Logo O POVO+
31º Cine Ceará amplia atividades presenciais e reforça remotas; confira destaques
Vida & Arte

31º Cine Ceará amplia atividades presenciais e reforça remotas; confira destaques

Com aumento de capacidade para atividades presenciais, mas também reforçando os acessos remotos, 31º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema realiza nova edição híbrida a partir deste sábado, 27
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Segundo longa do cearense Armando Praça, 'Fortaleza Hotel' acompanha a aproximação entre uma camareira brasileira e uma hóspede sul-coreana (Foto: Jorge Silvestre / divulgação)
Foto: Jorge Silvestre / divulgação Segundo longa do cearense Armando Praça, 'Fortaleza Hotel' acompanha a aproximação entre uma camareira brasileira e uma hóspede sul-coreana

O período que separa a 30ª e a 31ª edições do Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema trouxe mudanças positivas em relação ao contexto da pandemia. Em 2020, o evento conseguiu se manter, mas adaptando-se ao formato híbrido, com atividades presenciais reduzidas e somando novas janelas remotas. Em 2021, com o desenvolvimento da vacinação no País, o Cine Ceará aposta novamente no hibridismo, ampliando a porção presencial e trazendo novidades também na remota. A programação vai de 27 de novembro a 3 de dezembro e inclui mais de 40 filmes, debates, homenagens e outras programações.

"Fazer um festival no formato híbrido é um desafio muito grande porque, na realidade, você está 'fazendo' dois", define Wolney Oliveira, cineasta e diretor executivo do Cine Ceará, que avalia a experiência em 2020 como exitosa. "Apesar de todos esses problemas, que não só o Cine Ceará vem enfrentando, ele foi realizado no ano passado com sucesso. Infelizmente, tivemos grandes eventos que não aconteceram", ressalta.

