"Cuidar de nós" — o espetáculo do quarteto instrumental Marimbanda enuncia um pacto coletivo: a pluralidade do cuidado em tempos de pandemia. No próximo domingo, 26, o show da banda formada por Luizinho Duarte (composições/ bateria), Heriberto Porto (flautas), Pedro Façanha (contrabaixo) e Thiago Almeida (piano e escaleta) marca o retorno da música no palco principal do Cineteatro São Luiz com público presencial em 2021.
A retomada dos espetáculos musicais no equipamento atenderá medidas de biossegurança — dos 1.050 lugares, serão disponibilizados 301, atendendo às normas gerais dos protocolos que estipulam espaçamento em zigue-zague e com distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as cadeiras. O uso de máscara no interior do equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) é obrigatório.
Ao longo de 70 minutos, a Marimbanda embala da retomada presencial com o gesto da alteridade passeando pelas notas musicais. O espetáculo une composições inéditas e outras já consagradas de Luizinho Duarte, como “Fonte do Adeus”, “Que Conversa é Essa” e “Eu Quero é Baiãozar”. Também serão apresentadas composições de Thiago Almeida, como “Duarteana” e “Pétalas de Oxum”, além de parcerias de Thiago e Luizinho como “Fortaleza-Natal” e “Abracadabra 2”. "A música 'Cuidar de nós' está no repertório do grupo há 12 anos. A gente sempre usou essa canção para propagar a mensagem do cuidado com a gente e, consequentemente, o cuidado com o outro", elucida Thiago Almeida.
"A Marimbanda tem consciência de que essa mensagem que está no título do espetáculo está também na forma que a gente se prepara para receber a plateia, na forma que a gente se relaciona com a produção do teatro. Todo esse cuidado estará nítido para quem for ao nosso encontro no dia 26", ", adiciona Thiago. "O repertório da Marimbanda é sempre uma imersão na vasta produção do Luizinho Duarte — que é o principal compositor do grupo — e as parcerias que estão se solidificando e ganhando mais espaço. São músicas diversificadas com arranjos bem elaborados", continua o pianista, arranjador e compositor. O quarteto atravessa ritmos como baião, frevo, samba, choro e bossa nova, além de executar também releituras de jazz.
Flautista da Marimbanda, Heriberto Porto relata os impactos da pandemia de Covid-19 no cotidiano do grupo: "Em fevereiro de 2020, nós tínhamos lançado o nosso CD 'Caminhar' com um Theatro José de Alencar lotado e nos preparávamos circular com este novo disco, tínhamos — até viagem para a Europa estava em nossos projetos. De repente, tudo mudou. Esse momento de pandemia afetou muito o nosso grupo, que vivia se encontrando… Ficamos chocados", relembra. "Primeiro, foi entender este momento e ver como seguiríamos juntos mesmo separados, então a gente passou a se comunicar mais , planejar algumas lives e gravações. O Luizinho Duarte continuou a compor e mostrava coisas lindas para o Thiago, que passava a pensar os arranjos. Eram músicas muito sensíveis, sempre bonitas. 'Brincando na chuva' é desta fase e estará no show no Cine São Luiz. É com muita emoção que apresentamos esse show que será o primeiro com a presença de nosso público", finaliza.
Espetáculo musical "Cuidar de Nós" da Marimbanda
Quando: 26 de setembro, às 18h
Onde: Palco principal do Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 - Centro)
Entrada: R$ 30,00 (inteira) / R$ 15,00 (meia) à venda na bilheteria e no site da Sympla a partir do dia 10/09 (sexta-feira)
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui