Logo O POVO+
Lançamento de livro infantil marca os 7 anos da editora cearense Substânsia
Vida & Arte

Lançamento de livro infantil marca os 7 anos da editora cearense Substânsia

Editora independente cearense Substânsia comemora sete anos com lançamento de livro infantil neste domingo, 18
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Editora Substânsia: 
o designer gráfico Daniel Firmino e 
os poetas Talles Azigon e Madjer Pontes (Foto: Roberto Kennedy/Divulgação)
Foto: Roberto Kennedy/Divulgação Editora Substânsia: o designer gráfico Daniel Firmino e os poetas Talles Azigon e Madjer Pontes

Com o objetivo de publicar trabalhos de autores contemporâneos e de promover diálogos entre criadores de diferentes artes, surgiu, em 2014, a editora independente cearense Substânsia. Neste mês, ela completa aniversário de sete anos e inclui, em sua programação, o lançamento de um livro infantil. O evento ocorrerá no Google Meet neste domingo, 18, a partir das 16 horas e a obra terá preço promocional na ocasião.

Idealizada inicialmente por Madjer Pontes, Nathan Matos e Talles Azigon, que, na época, eram estudantes do curso de Letras na Universidade Federal do Ceará (UFC), a editora buscou contribuir para a ampliação da cena literária no Estado.

“Nós sempre pensamos na Substânsia como uma plataforma de impulsão da literatura cearense. Como somos uma editora que não tem capital financeiro elevado e o que nos move é a paixão pelas palavras, sempre quisemos potencializar o máximo possível com os poucos recursos que temos”, declara Talles Azigon.

Leia também | Artista indígena convida voluntários para encontrarem sua ancestralidade

Atualmente, a equipe é formada por Madjer, Talles e Daniel Firmino. Todos participam das etapas de produção de projetos da editora, mas o poeta Madjer foca na revisão, o designer Daniel cuida da parte gráfica e o também poeta Talles atua na divulgação. Nesses sete anos de existência, foram publicados 52 livros, entre obras de poesias, contos, romances, literatura infantil e ensaios. Além disso, houve eventos literários e formações nas áreas da literatura, da escrita e da edição de livros.

A Substânsia não deixou de ser atingida pela pandemia do novo coronavírus, e Talles relata que uma das formas encontradas para que a editora “sobrevivesse” a esse período veio a partir de apoios vindos da Lei Aldir Blanc. Com edital de aquisição de acervo para o sistema estadual de bibliotecas públicas do Ceará, a editora conseguiu recursos para a publicação de oito livros.

Diante disso, ele reforça a importância de ações públicas de incentivo e apoio ao setor da cultura, principalmente para iniciativas independentes. Para Talles Azigon, a continuidade de trabalho da editora na pandemia pode “acender a esperança” nas pessoas: “Nós sempre quisemos que a Substânsia fosse uma chance de esperança, de oportunidade e de beleza no coração da literatura cearense."

Leia também | Itaú Cultural lança programação voltada à criação de cenas teatrais

Nesses sete anos de caminhada no mundo editorial, Talles, apesar de achar que seria possível “dar mais resultados para a Cidade e para o Estado” a partir de mais investimentos públicos, vê como “muito marcante” a trajetória da Substânsia. Ele sente que foi possível incentivar escritores, ilustradores, designers e editoras a trabalharem o livro “como um objeto complexo” e, assim, o tratarem a partir de várias perspectivas e com mais qualidade. “Nós queremos que o texto seja bem tratado e que o ‘objeto livro’ que leva esse texto seja muito bonito”, acrescenta.

Ele acrescenta que as editoras independentes contribuem para a “diversidade” de discursos que vão além do aspecto comercial. “As editoras independentes conseguem colocar em questão outras pautas que são muito importantes e que vão além do comercial, como a diversidade, a estética, a questão de pensar uma atualização e uma renovação da literatura. Isso nós temos sempre pulsando graças às editoras independentes”, defende o poeta.

Os rumos da Substânsia na caminhada para projetos futuros incluem publicações impressas de livros que atualmente estão disponíveis apenas de forma digital, reedições de obras e também antologias tanto regionais quanto nacionais. Além disso, ela está passando por repaginação visual e atualização de seu site.