<div><blockquote class="instagram-media" data-instgrm-permalink="https://www.instagram.com/p/CWsrSFcsfAY/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading" data-instgrm-version="14" style=" background:#FFF; border:0; border-radius:3px; box-shadow:0 0 1px 0 rgba(0,0,0,0.5),0 1px 10px 0 rgba(0,0,0,0.15); margin: 1px; max-width:540px; min-width:326px; padding:0; width:99.375%; width:-webkit-calc(100% - 2px); width:calc(100% - 2px);"><div style="padding:16px;"> <a href="https://www.instagram.com/p/CWsrSFcsfAY/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading" style=" background:#FFFFFF; line-height:0; padding:0 0; text-align:center; text-decoration:none; width:100%;" target="_blank"> <div style=" display: flex; flex-direction: row; align-items: center;"> <div style="background-color: #F4F4F4; border-radius: 50%; flex-grow: 0; height: 40px; margin-right: 14px; width: 40px;"></div> <div style="display: flex; flex-direction: column; flex-grow: 1; justify-content: center;"> <div style=" background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; margin-bottom: 6px; width: 100px;"></div> <div style=" background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; width: 60px;"></div></div></div><div style="padding: 19% 0;"></div> <div style="display:block; height:50px; margin:0 auto 12px; width:50px;"><svg width="50px" height="50px" viewBox="0 0 60 60" version="1.1" xmlns="https://www.w3.org/2000/svg" xmlns:xlink="https://www.w3.org/1999/xlink"><g stroke="none" stroke-width="1" fill="none" fill-rule="evenodd"><g transform="translate(-511.000000, -20.000000)" fill="#000000"><g><path d="M556.869,30.41 C554.814,30.41 553.148,32.076 553.148,34.131 C553.148,36.186 554.814,37.852 556.869,37.852 C558.924,37.852 560.59,36.186 560.59,34.131 C560.59,32.076 558.924,30.41 556.869,30.41 M541,60.657 C535.114,60.657 530.342,55.887 530.342,50 C530.342,44.114 535.114,39.342 541,39.342 C546.887,39.342 551.658,44.114 551.658,50 C551.658,55.887 546.887,60.657 541,60.657 M541,33.886 C532.1,33.886 524.886,41.1 524.886,50 C524.886,58.899 532.1,66.113 541,66.113 C549.9,66.113 557.115,58.899 557.115,50 C557.115,41.1 549.9,33.886 541,33.886 M565.378,62.101 C565.244,65.022 564.756,66.606 564.346,67.663 C563.803,69.06 563.154,70.057 562.106,71.106 C561.058,72.155 560.06,72.803 558.662,73.347 C557.607,73.757 556.021,74.244 553.102,74.378 C549.944,74.521 548.997,74.552 541,74.552 C533.003,74.552 532.056,74.521 528.898,74.378 C525.979,74.244 524.393,73.757 523.338,73.347 C521.94,72.803 520.942,72.155 519.894,71.106 C518.846,70.057 518.197,69.06 517.654,67.663 C517.244,66.606 516.755,65.022 516.623,62.101 C516.479,58.943 516.448,57.996 516.448,50 C516.448,42.003 516.479,41.056 516.623,37.899 C516.755,34.978 517.244,33.391 517.654,32.338 C518.197,30.938 518.846,29.942 519.894,28.894 C520.942,27.846 521.94,27.196 523.338,26.654 C524.393,26.244 525.979,25.756 528.898,25.623 C532.057,25.479 533.004,25.448 541,25.448 C548.997,25.448 549.943,25.479 553.102,25.623 C556.021,25.756 557.607,26.244 558.662,26.654 C560.06,27.196 561.058,27.846 562.106,28.894 C563.154,29.942 563.803,30.938 564.346,32.338 C564.756,33.391 565.244,34.978 565.378,37.899 C565.522,41.056 565.552,42.003 565.552,50 C565.552,57.996 565.522,58.943 565.378,62.101 M570.82,37.631 C570.674,34.438 570.167,32.258 569.425,30.349 C568.659,28.377 567.633,26.702 565.965,25.035 C564.297,23.368 562.623,22.342 560.652,21.575 C558.743,20.834 556.562,20.326 553.369,20.18 C550.169,20.033 549.148,20 541,20 C532.853,20 531.831,20.033 528.631,20.18 C525.438,20.326 523.257,20.834 521.349,21.575 C519.376,22.342 517.703,23.368 516.035,25.035 C514.368,26.702 513.342,28.377 512.574,30.349 C511.834,32.258 511.326,34.438 511.181,37.631 C511.035,40.831 511,41.851 511,50 C511,58.147 511.035,59.17 511.181,62.369 C511.326,65.562 511.834,67.743 512.574,69.651 C513.342,71.625 514.368,73.296 516.035,74.965 C517.703,76.634 519.376,77.658 521.349,78.425 C523.257,79.167 525.438,79.673 528.631,79.82 C531.831,79.965 532.853,80.001 541,80.001 C549.148,80.001 550.169,79.965 553.369,79.82 C556.562,79.673 558.743,79.167 560.652,78.425 C562.623,77.658 564.297,76.634 565.965,74.965 C567.633,73.296 568.659,71.625 569.425,69.651 C570.167,67.743 570.674,65.562 570.82,62.369 C570.966,59.17 571,58.147 571,50 C571,41.851 570.966,40.831 570.82,37.631"></path></g></g></g></svg></div><div style="padding-top: 8px;"> <div style=" color:#3897f0; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; font-style:normal; font-weight:550; line-height:18px;">Ver essa foto no Instagram</div></div><div style="padding: 12.5% 0;"></div> <div style="display: flex; flex-direction: row; margin-bottom: 14px; align-items: center;"><div> <div style="background-color: #F4F4F4; border-radius: 50%; height: 12.5px; width: 12.5px; transform: translateX(0px) translateY(7px);"></div> <div style="background-color: #F4F4F4; height: 12.5px; transform: rotate(-45deg) translateX(3px) translateY(1px); width: 12.5px; flex-grow: 0; margin-right: 14px; margin-left: 2px;"></div> <div style="background-color: #F4F4F4; border-radius: 50%; height: 12.5px; width: 12.5px; transform: translateX(9px) translateY(-18px);"></div></div><div style="margin-left: 8px;"> <div style=" background-color: #F4F4F4; border-radius: 50%; flex-grow: 0; height: 20px; width: 20px;"></div> <div style=" width: 0; height: 0; border-top: 2px solid transparent; border-left: 6px solid #f4f4f4; border-bottom: 2px solid transparent; transform: translateX(16px) translateY(-4px) rotate(30deg)"></div></div><div style="margin-left: auto;"> <div style=" width: 0px; border-top: 8px solid #F4F4F4; border-right: 8px solid transparent; transform: translateY(16px);"></div> <div style=" background-color: #F4F4F4; flex-grow: 0; height: 12px; width: 16px; transform: translateY(-4px);"></div> <div style=" width: 0; height: 0; border-top: 8px solid #F4F4F4; border-left: 8px solid transparent; transform: translateY(-4px) translateX(8px);"></div></div></div> <div style="display: flex; flex-direction: column; flex-grow: 1; justify-content: center; margin-bottom: 24px;"> <div style=" background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; margin-bottom: 6px; width: 224px;"></div> <div style=" background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; width: 144px;"></div></div></a><p style=" color:#c9c8cd; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; line-height:17px; margin-bottom:0; margin-top:8px; overflow:hidden; padding:8px 0 7px; text-align:center; text-overflow:ellipsis; white-space:nowrap;"><a href="https://www.instagram.com/p/CWsrSFcsfAY/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading" style=" color:#c9c8cd; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; font-style:normal; font-weight:normal; line-height:17px; text-decoration:none;" target="_blank">Uma publicação compartilhada por 31º Cine Ceara (@cineceara)</a></p></div></blockquote> <script async src="//www.instagram.com/embed.js"></script></div>

