Logo O POVO+
Espetáculo do Marimbanda marca a volta da música no palco do Cine São Luiz
Vida & Arte

Espetáculo do Marimbanda marca a volta da música no palco do Cine São Luiz

Equipamento cultural retorna programação presencial de espetáculos musicais com "Cuidar de Nós"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Quarteto Marimbanda participa da programação da Virada Cultural 2023 do CCBNB (Foto: Rosina Popp/Divulgação)
Foto: Rosina Popp/Divulgação Quarteto Marimbanda participa da programação da Virada Cultural 2023 do CCBNB

"Cuidar de nós" — o espetáculo do quarteto instrumental Marimbanda enuncia um pacto coletivo: a pluralidade do cuidado em tempos de pandemia. No próximo domingo, 26, o show da banda formada por Luizinho Duarte (composições/ bateria), Heriberto Porto (flautas), Pedro Façanha (contrabaixo) e Thiago Almeida (piano e escaleta) marca o retorno da música no palco principal do Cineteatro São Luiz com público presencial em 2021.

A retomada dos espetáculos musicais no equipamento atenderá medidas de biossegurança — dos 1.050 lugares, serão disponibilizados 301, atendendo às normas gerais dos protocolos que estipulam espaçamento em zigue-zague e com distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as cadeiras. O uso de máscara no interior do equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) é obrigatório.

Ao longo de 70 minutos, a Marimbanda embala da retomada presencial com o gesto da alteridade passeando pelas notas musicais. O espetáculo une composições inéditas e outras já consagradas de Luizinho Duarte, como “Fonte do Adeus”, “Que Conversa é Essa” e “Eu Quero é Baiãozar”. Também serão apresentadas composições de Thiago Almeida, como “Duarteana” e “Pétalas de Oxum”, além de parcerias de Thiago e Luizinho como “Fortaleza-Natal” e “Abracadabra 2”. "A música 'Cuidar de nós' está no repertório do grupo há 12 anos. A gente sempre usou essa canção para propagar a mensagem do cuidado com a gente e, consequentemente, o cuidado com o outro", elucida Thiago Almeida.

"A Marimbanda tem consciência de que essa mensagem que está no título do espetáculo está também na forma que a gente se prepara para receber a plateia, na forma que a gente se relaciona com a produção do teatro. Todo esse cuidado estará nítido para quem for ao nosso encontro no dia 26", ", adiciona Thiago. "O repertório da Marimbanda é sempre uma imersão na vasta produção do Luizinho Duarte — que é o principal compositor do grupo — e as parcerias que estão se solidificando e ganhando mais espaço. São músicas diversificadas com arranjos bem elaborados", continua o pianista, arranjador e compositor. O quarteto atravessa ritmos como baião, frevo, samba, choro e bossa nova, além de executar também releituras de jazz.

Cineteatro São Luiz retorna programação presencial de espetáculos musicais com
Cineteatro São Luiz retorna programação presencial de espetáculos musicais com (Foto: Rosina Popp/Divulgação)

Flautista da Marimbanda, Heriberto Porto relata os impactos da pandemia de Covid-19 no cotidiano do grupo: "Em fevereiro de 2020, nós tínhamos lançado o nosso CD 'Caminhar' com um Theatro José de Alencar lotado e nos preparávamos circular com este novo disco, tínhamos — até viagem para a Europa estava em nossos projetos. De repente, tudo mudou. Esse momento de pandemia afetou muito o nosso grupo, que vivia se encontrando… Ficamos chocados", relembra. "Primeiro, foi entender este momento e ver como seguiríamos juntos mesmo separados, então a gente passou a se comunicar mais , planejar algumas lives e gravações. O Luizinho Duarte continuou a compor e mostrava coisas lindas para o Thiago, que passava a pensar os arranjos. Eram músicas muito sensíveis, sempre bonitas. 'Brincando na chuva' é desta fase e estará no show no Cine São Luiz. É com muita emoção que apresentamos esse show que será o primeiro com a presença de nosso público", finaliza.

Espetáculo musical "Cuidar de Nós" da Marimbanda

Quando: 26 de setembro, às 18h

Onde: Palco principal do Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 - Centro)

Entrada: R$ 30,00 (inteira) / R$ 15,00 (meia) à venda na bilheteria e no site da Sympla a partir do dia 10/09 (sexta-feira)

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?