Logo O POVO+
Exposição inédita do artista plástico Stênio Burgos entra em cartaz na quarta-feira, 23
Vida & Arte

Exposição inédita do artista plástico Stênio Burgos entra em cartaz na quarta-feira, 23

A mostra "Realtopia" traz mais de 80 obras de Stênio Burgos e apresenta a "odisseia pessoal" do pintor em busca de alternativas a longo prazo para as crises da humanidade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Stênio BUrgos estreia exposição
Foto: ARES SOARES/ Divulgação Stênio BUrgos estreia exposição "Realtopia" no Espaço Cultural Unifor

O artista plástico cearense Stênio Burgos terá suas obras exibidas em uma exposição inédita a partir desta quarta-feira, 23, no Espaço Cultural Unifor. Intitulada "Realtopia", a abertura oficial acontece virtualmente nesta terça, 22, às 19 horas, por meio das plataformas digitais da Universidade de Fortaleza. A exibição ocorrerá até 20 de dezembro e as visitas deverão ser realizadas a partir de agendamento prévio.

Com mais de 80 obras, a "Realtopia" contempla trabalhos marcantes da trajetória artística e pessoal de Burgos. A mostra percorre o passado e o presente do pintor, abrangendo a "odisseia" particular do artista. Assim, há mesclagem entre obras já apresentadas anteriormente e obras até então desconhecidas pelo público.

A seleção dos quadros ocorreu por meio de um "trabalho conjunto", de acordo com o artista plástico. Quem também atuou nesse processo foi a curadora Olga Paiva, que afirma que a escolha das obras buscou atender "àquilo que fosse mais significativo" para Stênio Burgos. Ela reforça os temas que são trabalhados nas suas pinturas. "É a descoberta dele do mundo, de como ele o lê e se situa diante disso", pontua. A curadora também destaca que o autor está "sempre em busca de chaves para emoções", o que influenciou na triagem das obras presentes na exposição.

Nascido em 1954 em Crateús, município cearense localizado a 359,1km de Fortaleza, o artista plástico tem formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e também se dedicou aos estudos de desenho e de pintura em Barcelona, na Espanha, a partir da década de 1980.

Leia também | Lei Aldir Blanc alcançará 1,4 mil beneficiários em Fortaleza; inscrições começam na segunda, 21

Curiosamente, o nome da exposição está diretamente relacionado a esse período, quando Stênio Burgos foi bolsista no projeto "Fórum Humanum". Esse projeto, promovido por um dos fundadores do grupo "Clube de Roma", tinha o objetivo de propor, por meio de um trabalho interdisciplinar, alternativas para que a humanidade enfrentasse crises a longo prazo.

Assim, Burgos pensou em possíveis soluções para os problemas do mundo naquele tempo e nomeou "Realtopia" o caderno que continha as suas ideias a respeito desse assunto. Ele relata que esse caderno ficou guardado até receber o convite, em 2019, para realizar exibição de suas obras. A partir disso, revisitou seus registros e já teve em mente o nome que gostaria de dar à exposição. "A 'Realtopia' seria a concretização das nossas utopias, que na vida real são impossíveis de realizar, mas na arte não", explica o pintor.

Leia também | Filme "Love Story" completa 50 anos e prova vivacidade do melodrama no cinema

A utopia na arte de Stênio Burgos está na pintura que o artista faz de mundos que ele gostaria que existissem. Entretanto, ele destaca elementos do seu cotidiano e da sua própria vivência. "Eu pinto o meu mundo, completamente concreto, completamente real, mas ao mesmo tempo é um mundo imaginário", acrescenta.

Conforme suas vivências em outros países, Burgos desenvolveu seu estilo de arte. A maior influência nos seus traços vem da Holanda, tendo feito sua primeira temporada pictórica por lá em 2004, quando completou 50 anos. "Sempre me identifiquei muito com a pintura holandesa do século XVII, com pintores como Rembrandt (1606-1669) e Frans Post (1612-1680). Eles pintavam o cotidiano e essa é a minha arte. Sempre gostei de me retratar cotidianamente", afirma.

Apesar de reconhecer essas raízes artísticas holandesas, Stênio Burgos destaca que sua pintura é "muito brasileira", tanto na cor quanto na forma. Por isso, um dos objetivos do artista com a exposição "Realtopia" é transmitir aos espectadores o sentimento de "brasilidade" e de um Brasil idealizado, em que "tudo será possível e onde preservaremos a natureza, a cultura e a ciência".

Leia também | Demócrito Rocha enfrenta autoritarismo no início do século XX no Ceará

Inicialmente prevista para ocorrer em março, a exposição teve de ser adiada devido às medidas de distanciamento físico estabelecidas como formas de prevenção ao novo coronavírus. Durante os últimos meses, Stênio esteve no seu ateliê em Icaraí de Amontada e, para ele, foram momentos bastante difíceis. Com o sentimento de solidão ampliado, ele recorreu à pintura e criou uma nova série de quadros, mas esses não estarão na mostra. "Era uma forma de mostrar para a minha família, para os meus amigos e para todo mundo que eu estava vivo, produzindo e que a arte me salvaria", afirma.

Stênio Burgos comenta que pretende continuar essa série de quadros, mesmo que as obras criadas durante os últimos meses não estejam dispostas em "Realtopia". Ele acrescenta que suas pinturas servem como "uma forma de superação". Ao longo de sua vida, Burgos já foi protagonista de mais de 10 exposições individuais.

Exposição Stênio Burgos - Realtopia

Quando: de 23 de setembro a 20 de dezembro. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19 horas; e sábados e domingos, das 10h às 18 horas
Onde: Espaço Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
Telefone: 3477 3818
Abertura: hoje, 22, às 19 horas
Onde acompanhar: Youtube, Facebook, Instagram e TV Unifor (canal 181 da NET)
Aberto ao público

O que você achou desse conteúdo?