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Aviação regional no Ceará: Anúncios de novas opções animam, mas preço é desafio
Reportagem

Aviação regional no Ceará: Anúncios de novas opções animam, mas preço é desafio

| OPÇÕES E DEMANDA | Em outubro, o número de voos semanais ligando Fortaleza aos aeroportos do Interior chega a 24. Inflação sobre os preços das passagens é desafio, somente em setembro preço saltou quase 8%
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Salto da aviação regional no Ceará (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS Salto da aviação regional no Ceará

O Ceará chegou a 24 frequências semanais previstas para aviação regional em outubro. O movimento fortalece a interligação de Fortaleza com cidades do Interior, mas alguns desafios persistem, como os preços.

Os dados da Fraport, administradora do Aeroporto de Fortaleza, se referem à previsão de frequências para outubro. Essa crescente nas frequências ocorre principalmente após o período da pandemia e, no Ceará, especialmente em virtude do turismo.

Somente em voos para Jericoacoara e Aracati, somados, são seis voos por semana a partir de Fortaleza. A principal companhia a contribuir para esse resultado é a Azul, além da atuação da Voepass nos voos para Juazeiro do Norte.

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Em 2023, especialmente no período próximo da metade do ano, as companhias anunciaram uma série de ampliações de voos regionais e o Ceará foi beneficiado.

Caso disso é a Voepass, empresa aérea especializada em aviação regional e que também atua em parceria com a Latam neste segmento. No início de julho, a empresa anunciou nova fase de sua estratégia de expansão no Nordeste.

Na oportunidade, a Voepass confirmou a rota Fortaleza-Fernando de Noronha-PE, além de novo horário para a rota Fortaleza-Juazeiro do Norte.

Voepass anunciou voos ligando a Capital aos aeroportos regionais de Aracati, além de Juazeiro do Norte(Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS Voepass anunciou voos ligando a Capital aos aeroportos regionais de Aracati, além de Juazeiro do Norte

Principal companhia aérea do País em participação de mercado, a Latam captou fatia de 38,3% do mercado doméstico e, desde a pandemia, ampliou o olhar para a aviação local. Atualmente, a Latam opera 55 destinos nacionais.

Desde a pandemia, a Latam abriu 11 novos destinos no Brasil, como Jericoacoara e Juazeiro do Norte, no Ceará. A parceria codeshare com a Voepass, oferecendo bilhetes no latam.com, permitiu o incremento de mais 16 destinos regionais no Brasil.

“Mais do que aumentar o número de voos em determinado destino, a Latam avalia a demanda potencial de cada operação e o seu planejamento de malha aérea”, diz em nota.

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Assim, conforme a empresa, a taxa de aproveitamento nos voos da companhia com origem no Aeroporto de Fortaleza passou de 83,3% entre janeiro e agosto de 2022 para 85,1% entre janeiro e agosto de 2023; considerando o sentido contrário, a taxa de ocupação nos voos da Latam com destino a Fortaleza passou de 81,9% para 83,1% no mesmo período, conforme dados da Anac.

Já a Azul (incluindo sua subsidiária Azul Conecta) voa para oito cidades, sendo a principal companhia em número de destinos atendidos. São cerca de 30 voos diários (ida e volta) para as cidades de Fortaleza, Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Sobral, São Benedito, Aracati, Iguatu e Crateús.

“Em comparação com 2019, a companhia dobrou a quantidade de destinos atendidos no Ceará, que antes eram quatro e, em 2023, já são oito", afirma a companhia.

Salto da aviação regional no Ceará(Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS Salto da aviação regional no Ceará

Alessandro Oliveira, economista e professor do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) especialista em Transporte Aéreo, destaca que as empresas aéreas têm sido muito proativas na busca por crescimento econômico e competitividade com eficiência.

E cresceu muito a busca pelo passageiro a lazer, já que a pandemia gerou uma mudança comportamental em relação às viagens de negócio, que diminuíram.

"Todas as companhias aéreas no ambiente pós-pandemia tem buscado crescer novamente. E as empresas que conseguirem subir mais rápido são as que terão mais chance de sobrevivência nesse ambiente cada vez mais competitivo", pontua.

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No entanto, dentro desse cenário a inflação sobre o preço das passagens é um desafio. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a prévia da inflação de setembro teve nas passagens o segundo principal vetor inflacionário, com alta de 7,95%.

Apesar da adversidade em relação aos preços, os consumidores buscam viagens. Um levantamento feito pela fintech Trigg sobre os hábitos de consumo dos brasileiros, aponta que, no primeiro trimestre de 2023, os brasileiros gastaram mais com alimentação (39%), viagens e lazer (12%) e despesas escolares (11,2%).

Os dados ainda revelaram que, sobre o que mais chama a atenção na hora de comprar, os brasileiros continuam dando prioridade para valores mais acessíveis e promoções (36,5%). No geral, 71% dos brasileiros pretendem comprar mais neste segundo semestre de 2023 em relação aos primeiros meses deste ano.

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NÃO RESPONDERAM

O POVO questionou sobre a demora na operação do voo da Gol interligando Brasília, Fortaleza e Juazeiro, mas não obteve retorno da companhia. A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE) também não se pronunciou ao ser questionada sobre essa questão de Juazeiro ou sobre seus planos para aviação regional.

Em alta

O ano de 2022 representou um salto da aviação regional no Estado. A movimentação de passageiros nos aeroportos regionais cresceu 97% em relação a 2021. Foram 328.157 pessoas.

"UBER" DOS ÔNIBUS

A FlixBus Brasil, empresa de tecnologia em transporte rodoviário, chegou ao Ceará e outros seis estados do Nordeste com promoção de lançamento até 15 de outubro, com passagens a R$ 9,99 na interligação entre os destinos na Região. A promessa da empresa é ter preços mais competitivos do que as empresas de ônibus tradicionais.

O que é Aviação Regional

O termo “regional” nasceu da demanda e necessidade de conectar regiões inexploradas pela aviação comercial de grande porte. Para sintetizar: Aviação Regional pode ser entendida como a conexão regular entre destinos com baixa densidade de tráfego.

Entre 2019 e 2021, foi proposto pelo Ministério da Infraestrutura a meta de chegar a 2025 com 200 cidades oferecendo voos regionais regulares, sendo que em 2019 já haviam pouco mais de 100 aeroportos brasileiros com operações regionais regulares, a INFRAERO é a responsável por parte do investimento no setor.

Características das empresas que atuam na aviação regional

Azul: Atual operadoras da rota Fortaleza-Juazeiro do Norte, a Azul Linhas Aéreas opera regionalmente nas cinco regiões do País. As aeronaves utilizadas pela empresa nesse tipo de operação são os modelos Embraer 195 e ATR72, além do Airbus 320neo para localidades com maior demanda. A empresa aérea ainda tem como subsidiária a Azul Conecta, que atua com modelo Cessna Gran Caravan.

Voepass: Também operando voos entre Fortaleza e Juazeiro do Norte, além de ligar o Estado ao arquipélago turístico de Fernando de Noronha, a Voepass (antiga Passaredo) tem parceria codeshare com a Latam. A operação é realizada com aeronaves ATR72 e ATR42.

Frequências partindo de Fortaleza

Juazeiro do Norte: 14 semanalmente (Azul e Voepass)
Jericoacoara: 3 semanalmente (Azul)
Aracati: 3 semanalmente (Azul)
Sobral: 2 semanalmente (Azul)
Iguatu: 2 semanalmente (Azul)
Fonte: Fraport Brasil-Fortaleza

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