Logo O POVO+
Com poesia, prosa e teatro, confira alguns títulos do "poetinha" Vinícius de Moraes
Vida & Arte

Com poesia, prosa e teatro, confira alguns títulos do "poetinha" Vinícius de Moraes

Esta quinta, 9, marca os 40 anos da morte do poeta. O Vida&Arte selecionou algumas obras para conhecer e celebrar a trajetória do multifacetado poetinha
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Obra múltipla de Vinicius de Moraes segue sendo celebrada e revisitada (Foto: AFP)
Foto: AFP Obra múltipla de Vinicius de Moraes segue sendo celebrada e revisitada

Há 40 anos o poeta que marcou a literatura e a música nacional, Vinicius de Moraes, falecia após sofrer um edema pulmonar. Ao longo dos 66 anos de sua intensa vida, o boêmio "poetinha", como ficou conhecido, deixou uma parte essencial de si mesmo na literatura, no teatro, no cinema e na música - totalizando uma obra que, mesmo décadas depois de seu falecimento, continua sendo celebrada e revisitada. Além de ser considerado o maior sonetista que o Brasil já teve, Vinícius deixou o legado de seus versos na música brasileira e, junto de Tom Jobim e João Gilberto, fez parte da primeira geração da Bossa Nova.

Leia também | No Dia Mundial da Poesia, escritores declamam versos para enfrentar os tempos de quarentena

Além da carreira musical, Vinicius de Moraes escreveu pelo menos cinco textos teatrais, sendo "Orfeu da Conceição" o mais conhecido deles. A sua sensibilidade como poeta também está expressa em diversos livros e versos tão conhecidos como os de "Soneto do amor total" e "Rosa de Hiroshima". Escritor, dramaturgo, letrista, poeta e diplomata, Vinícius era muitos e, justamente por isso, há muitos caminhos para conhecê-lo. A seguir, o Vida&Arte selecionou algumas obras representativas para celebrar carreira do artista nesta data.

Leia também | Rogaciano Leite, o trovador sertanejo que se apaixonou por Fortaleza

E por falar em saudade...

O projeto "Saudades do Poeta", do pianista Kiko Continentino e da cantora Lucynha Lima, revisita a obra de Vinicius de Moraes na semana em que se completam 40 anos da morte do artista. Nesta quinta, 9, e no próximo sábado, 11, eles realizam uma homenagem à trajetória de Vinícius em formato de live, com início sempre às 19 horas. A transmissão ocorrerá via Facebook e Instagram da dupla.

Kiko e Lucynha interpretarão diversas composições do poeta para relembrar suas mais ilustres parcerias, percorrendo as diferentes fases da carreira do artista. Na live de hoje, a dupla vai executar algumas das parcerias de Vinicius com Tom Jobim, Carlos Lyra, Edu Lobo e Baden Powell. Já no sábado, 11, Kiko e Lucynha apresentam a produção de Vinicius para crianças, em live voltada ao público infantil e cujo repertório traz canções do álbum "A Arca de Noé" (1980).

Saudades do poeta: 40 anos sem Vinícius de Moraes

Quando: Hoje, 9, e sábado, 11, às 19 horas

Onde: pelo Instagram @kikocontinentino

 

A Arca de Noé reúne poesias infantis de autoria de Vinicius
A Arca de Noé reúne poesias infantis de autoria de Vinicius

Poesia

Nova Antologia poética

Lançado em 2003, o livro traz um olhar renovado sobre a obra viniciana e dá conta de um percurso de mais de 20 anos de publicações do poeta, desde a sua primeira fase, considerada transcendental e mística.

Ed. Companhia das Letras

254 páginas

A arca de Noé

Antes de se tornarem conhecidos no disco infantil, os poemas "A casa", "O gato", "O pingüim", entre outros, foram publicados em livro pela primeira vez em 1993. Os poemas de "A Arca de Noé" foram originalmente escritos para os filhos de Vinicius, Suzana e Pedro de Moraes.

Ed. Companhia das Letrinhas

64 páginas

Leia também | O autismo no espaço da poesia

"Para viver um grande amor", livro fala da profundidade das paixões humanas

Prosa

Para viver um grande amor

O livro tem o mesmo título de uma das mais celebradas canções de Vinicius. Publicado pela primeira vez em 1962, a obra aproxima a prosa e a poesia para lançar uma visão ao mesmo tempo lírica e aguda do cotidiano.

Ed.Companhia das Letras

191 páginas

Leia também | 10 filmes românticos para assistir com seu crush na quarentena

Para uma menina com uma flor

As crônicas publicadas nesta obra foram selecionados pelo próprio Vinicius entre aquelas que publicara em jornais e revistas ao longo de 25 anos, tendo 1941 como data inicial. Emoção, ironia, dores e alegrias humanas compõem a variedade temática da obra.

Ed. Companhia das Letras

224 páginas

Leia também | Com Rainbow Rowell e Thalita Rebouças, 4ª Flipop promove debates sobre literatura juvenil

 

Orfeu da Conceição revelou Vinicius de Moraes como dramaturgo
Orfeu da Conceição revelou Vinicius de Moraes como dramaturgo

Teatro

Orfeu da Conceição

A peça teatral escrita por Vinicius de Moraes em 1954 é inspirado no mito de Orfeu e Eurídice. Ambientada em uma favela carioca, o texto mescla poesia e música popular, teatro e canção. A criação do espetáculo também deu origem a uma parceria musical entre Vinícius e Tom Jobim.

Ed. Companhia das Letras

104 páginas

Leia também | Aulas com Ricardo Lísias sobre obra de Proust tem transmissão aberta no Youtube

 

O poeta e o violão
O poeta e o violão

Música

Toquinho e Vinícius - O poeta e o violão (1975)

Com um toque minimalista, Toquinho e Vinicius imprimem toda a sua identidade e genialidade nas canções deste repertório. Eles interpretam sucessos aclamados até hoje como "Canto de Ossanha" e "Insensatez".

Os Afro-sambas (1966)

O disco ganhou destaque por aproximar elementos da sonoridade africana ao samba. É o segundo LP lançado pela parceria Baden Powell e Vinícius de Moraes. Oito canções misturam instrumentos do candomblé e da umbanda (como atabaques e afoxés) além de timbres de agogôs e pandeiros.

 

O que você achou desse conteúdo?