O Cineteatro São Luiz — palco principal do festival que acolhe as exibições de longas e curtas da competição e, ainda, longas da Mostra Olhar do Ceará — teve no ano passado somente 150 dos 1050 lugares disponibilizados para ocupação. Já em 2021, a capacidade do equipamento saltou para 50%, possibilitando cerca de 500 pessoas em cada sessão. Além das atividades presenciais no Cineteatro, o Cinema do Dragão volta a acolher sessões de curtas da Olhar do Ceará. Uso de máscara e apresentação do passaporte vacinal são obrigatórios.

No âmbito da experiência remota, houve também aprimoramento. No ano passado, a parceria com o Canal Brasil disponibilizou virtualmente longas da competição. Em 2021, eles serão transmitidos simultaneamente também na TV. Será possível assisti-los on-line nas plataformas Canais Globo e Globoplay Canais ao Vivo. "Estamos repetindo a parceria de sucesso com o Canal Brasil, que continua de maneira mais efetiva. Isso abriu uma janela imensa para os longas do Cine Ceará", ressalta Wolney. Outras janelas de exibição seguem, como a dos curtas da Mostra Olhar do Ceará disponíveis também no Youtube do festival e na grade da TV Ceará. "O que fica de estofo (do formato híbrido) é essa experiência com o virtual, porque existe uma democratização do acesso à programação", compreende o diretor.

Leia também | Mais mulheres, menos cearenses: os números do 31º Cine Ceará

Curadora e diretora de programação do festival, Margarita Hernández aponta que os números de inscrições na edição revelam um bom momento do audiovisual. "A gente teve em geral mais filmes inscritos, mais brasileiros. Me chamou muita atenção no caso dos nacionais e, em especial, nos do Ceará, algo que tem a ver com a Lei Aldir Blanc. Isso pode ter dado um impulso", avalia. Neste ano, o número de longas do Ceará inscritos no festival bateu recorde, chegando a 16.

dois cearenses entre os seis da competição ibero-americana: "Fortaleza Hotel", de Armando Praça, vencedor do 29º Cine Ceará com "Greta"; e "A Praia do Fim do Mundo", de Petrus Cariry. Completam a seleção os documentários "5 Casas", de Bruno Gularte Barreto, e "Bosco" (Uruguai), de Alicia Cano Menoni; e as ficções "Perfume de Gardenias" (Porto Rico), de Macha Colón, e "Vácio" (Equador), dirigido por Paul Venegas.

Além das obras citadas, há mais produções do Estado nas mostras de curtas, na qual Petrus Cariry também foi selecionado com o filme "Foi Um Tempo de Poesia", e Olhar do Ceará. Nesta, foram selecionados três longas e 17 curtas. Chama a atenção, especialmente, a presença forte do documentário no recorte: são do gênero os três longas selecionados — "Transversais", de Émerson Maranhão, "De uma distância esquizoide", de Gabriel Silveira, e "Minas urbanas", de Natália Gondim — e 10 dos curtas.

 

"No último ano, vivemos um estado muito específico nas nossas vidas, dentro da introspecção. Posso entender que se expressar pelo audiovisual tenha sido uma maneira de expor alguns sentimentos. Acredito que o documentário foi uma forma mais íntima que cada pessoa artista tenha encontrado", avalia Desirée Langel Rondón, que assina a curadoria da Olhar do Ceará.

A curadora destaca, ainda, características da produção feita no Estado. "Além do aumento na produção de títulos, há a cada ano um acúmulo na quantidade de profissionais e pessoas estimuladas a trabalhar no meio que foram formadas nas universidades e nas escolas de arte. Ao mesmo tempo, os incentivos nos editais de produção foram estimulando a produção e contribuindo para aperfeiçoar o conhecimento", afirma.

Uma temática percebida por Desirée nos filmes da Olhar do Ceará se relaciona não só com as outras mostras, mas todo o evento: "Há nostalgia e bem querer em muitas obras. Brilho nos olhos ao viver encontros, vontade das pessoas estarem conectadas umas às outras, serem visíveis e assimiladas, incentivadas e valorizadas".

