Logo O POVO+
PSD, MDB e PSDB põem projetos de poder em marcha
Reportagem

PSD, MDB e PSDB põem projetos de poder em marcha

| ARTICULAÇÕES | Domingos Filho, Eunício Oliveira e Luiz Pontes falam ao O POVO parte do que planejam para 2022, incluindo projetos pessoais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
LUIZ PONTES, presidente do PSDB cearense, enfatiza apoio a Eduardo Leite nas prévias tucanas (Foto: ALEX GOMES)
Foto: ALEX GOMES LUIZ PONTES, presidente do PSDB cearense, enfatiza apoio a Eduardo Leite nas prévias tucanas

Ex-vice-governador do Ceará, Domingos Filho tem se dedicado diariamente às conversas relativas à expansão do PSD. Disse ao O POVO que a sigla já tem acerto com 35 pré-candidatos a deputados estaduais e 16 a federais.

"Vamos procurar ainda ampliar mais o número, com esforço de tentar sair com chapa completa, esse aí é o nosso esforço", destacou o dirigente partidário. O partido aguarda resposta de outras 36 pré-candidaturas.

Atualmente, a bancada do PSD na Assembleia é formada por Érika Amorim, sozinha pelo partido após eleição de Patrícia Aguiar à Prefeitura de Tauá. Questionado se 2022 marcará o retorno à política, Filho afirmou que sim. "Há um sentimento dentro do partido que me estimula a disputar cargo majoritário", disse Filho.

Na prática, ele fala sobre três possibilidades: governador, vice-governador e senador. Mas detalha exatamente o que quer: "Vou lutar muito pra ser o que não fui." Ele não foi senador, mas fala mesmo de chegar ao Abolição como governador.

Domingos cultivou a expectativa de que seria indicado por Cid Gomes (então no Pros) à disputa em 2014, até Camilo Santana (PT) ser escolhido em meio à tumultuada convenção partidária. Indagado, ele responde que será o candidato desde que por indicação da aliança governista, da qual faz parte.

Eunício Oliveira (MDB), que já adiantou volta à cena eleitoral, ainda não fala sobre que cargo irá disputar. Governo, Senado e Câmara são as vias. A escolha ainda passa por conversas com o ex-presidente Lula (PT) e o governador Camilo.

EUNÍCIO OLIVEIRA (MDB)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
EUNÍCIO OLIVEIRA (MDB)

Presidente do MDB no Ceará, Eunício pretende ajudar a eleger oito deputados estaduais e três federais. No Parlamento situado na avenida Desembargador Moreira, o MDB fez quatro deputados em 2018. Agora, a meta é cinco. Na Câmara, o objetivo é três parlamentares.

No PSDB, a deputada estadual Fernanda Pessoa disputará pela primeira vez mandato na Câmara dos Deputados. O ex-prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, sai candidato ao Legislativo estadual. A informação foi confirmada por Luiz Pontes, presidente estadual tucano.

Segundo Fernanda, enquanto segundo maior PIB do Estado, Maracanaú precisa de uma representação em Brasília. Danilo Forte deve concorrer a mais quatro anos na Câmara. O atual mandato dele foi herdado do pai de Fernanda, Roberto Pessoa (PSDB), eleito prefeito de Maracanaú.

A bancada cearense tem 22 deputados federais. Carlos Matos e Raimundo Gomes de Matos são outros tucanos cogitados à disputa.

Luiz Pontes é claro ao dizer que a participação dos tucanos na aliança e no governo de Sarto, na Capital, não implica em parceria estadual. "Temos desejo de ter candidato a governador. Nosso desejo é apresentar um nome para disputar o Governo do Estado", confidencia.

FORTALEZA, CE, BRASIL,  10-05-2019: Luiz Pontes, presidente estadual do PSDB na convenção do partido na Assembléia Legislativa do Ceará. (Foto: Alex Gomes/O Povo)
Foto: ALEX GOMES
FORTALEZA, CE, BRASIL, 10-05-2019: Luiz Pontes, presidente estadual do PSDB na convenção do partido na Assembléia Legislativa do Ceará. (Foto: Alex Gomes/O Povo)

 

O que você achou desse conteúdo?