatos eleitos ainda travam disputas judiciais para tentar efetivar o triunfo eleitoral e assumir seus cargos para os próximos quatro anos. Caso não tenham sucesso, a Justiça Eleitoral determina a realização de eleições suplementares para a escolha de um novo gestor ou gestora.

Um dos casos é o de Martinópole. Enquanto o prefeito eleito, James Martins (PP), está com registro de candidatura indeferido e aguarda a decisão de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem ocupa o posto no Executivo do município é o presidente da Câmara, Francisco Ediberto (PP), o Betão.

Correligionário de James Martins, Betão diz estar recebendo do ex-prefeito Júnior Fontenele (PL) uma gestão sucateada. O interino afirma que o atual dever é “pacificar esse período transitório e não deixar a população carente de um gestor” e “de repassar a administração na melhor condição possível para o futuro prefeito”.

“Atualmente, meu maior desafio é o ex-gestor municipal. Devido ao imbróglio que estamos vivendo, a resistência para entregar o município foi imensa”, protesta.

No município de Barreira, quem assume o posto de prefeito, no momento, é o empresário João Carlos Fernandes (PSD), presidente da Câmara.

A prefeita eleita, Maria Auxiliadora (PSD), espera julgamento do TSE após ter o registro de candidatura indeferido pelo TRE por contas reprovadas, em 2018, pelo Tribunal de Contas. Procurados, a prefeita e o seu interino não responderam à reportagem para aprofundar as declarações de defesa.

Em Caridade, quem assume o posto de Maria Simone Tavares (PDT) é o aliado e presidente da Câmara, Erivaldo Fernandes (PDT). Na região, contudo, a situação é complicada para a vencedora nas urnas.

Maria está impedida de exercer o mandato com base na Lei da Ficha Limpa, após ter contas reprovadas no TCE, na gestão anterior. Com o registro indeferido, o caso chegou ao TSE, que manteve o impedimento da posse em 1º de janeiro. Em 18 de dezembro, a Corte determinou ainda a realização de novas eleições no município.

Nas redes sociais, a pedetista publicou, em novembro, que foi eleita democraticamente e “desde o início da campanha”, “sofre de perseguição política do candidato adversário”, Antônio Xerez (PT). O interino Erivaldo foi procurado pela reportagem, mas não respondeu às mensagens enviadas.

Em Jaguaruana, o pedetista reeleito Roberto da Viúva foi substituído interinamente por Elias Oliveira (PCdoB), conhecido como Elias do Sargento. Roberto teve o registro rejeitado pelo TSE e a defesa negada pelo STF em dezembro.

Na última sexta-feira, 15, em seu perfil pessoal no Facebook, Elias relatou dificuldades em lidar com o pagamento do funcionalismo público da região, criticando a gestão de Roberto da Viúva.

“Se existiam recursos nas contas, porque não pagaram as folhas de pagamento? Aguardemos então o relatório da auditoria que está sendo realizada, a qual indicará, os inúmeros absurdos cometidos pela gestão anterior”, comentou Elias. O parlamentar não atendeu aos telefonemas para comentar detalhes da gestão.

Em Missão Velha e Pedra Branca, os presidentes de Câmara que assumem os cargos dos prefeitos eleitos Washington Luiz (MDB) e Antônio Góis (PSD), são, respectivamente, os vereadores Inácia Arraes (MDB), ou Dona Nazinha, e Rogério Curdulino (Pros).

“Recebemos o Município com grandes dificuldades, muitas dívidas, inclusive os salários do mês de dezembro dos servidores”, avalia Rogério sobre o momento da gestão.

O prefeito temporário adianta ainda que já conseguiu pagar os servidores da saúde e que sua equipe está na busca de recursos para a programação do pagamento das demais secretarias. A reportagem não conseguiu contato com Dona Nazinha.

 

Cidades com prefeitos interinos

Barreira

Prefeita eleita: Maria Auxiliadora Bezerra (PSD)

Prefeito interino: João Carlos Fernandes (PSD)

Caridade

Prefeita eleita: Maria Simone Fernandes (PDT)*

Prefeito interino: Erivaldo Fernandes (PDT)

*Candidatura indeferida no TSE, que determinou a realização de novas eleições no município

Jaguaruana

Prefeito eleito: Roberto Barbosa Moreira/Roberto da Viúva (PDT)

Prefeito interino: Elias Oliveira/Elias do Sargento (PCdoB)

Martinópole

Prefeito eleito: James Martins Pereira/James Bel (PP)

Prefeito interino: Betão Souza (PP)

Missão Velha

Prefeito eleito: Washington Luiz Macedo (MDB)

Prefeita interina: Inácia Arraes/Dona Nazinha (MDB)

Pedra Branca

Prefeito eleito: Antônio Góis Monteiro (PSD)

Prefeito interino: Juarez Abrantes de Melo (Solidariedade)

 

O que você achou desse conteúdo?