Logo O POVO+
"Invento de Borboletas": escritora cearense Marília Lovatel publica coletânea de textos
Vida & Arte

"Invento de Borboletas": escritora cearense Marília Lovatel publica coletânea de textos

Escritora cearense Marília Lovatel lança "Invento de Borboletas" em live no próximo sábado, 10, às 17 horas. Obra é reunião de 50 textos que formam um "livro-casulo"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Novo livro de Marília Lovatel,
Foto: Divulgação Novo livro de Marília Lovatel, "Invento das Borboletas"

Entre os livros da estante, Marília Lovatel apanhou com a ponta dos dedos um poema de Manoel de Barros: "Privilégio dos ventos: semear borboletas". Os versos pousaram leves nas mãos da escritora cearense. "De certa forma, é o que o escritor faz: inventa, se inventa, se faz vento criador nessa semeadura textual". O gosto pela sonoridade das palavras juntas — vento, borboletas, invenção — nomeou o novo livro da autora: "Invento de Borboletas", publicado pela Aliás Editora.

Coleção de textos de Marília Lovatel, entre inéditos e já publicados, a obra é uma metamorfose na trajetória artística da escritora: "Depois de dez livros que abraçam as crianças e os jovens, esse é um registro de uma nova fase. Acredito que os livros infantis e juvenis devem interessar a todas as idades por duas razões. A primeira é fugir de uma produção que se pretenda leitura exclusiva das crianças e dos jovens, arriscada a reducionismos e a estereótipos. A segunda é lembrar que fomos todos crianças, então, um texto pode atingir diversos públicos, simultaneamente, dando acesso aos leitores iniciantes."

Leia também | Arte fraude? Falsificação e originalidade na era da reprodução

"Por outro lado, há livros que exigem certa maturidade do leitor. Digamos que esse é um livro-casulo, com 50 textos que trazem marcas de uma metamorfose. São crônicas, textos curtos batizados como impressões, poemas e contos. Alguns deles já publicados em jornais ou antologias e outros inéditos, reunidos sob essa ótica da transformação", explica.

Autora de obras infanto-juvenis — com títulos apresentados por Rachel de Queiroz, Ignácio de Loyola Brandão, Ana Miranda, Antônio Torres e Socorro Acioli —, Marília Lovatel presenteia sua escrita com os 20 anos de experiência em sala de aula.

Leia também | Um Da Vinci verdadeiro ou falso? As incertezas sobre o "quadro mais caro do mundo"

"Que outro espaço seria um microcosmo tão perfeito do mundo, como é uma sala de aula? São histórias de vida, sonhos, angústias e coragens que se entrelaçam. Tudo tem início ou desemboca na sala de aula. É um espaço privilegiado não só na construção do saber e na formação do leitor, mas decisivo para os seres humanos que nos tornamos ao longo da vida", defende. Mestre em Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC), a cearense é professora da Pós-Graduação em Escrita Literária no Centro Universitário Farias Brito.

"Amor, morte, família, perda, transformação, liberdade, encontro, desencontro, esperança, leveza, afeto". Retratos de uma vida permeiam as quase 90 páginas de "Invento de Borboletas". É quase como se eu ousasse listar o que me desperta na vida", continua Marília. "A borboleta é um símbolo para o momento que estamos atravessando. Com a pandemia, é como se os tempos nos exigissem a tessitura de nossos próprios casulos, no isolamento que precede a transformação", defende ainda a escritora.

Leia também | 80 anos de teatro: Nelson Rodrigues explode a família brasileira

Em 2019, Marília lançou um livro de poemas e aforismos em parceria com o pesquisador Marcelo Peloggio. A intimidade da autora com a poesia se manifesta também na musicalidade rítmica da prosa. "A sonoridade é um aspecto fascinante da palavra, mesmo se lida em silêncio. A música se manifesta em certos arranjos, mas não é necessariamente sinônimo de poesia. Há poesias mudas de musicalidade e que saltam nas imagens. O encontro às vezes acontece. A poesia pode ser narrativa e a prosa comportar imagens poéticas. É um desafio equilibrar essas forças, porque tem sempre um vento que desarruma tudo", ressalta.

Com ilustrações de Júlia Pinto, comentário de capa de Regina Ribeiro, edição executiva de Anna K. Lima e Isabel Costa e projeto gráfico de Jéssica Gabrielle Lima, "Invento das Borboletas" é o primeiro livro de Marília Lovatel publicado pela Aliás Editora. Criada em 2017 com o objetivo de publicar livros, zines e outras publicações artesanais nos mais diversos gêneros, a Aliás promove lançamentos de trabalhos de mulheres e de pessoas trans no intuito de construir territórios — literários e além — mais inclusivos.

Leia também | Podcast Vida&Arte estreia nova temporada

"Invento das Borboletas" foi contemplado na Chamada Pública para Seleção e Aquisição de Acervo Bibliográfico de Produção Cearense para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará/Lei Aldir Blanc- 2020. Cada uma das 423 bibliotecas cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas vai receber dois volumes da obra.

Capa de
Capa de "Invento das Borboletas", de Marília Lovatel

Invento de Borboletas, Marília Lovatel

Número de páginas: 88

Quanto: R$ 40

Onde comprar: aliaseditora.com

Live de lançamento dia 10 de abril, sábado, às 17 horas. Instagram @marilialovatel e @aliaseditora

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?