Leia também | Festival de Cinema Fantástico estreia edição online incluindo filme cearense

Para concretizar fisicamente essa trajetória que começou a ser construída há sete anos, a editora terá uma sede com loja direcionada para os títulos que publicou e obras de outras editoras independentes do País. A “casa” da Substânsia, localizada no bairro Joaquim Távora, tem previsão de abertura para visitação no início de maio.

A celebração do aniversário de sete anos da Substânsia será marcada pelo lançamento do segundo livro da escritora cascavelense Elzilene Nóbrega com a editora. O primeiro projeto dessa parceria foi "Histórias da Rua Grande: Contos Populares de uma Cidade", que reúne narrativas da tradição oral de moradores de Pacajus. Neste domingo, 18, será a vez de "A Luz Misteriosa no Céu do Sertão" passar a ocupar o catálogo da Substânsia.

O enredo do livro é narrado por uma menina que, junto com sua família, vai passear em Banabuiú, no Sertão Central cearense, durante os festejos de São João. Em um momento, uma luz que aparece nos céus ofusca a vista de uma família inteira, e então surge a curiosidade de descobrir o que seria aquele evento misterioso em uma região onde são comuns os relatos de aparecimentos de Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis).

Leia também | Documentário em finalização traz histórias de dramistas no Ceará

Segundo a autora, na época em que a história é desenvolvida não havia luz elétrica, muito menos internet. Assim, era comum que as reuniões entre as pessoas fossem marcadas pela oralidade, com cantorias e contações de histórias. Entretanto, ela "jura de pés juntos e dedo mindinho" que a história é uma memória de sua infância e que foi verdadeira.

Elzilene Nóbrega afirma que pesquisa narrativas de tradição oral e que fazem parte da memória coletiva de uma comunidade. Assim, decidiu "trazer aspectos da oralidade" em seu texto para proporcionar uma experiência em que os leitores se sintam como se estivessem "em uma conversa sem pressa de tardezinha nas calçadas". Com o livro, a autora buscou também valorizar os festejos juninos, uma "riqueza cultural" do Estado.

Amanda Nunes produziu as ilustrações presentes no livro  "A Luz Misteriosa no Céu do Sertão", de Elzilene Nóbrega
Foto: Divulgação
Amanda Nunes produziu as ilustrações presentes no livro "A Luz Misteriosa no Céu do Sertão", de Elzilene Nóbrega

As ilustrações da obra foram feitas por Amanda Nunes, que utilizou a estética da xilogravura para preencher a composição gráfica do livro e para, assim, "retratar o rico imaginário da cultura popular". "A história traz a memória do sertão e também o mistério da tecnologia desconhecida, então, nada melhor que reproduzir nas ilustrações do livro a representação desses dois elementos por meio das cores e da técnica", indica Amanda.

A escritora está "bastante feliz e ansiosa" para o lançamento de seu livro, pois, segundo ela, a obra está em uma "dimensão muito afetiva". Além disso, comenta que publicar esse trabalho com uma editora independente do Nordeste "é um ato de resistência" em meio a possibilidade de os livros perderem a isenção de impostos. Ela acrescenta que essa resistência foi possível a partir da "valorização de políticas públicas culturais".

Com o seu novo livro, Elzilene espera que os leitores consigam "compreender que o sertão é rico de histórias" e como elas são importantes neste momento: "O lançamento também é uma oportunidade para agradecer as pessoas que trabalharam na feitura do livro e para reforçar que as histórias são fundamentais para atravessarmos os tempos difíceis em que estamos vivendo e enfrentando com a pandemia."

O livro
O livro "A Luz Misteriosa no Céu do Sertão", de Elzilene Nóbrega, será publicado pela editora Substânsia.

"A Luz Misteriosa no Céu do Sertão", de Elzilene Nóbrega

De Elzilene Nobrega

Editora Substânsia

26 páginas

Quanto: R$ 20 (preço promocional) R$ 10 (frete)

Quando: lançamento neste domingo, 18, às 16 horas

Onde: pelo Google Meet; inscrições no endereço www.bit.ly/lancamentosubstansia

Mais informações: perfil @substansia no Instagram

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

O que você achou desse conteúdo?