Novo documentário do cearense Karim Aïnouz, 'Marinheiro das Montanhas' acompanha uma viagem do cineasta para a Algéria, país natal do pai, acompanhado de memórias da mãe Iracema e uma câmera(Foto: divulgação)
Foto: divulgação Novo documentário do cearense Karim Aïnouz, 'Marinheiro das Montanhas' acompanha uma viagem do cineasta para a Algéria, país natal do pai, acompanhado de memórias da mãe Iracema e uma câmera

O encontro, ou reencontro, parece ser o mote principal desta edição do Cine Ceará. "Estamos felizes de voltar com a sala um pouco mais cheia, com debates presenciais, deixar um pouco o on-line e voltar ao ao encontro cara a cara, a festa, aquele calor. Esse ano ainda não será perfeito, mas estamos nos encaminhando para isso", dialoga Margarita.

"Ainda bem que estamos num período que diminuíram bastante (os índices da covid-19), mas não se pode relaxar. O Cine Ceará será uma possibilidade das pessoas se reverem, se abraçarem — com máscara, usando álcool gel, com todo cuidado —, o momento de entrar no cinema lindíssimo e maravilhoso que é o Cineteatro São Luiz e no Centro Dragão do Mar", convida Wolney.

31º Cine Ceará

Quando: de 27 de novembro a 3 de dezembro

Onde: presencial, no Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro) e Cinema do Dragão (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema); virtual, no Canal Brasil, Canais Globo e Globoplay e no canal "31º Cine Ceará - Oficial" no YouTube

Mais info: www.cineceara.com ou @cineceara

Gratuito 

Seleção do 31º Cine Ceará

Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem

"5 casas", de Bruno Gularte Barreto
"A Praia do Fim do Mundo", de Petrus Cariry
"Bosco", de Alicia Cano Menoni
"Fortaleza Hotel", de Armando Praça
"Perfume de Gardenias", de Macha Colón
"Vacío", de Paul Venegas

Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem

"Ato", de Bárbara Paz
"Ausências", de Antônio Fargoni
"Chão de Fábrica", de Nina Kopko
"Como respirar fora d'água", de Júlia Fávero e Victoria Negreiros
"Encarnado", de Otávio Almeida e Ana Clara Ribeiro
"Foi um tempo de poesia", de Petrus Cariry
"Hawalari", de Cássio Domingos
"Mar Concreto", de Julia Naidin
"O amigo do meu tio", de Renato Turnes
"O Durião Proibido", de Txai Ferraz
"O Resto", de Pedro Gonçalves Ribeiro
"Sideral", de Carlos Segundo

Longas da Mostra Olhar do Ceará

"De uma distância esquizoide", de Gabriel Silveira
"Minas urbanas", de Natália Gondim
"Transversais", de Émerson Maranhão

Curtas da Mostra Olhar do Ceará

"2020", de Oziel Herbert
"A casa que eu vivo hoje não é casa", de Lara Muniz e Marcus Antonius
"Arte na palha", de Augusto Cesar dos Santos
"As aventuras de Ana e João", de Augusto Cesar dos Santos
"Boi coração", de Marcelo Alves e Angela Gurgel
"Corpas", de Arthur Almeida
"Curva sinuosa", de Andréia Pires
"Entre o passado", de Larissa Estevam
"Estilhaços", de Gabriela Nogueira
"Fôlego vivo", da Associação dos Índios Cariris do Poço Dantas – Umari
"Ibiapaba, como nascem as montanhas", de George Alex Barbosa
"Joelhos", de Yasmin Gomes
"Memória da memória", de Idson Ricart
"Muxarabi", de Natália Maia e Samuel Brasileiro
"Saudade dos Leões", de João Paulo Magalhães
"Sebastiana", de Cláudio Martins
"Zé Tarcísio, Testemunha", de Delano Gurgel Queiroz

Exibição Especial

"O Marinheiro das Montanhas", de Karim Aïnouz

Mostras Sociais

"Pequenos Guerreiros", de Bárbara Cariry (O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece)
"Se Arrependimento Matasse", de Lilia Moema Santiago (Acessibilidade)
"Amália, a Secretária", de Andrés Burgos

Mostra Água e Resistência

"Água-Viva: e se a água tivesse vida?", de Emily Coelho
"Rachel", de Isaac Apolônio e Fernando Lessa
"Água e Resistência", de JJ
"JEANStopia", de Gabriel Viggo e Murilo da Paz
"A falta de algo básico", de Sara Agatha

O que você achou desse conteúdo?