A banda de rock cearense Selvagens à Procura de Lei é um dos nomes mais sólidos no cenário musical brasileiro há alguns anos. De volta à cidade natal, os integrantes da banda se reinventaram para realizar novas atividades, como foi o caso do vocalista, Rafael Martins, também chamado de Rafa Martins, que faz agora sua estreia como solista com “Paisagens”.
Aos 31 anos, o cantor e compositor cearense decidiu encarar um novo desafio e faz sua estreia como solista com o álbum “Paisagens”. O disco de 21 músicas passeia por uma vasta variedade de gêneros musicais, desde folk e MPB até indie rock. O álbum, que é resultado de um processo criativo empreendido durante a pandemia, mostra o saudosismo do cantor, agora de volta à cidade natal, em relação à sua infância e adolescência em Fortaleza.
Rafa destaca a preocupação em fazer um álbum que retratasse sua vida agora, em meio ao isolamento e à pandemia, mas que não refletisse necessariamente a pandemia. “Eu fiz 23 músicas em dois meses. Foi meio que um surto criativo. Na hora de escolher as músicas que eu ia gravar, pensei nisso: ‘como é que eu quero que esse disco seja interpretado daqui a alguns anos ?’. Então eu tive esse cuidado de não ficar ‘datado’ nem ‘disco pandêmico’ digamos assim”, revela o cantor ao O POVO.
O processo para compor o álbum “Paisagens” começou logo depois que Rafa voltou à Fortaleza, em fevereiro do ano passado. Ele conta que logo após o carnaval comprou o violão em que trabalhou todas as músicas do disco. “Foi um momento perfeito para introspecção”, revela Rafa. O cantor cita como inspiração para o álbum de estreia nomes como Moraes Moreira, Fagner, Belchior, a banda britânica Belle and Sebastian e outros.
Rafa também explica que um dos motivos para escolher o nome “Paisagens” para o seu álbum de estreia foi sua mudança de São Paulo para Fortaleza, retorno que deixou evidente para o cantor as diferentes perspectivas e paisagens das duas cidades. “Enquanto aqui é sol, lá é chuva. Enquanto aqui é quente, lá é frio. Aqui é silêncio, lá é barulho. Então esses opostos, eu acho que estão presentes [no álbum] tanto na sonoridade quanto na composição das músicas. [...] E essas são as paisagens”, disse o compositor.
O saudosismo do trabalho de Rafa Martins fica mais evidente na faixa-título do disco “Café”. A música é um dueto com sua noiva Marina Brasil. O cantor comenta que a participação de sua noiva foi decidida durante o período de isolamento que ficaram juntos. Ele fala que as composições surgiram por acaso e Marina decorava as músicas no processo. No final, os duetos com sua noiva foram uma forma do cantor deixar o álbum ainda mais pessoal e aconchegante, nas suas próprias palavras.
Sobre “Café”, Rafa diz que a inspiração para a composição veio também durante o isolamento. O cantor fala que foi a primeira vez que precisou dar uma pausa na carreira. Ele explica que passou a desfrutar mais das manhãs, tomando café com sua noiva. A faixa descreve uma das principais aspirações do artista com o álbum sobre as mudanças com a pandemia.“Eu não queria que fosse uma música bobinha que não tivesse muito a acrescentar além de felicidade. É uma música solar, mas na letra traz a mensagem de que as coisas estão difíceis mas vão melhorar”, explica o cantor.
Rafa voltou aos palcos com Selvagens à Procura de Lei, mas fala que ainda sente o “frio na barriga” de uma nova estreia, agora como solista. O show de estreia do cantor acontece nesta sexta-feira, 19, no Teatro São José, em Fortaleza. Será a primeira vez que Rafa apresenta as músicas do disco com uma banda. O compositor fala que desde o começo já tinha ideia das músicas para seu álbum solo. Ele também menciona que, durante a pandemia, chegou a escrever algumas músicas do próximo álbum do Selvagens, mas não deu maiores detalhes.
O cantor afirma desejar que seus fãs consigam vê-lo enquanto pessoa ao ouvirem seu álbum “Paisagens”. “Eu consegui que o ‘Paisagens’ fosse um retrato da minha vida agora. Eu falo muito que música parece muito com uma foto. É o registro do momento. E para mim, o “Paisagens” é isso”, concluiu Rafa Martins ao O POVO
Repertório do álbum
1. Barco no seu mar
2. Café
3. Porta aberta
4. Homens, Dados, Deus
5. Passarinho louco
6. Roupa turquesa
7. Oráculo
8. Pedra fina
9. Sincero
10. As plantas que você comprou
11. Saudade Ilusão
Show de Lançamento
Quando: 19 de dezembro, às 20 horas
Onde: Teatro São José (rua Rufino de Alencar, 299 - Centro)
Quanto: R$ 40 (inteira), R$ 25 (inteira solidária)
Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui